Notícias

Missas com Bênção do Santíssimo Sacramento em Aparecida completam 170 anos

Tradição oficializada por Dom Joaquim de Mello em 1854 é mantida pelos redentoristas até hoje na Casa da Mãe

Escrito por Luciana Gianesini

25 MAR 2020 - 17H00 (Atualizada em 22 JUN 2024 - 21H09)

Neste dia 23 de junho de 2024, a Missa com a Bênção do Santíssimo Sacramento no Santuário Nacional de Aparecida completa 170 anos.

Reprodução/ Arquidiocese de São Paulo
Reprodução/ Arquidiocese de São Paulo

Esta tradição foi oficializada pelo então arcebispo de São Paulo, Dom Joaquim de Melo, em 23 de junho de 1854, durante sua Visita Pastoral a Aparecida, estabelecendo que a bênção fosse dada ao final de todas as celebrações de quinta-feira.

:: Dom Joaquim de Melo foi homenageado também no Campanário do Santuário Nacional, no mesmo sino que homenageia o Apóstolo Tomé.

As missas com essa bênção, que inicialmente eram realizadas esporadicamente, passaram a acontecer regularmente, consolidando-se como uma prática devocional importante.

Os missionários redentoristas, ao assumirem a administração do Santuário, deram continuidade a esta tradição, reforçando a devoção a Jesus Sacramentado, conforme relata o Ir. Mauro Maciel, C.Ss.R.:

“Essa missa já existia, mas às vezes falhava uma quinta e outra. O bispo de São Paulo, na época, Dom Joaquim de Mello, oficializou. Os missionários redentoristas deram continuidade nesta tradição e legado católico do Santuário, conservando-o piedosamente aos dias de hoje”.

Atualmente, os devotos podem participar da Missa do Santíssimo todas as quintas-feiras, às 9h, no Altar Central. A celebração inclui a exposição do Santíssimo Sacramento e a Bênção Solene.

Às 15h, na Basílica Histórica, acontece o momento oracional da “Visita ao Santíssimo e Consagração”, com catequese, bênção da água e a Consagração à Nossa Senhora Aparecida.

Essas celebrações podem ser acompanhadas ao vivo pelo Facebook e YouTube do Santuário e na TV Aparecida, permitindo que fiéis de todo o Brasil participem deste momento de fé.

A Missa do Santíssimo remonta à última ceia de Jesus com seus apóstolos, onde Ele instituiu a Eucaristia. Os católicos são convidados a recordar esse mistério toda quinta-feira, proclamando a fé na presença real de Jesus na Eucaristia.

“Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lhe, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós”. (Lc 22, 19-20)

A adoração ao Santíssimo é uma oportunidade para reconhecer Jesus como o único Salvador e rezar, como ensinou o anjo às crianças de Fátima em 1917:

“Meu Deus! Eu creio, adoro, espero e amo-Vos! Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e Vos não amam.”

A fé e a devoção à Santíssima Eucaristia continuam a atrair fiéis que buscam, através de Maria, aproximar-se de Jesus e viver plenamente os ensinamentos da Igreja.

Aproveite este dia especial de oração para fazer um passeio virtual pela Capela do Santíssimo no Santuário de Aparecida. Clique aqui para iniciar o seu tour.

Leia também:

arrow_forward Devemos adorar o Santíssimo Sacramento?

Fonte: Com informações de Victor Hugo Barros e Ir. Mauro Maciel, C.Ss.R.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...