Nesta Quinta-feira Santa, 06 de abril, às 9h no Altar Central do Santuário Nacional, foi celebrada a Santa Missa do Crisma, presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.
A celebração contou com a presença do clero da Igreja arquidiocesana de Aparecida e o comentário inicial feito pelo Pe. Antonio Leonel de Oliveira.
Nesta Missa, conhecida como "Missa da unidade”, ocorre a bênção dos Santos Óleos (dos Enfermos, dos Catecúmenos e do Crisma). Também os padres renovaram os seus compromissos ao serviço do povo de Deus, em união com o bispo e ao mistério do sacerdócio de Cristo. Leia MaisQual o significado da Quinta-feira Santa?
Padre Gustavo dos Santos, da Paróquia São Roque, de Aparecida (SP), explicou ao A12 a utilização dos Santos Óleos:
“São usados durante o ano no atendimento aos doentes, o óleo dos enfermos; o óleo dos catecúmenos, no batismo; e o óleo do crisma, onde também no dia do Batismo as crianças são ungidas com esse óleo.
Depois, pela pedagogia da Igreja, quando mais jovenzinhos elas fazem a confirmação do batismo [na Crisma] e são ungidos com esse óleo, recebem os dons do Espírito Santo para a atuação na Igreja e no serviço da evangelização”.
Acerca da renovação do sacerdócio padre Gustavo contou que “é um padre jovem”, completou 4 anos desde a sua ordenação:
“Quando a gente estava participando desta celebração, não teve como não vir à tona aquele grande momento que demos o sim definitivo e fomos consagrados para esse serviço, além do desejo de se configurar cada vez mais a Jesus neste ministério no qual a gente encarna o amor Dele na comunidade”, destacou.
Acerca da liturgia proposta pela Igreja para esta Celebração Eucarística, Dom Orlando Brandes recordou que as leituras falam da Unção do Espírito Santo e afirmou que como leigos e leigas também fomos ungidos no Batismo.
“Esta unção os leva a ter um faro espiritual na busca de Deus e sua unção faz com que vocês participem vivamente do Corpo de Cristo. Agora, a unção sacerdotal, o sacerdócio dos padres e dos bispos é para animar [a comunidade]”.
O Arcebispo convidou os padres a olharem para a vocação de Abraão, nosso pai na fé.
“Essa paternidade espiritual, você padre também tem, o seu sacerdócio, o seu celibato forma também a família abraâmica no mundo inteiro. Será que temos a fé de Abraão? É de se perguntar hoje para a gente reavivar a nossa vocação e de repente o nosso ministério”.
Confira alguns momentos da Santa Missa:
1/8
Santuário Nacional recebe a 20ª Romaria da Arquidiocese de Goiânia (GO)
Neste fim de semana, o Santuário Nacional acolheu os romeiros da Arquidiocese de Goiânia, na Santa Missa às 9h.
Santa Missa recorda a memória da Apresentação de Nossa Senhora
Pe. Célio Lopes celebrou a Memória da Apresentação de Nossa Senhora no Santuário Nacional, destacando a importância da participação ativa na fé e na comunidade.
Santuário Nacional celebra o dia da Consciência Negra
Celebração Eucarística na Casa da Mãe Aparecida reforça inclusão e valor dos afrodescendentes no Dia da Consciência Negra, com mensagem de amor e fraternidade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.