Neste dia 23 de junho de 2024, a Missa com a Bênção do Santíssimo Sacramento no Santuário Nacional de Aparecida completa 170 anos.
Esta tradição foi oficializada pelo então arcebispo de São Paulo, Dom Joaquim de Melo, em 23 de junho de 1854, durante sua Visita Pastoral a Aparecida, estabelecendo que a bênção fosse dada ao final de todas as celebrações de quinta-feira.
As missas com essa bênção, que inicialmente eram realizadas esporadicamente, passaram a acontecer regularmente, consolidando-se como uma prática devocional importante.
Os missionários redentoristas, ao assumirem a administração do Santuário, deram continuidade a esta tradição, reforçando a devoção a Jesus Sacramentado, conforme relata o Ir. Mauro Maciel, C.Ss.R.:
“Essa missa já existia, mas às vezes falhava uma quinta e outra. O bispo de São Paulo, na época, Dom Joaquim de Mello, oficializou. Os missionários redentoristas deram continuidade nesta tradição e legado católico do Santuário, conservando-o piedosamente aos dias de hoje”.
Atualmente, os devotos podem participar da Missa do Santíssimo todas as quintas-feiras, às 9h, no Altar Central. A celebração inclui a exposição do Santíssimo Sacramento e a Bênção Solene.
Às 15h, na Basílica Histórica, acontece o momento oracional da “Visita ao Santíssimo e Consagração”, com catequese, bênção da água e a Consagração à Nossa Senhora Aparecida.
Essas celebrações podem ser acompanhadas ao vivo pelo Facebook e YouTube do Santuário e na TV Aparecida, permitindo que fiéis de todo o Brasil participem deste momento de fé.
A Missa do Santíssimo remonta à última ceia de Jesus com seus apóstolos, onde Ele instituiu a Eucaristia. Os católicos são convidados a recordar esse mistério toda quinta-feira, proclamando a fé na presença real de Jesus na Eucaristia.
“Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lhe, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós”. (Lc 22, 19-20)
A adoração ao Santíssimo é uma oportunidade para reconhecer Jesus como o único Salvador e rezar, como ensinou o anjo às crianças de Fátima em 1917:
“Meu Deus! Eu creio, adoro, espero e amo-Vos! Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e Vos não amam.”
A fé e a devoção à Santíssima Eucaristia continuam a atrair fiéis que buscam, através de Maria, aproximar-se de Jesus e viver plenamente os ensinamentos da Igreja.
Aproveite este dia especial de oração para fazer um passeio virtual pela Capela do Santíssimo no Santuário de Aparecida. Clique aqui para iniciar o seu tour.
arrow_forward Devemos adorar o Santíssimo Sacramento?
Fonte: Com informações de Victor Hugo Barros e Ir. Mauro Maciel, C.Ss.R.
Dom Orlando: “amar os pobres é o puro Evangelho”
Neste domingo o Evangelho nos fala sobre a vinda de Jesus, e nos alerta para termos medo, pois Ele é nossa luz e o fim é na verdade um novo começo, um encontro dom o ressuscitado.
Romarias: experiência coletiva de vivência da fé, sob o olhar de Nossa Senhora
A cada celebração, o Santuário deseja reforçar sua missão de acolher e evangelizar a todos que chegam à Casa da Mãe Aparecida em busca de consolo, força e crescimento na fé.
Família Sieh: sinônimo de devoção à Mãe Aparecida
Família vinda do Oriente há sete décadas demonstrou sua devoção à Mãe Aparecida ajudando o Santuário
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.