Homens de diversas regiões do Brasil se reuniram neste sábado (15) às 14h, segundo dia da 17ª Romaria do Terço dos Homens, em torno do Altar Central para a oração do terço, seguida pela Consagração a Nossa Senhora.
O momento foi conduzido pelo reitor do Santuário Nacional, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R e pelo Ir. Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R; e contou com a presença de Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora (MG), bispo referencial do Terço dos Homens na CNBB.
Na celebração houve pedidos, agradecimentos, anúncio da próxima edição da romaria, que será realizada nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro de 2026, e também espaço para testemunhos. Ao final de quatro mistérios do terço, participantes foram convidados para compartilhar suas histórias de fé e devoção.
Além disso, foi realizada a tradicional entrega da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida no Altar Central, depois do Terço Solene.
Após o sorteio realizado pelo ecônomo do Santuário, Padre Fábio Evaristo, C.Ss.R., os devotos da paróquia de Santa Luzia, em Avanhandava, pertencente à Diocese de Lins (SP), passaram a réplica da imagem para a Paróquia Santo Antônio, em São Paulo (SP), pertencente à Arquidiocese de São Paulo.
Em entrevista ao A12, Flavius Vasconcelos Cintra, que atuou como coordenador do grupo até a ocasião, expressou sua alegria.
“Para nós é uma alegria levar essa imagem e levar essa fé para a nossa paróquia, para o Terço dos Homens Padre Pio. A gente vai aproveitar muito ainda com mais intensidade nas orações, nessa peregrinação com nossa Mãezinha do céu”, afirmou.
Francisco Fernandes (Gino), que assume a missão como novo coordenador, também partilhou seu sentimento.
“ Ter a Mãe com a gente é muito bom, é sinal que nós somos escolhidos para continuar na evangelização, continuar nessa fé que é o terço dos homens, promover cada vez mais a adesão de novos irmãos dentro da Igreja e para que cada dia evoluamos mais em nossa paróquia”, disse.
Testemunho de fé
Evilásio Alves dos Santos, do Terço dos Homens de Caetité (BA), testemunhou inúmeras graças, a presença de Deus e a intercessão de Nossa Senhora, principalmente em uma situação vivida com sua filha.
“Em 2016 minha filha mais velha foi diagnosticada com câncer de mama, a partir deste momento, começamos uma luta incansável pelo seu tratamento, no entanto, esta doença comprometeu o movimento dos seus membros inferiores, deixando-a acamada, causando um sofrimento imensurável para ela e todos nós.
Diante de tanta dor, supliquei a Jesus e a Nossa Senhora que se não fosse possível curá-la para mim, que curasse para Ele, nosso Senhor, assim aconteceu, com muito pesar e lamento no coração, mais confiante no amor e na oração a Cristo.
Sou eternamente grato pelas bênçãos recebidas com o joelho no chão e o terço na mão. Sigo firme na fé testemunhando o amor e a misericórdia de Deus em minha vida.”
Veja algumas imagens do Terço e Consagração Solene:
Romaria dos Vicentinos traz Relíquia de São Vicente de Paulo ao Santuário Nacional
Congregação da Missão de São Vicente de Paulo celebra 400 anos este ano
Em Aparecida, Diocese de Valença (RJ) celebra 100 anos
Leigos e religiosos pediram a intercessão da Mãe Aparecida pela Diocese centenária
A tradição dos Vicentinos em peregrinar ao Santuário de Aparecida
São mais de 50 anos de graças, superações e muita fé dos integrantes da instituição católica
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.