Chuvas de graças caíram em Aparecida (SP) ao final deste 12 de outubro, Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, que culminou com a Santa Missa de Encerramento, repleta de momentos festivos.
Animada pelo Irmão Alan Patrick Zucheratto, C.Ss.R. e presidida pelo missionário redentorista e Superior Provincial, Pe. Marlos Aurélio, C.Ss.R., além do Reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., prefeitos de Igreja e demais sacerdotes concelebrantes, a celebração teve início às 20h, no Altar Central do Santuário Nacional.
A Santa Missa começou com um chamado à reflexão sobre a vocação e a missão, tema da Novena e Festa da Padroeira deste ano, destacando o papel de Nossa Senhora Aparecida como inspiração para todos os devotos. A Entronização da Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi um dos pontos altos da Santa Missa, cantada pelo grupo Cantores de Deus e a dupla Ramon & Rafael. A imagem foi trazida até o altar do Santuário em um carro-andor que lembrava a passagem do livro do Apocalipse, e depois foi colocada com grande emoção em seu trono, acompanhada por palmas dos fiéis presentes.
O hino da Novena e Festa da Padroeira 2023 foi entoado mais uma vez pelo Pe. Wallison Rodrigues, autor da música, junto ao Coral da Arquidiocese de Aparecida. A Liturgia da Palavra incluiu um trecho do Evangelho de João, que narrava o milagre de Jesus na festa de casamento em Caná da Galileia, enfatizando o papel de Maria como intercessora.
Nossa Senhora, sinal eloquente da presença de Deus em meio a seu povo
Em sua homilia, Pe. Marlos refletiu com toda a assembleia sobre a Vocação, uma das palavras-chave desta novena. "Tudo pode ser resumido na vocação de sermos povo de Deus, em relação e conexão com o povo da primeira aliança, mas que, na pessoa de Jesus e seu mistério pascal, chegamos ao ápice desta relação entre Deus e seu povo".
"Ao coroarmos a Novena com esta celebração, nós estamos renovando nossa vocação como povo de Deus. Daqui devemos sair com esta convicção renovada, como protagonistas desta história, de um povo que tem Deus como sua identidade".
1/24
O Superior Provincial eleito da Província Nossa Senhora Aparecida disse que "Maria, cultuada na pequenina imagem, é um pequeno sinal, mas eloquente, com suas mãos postas, rezando e intercedendo por nós".
E hoje, neste dia, quantos sinais vimos aqui neste Santuário. Gestos, olhares, gente chegando pra pedir e agradecer. "Só não percebe quem não tem sensibilidade", disse ele, recordando a homilia de Dom Orlando Brandes na Missa Solene das 9h. Reveja aqui.
"Tenhamos sempre esta convicção da presença materna de Maria, que jamais nos afasta de Jesus. Ela continuamente estará pedindo, mas também obedecendo, como seguidora fiel de Jesus: 'Fazei tudo o que Ele vos disser'. Viver na companhia de Maria é ter a graça de saborear o vinho da alegria", disse.
"Que Maria nos permita estar, daqui a 365 dias, estar novamente aqui celebrando. Que Ela pouse sobre todos nós o seu olhar maternal", concluiu.
Após a Liturgia Eucarística, a celebração continuou com um momento emocionante: a apresentadora da TV Aparecida, Jéssica Fernandes, rezou uma oração pela Família dos Devotos diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
A seguir, aconteceu a entronização dos Livros dos Devotos sob o Altar Central. Neles constam os nomes de todos aqueles que, até o final de setembro deste ano, fizeram seu cadastro na Família dos Devotos e, com sua valiosíssima contribuição, ajudam a manter a Casa da Mãe e todas as suas obras sociais. A canção "Amor que constrói" foi cantada pelos Cantores de Deus e a dupla Ramon & Rafael.
Os livros simbolizam a união e o apoio dos devotos à obra evangelizadora do Santuário Nacional.
:: Faça parte desta grande Família que reza e evangeliza. Faça seu cadastro clicando aqui.
A Santa Missa encerrou com a Consagração à Nossa Senhora Aparecida, seguida da Bênção Final e um convite para que os presentes se dirigissem à Fachada Norte do Santuário para a apreciação da queima de fogos.
Reveja o momento da acolhida da Imagem:
:: Reveja toda a cobertura da Novena e Festa da Padroeira 2023 clicando aqui.
Santa Missa recorda a memória da Apresentação de Nossa Senhora
Pe. Célio Lopes celebrou a Memória da Apresentação de Nossa Senhora no Santuário Nacional, destacando a importância da participação ativa na fé e na comunidade.
Santuário Nacional celebra o dia da Consciência Negra
Celebração Eucarística na Casa da Mãe Aparecida reforça inclusão e valor dos afrodescendentes no Dia da Consciência Negra, com mensagem de amor e fraternidade.
Celebre o Dia do Músico e ajude a transformar vidas
No dia do músico, você é convidado a participar do Concerto do PEMSA e a contribuir para o futuro de crianças e jovens. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.