A Missa da Ceia do Senhor no Santuário de Aparecida foi celebrada nesta quinta-feira santa (01), às 20h, presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. O momento litúrgico recordou a instituição da eucaristia, o sacerdócio ministerial e o mandamento do amor.
1/18
Com a Basílica fechada para a participação dos devotos, em razão dos protocolos de prevenção da Covid-19, o rito do lava-pés contou com a participação dos médicos e enfermeiros de Aparecida e cidades vizinhas, representando todos os profissionais de saúde que trabalham incansavelmente durante essa Pandemia.
Em sua homilia Dom Orlando saudou todos os profissionais de saúde ressaltando que ninguém tem maior amor, do que quem dá a vida pelo irmão. Lembrou que a vida de Jesus foi sempre um lava-pés, de doação e entrega para o próximo e que por isso, na eucarística, cada cristão também é convidado a celebrar a comunhão com Cristo, junto aos irmãos, “sendo amor feito presença, amor feito amizade, amor feito ternura, amor feito coragem, amor feito serviço e amor feito audiência, com disse Santo Afonso Maria de Ligório, pois Jesus nos acolhe e nos ouve”, destacou.
Comentou que seguir os passos de Jesus é adorá-lo no sacrário e sair para lavar os pés dos irmãos, deixando o egoísmo e o poder, para viver o altruísmo com o outro no centro.
“Da divisão o lava-pés nos leva a aliança, da discriminação o lava-pés nos leva ao acolhimento e da indiferença o lava-pés nos leva a compaixão. ”
A celebração da Ceia do Senhor foi encerrada em silêncio, com um convite para o recolhimento orante, em memória e respeito ao mistério celebrado.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.