Notícias

Missa em Aparecida abre oficialmente o mês da Bíblia no Brasil

Dom Leomar Brustolin irá presidir celebração no Altar Central do Santuário neste domingo (1º)

Escrito por Alberto Andrade

30 AGO 2024 - 15H47 (Atualizada em 30 AGO 2024 - 17H03)

Gustavo Cabral - A12

Há mais de 50 anos, a Igreja no Brasil celebra o mês da Bíblia em setembro, quando relembramos a memória de São Jerônimo, responsável por traduzir a Sagrada Escritura dos originais hebraico e grego para o latim, que era, na época, a língua falada no mundo e usada na Liturgia da Igreja.

Leia MaisIgreja do Paraná envia 25 mil bíblias para Guiné-BissauBíblias e livros da Editora Santuário para toda a família!O Mês da Bíblia foi instituído a partir da urgência de anunciar a Palavra e a beleza de fazer ecoar no coração dos ouvintes a Palavra que renova e impulsiona à missão.

Atualmente, encontramos a Bíblia Católica traduzida em praticamente todas as línguas, seguindo a versão de São Jerônimo, sendo considerado o livro mais impresso, vendido e distribuído em toda história da humanidade.

Para a abertura deste mês especial, a Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a Santa Missa no Santuário Nacional de Aparecida neste domingo (1º) às 12h.

Reprodução/ TV Aparecida
Reprodução/ TV Aparecida
Reportagem da TV Aparecida irá mostrar como entender a origem e a montagem desse livro


Em 2024, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB convida as comunidades a refletirem sobre o Livro de Ezequiel iluminadas pelo lema “Porei em vós meu espírito e vivereis” (Ez 37,14).

A celebração será transmitida no YouTube do Santuário Nacional, na TV Aparecida e no canal do YouTube da CNBB e com cobertura completa aqui no portal A12, encerrará também a programação da Romaria Nacional de Catequistas, que acontece desde o dia 30 de agosto no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.

O presidente da Comissão, dom Leomar Antônio Brustolin, que será o celebrante da missa de abertura, salienta que a celebração do Mês da Bíblia, em todo o Brasil, é expressão de sinodalidade.

“Cada comunidade, a seu modo, unida às outras no propósito comum de tornar a Palavra de Deus conhecida, rezada, meditada e, principalmente, anunciada pelo testemunho autêntico de tantos fiéis comprometidos e encantados pela Escritura”.

Também neste mês, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB realiza o Seminário Bíblico para Animadores. A formação acontece de modo on-line, de 9 a 11 de setembro, às 19h30, e será transmitida pelas redes sociais da CNBB (@cnbbnacional), Catequese do Brasil (@catequesedobrasil) e Edições CNBB.

    No dia 9 a temática a ser abordada será “A esperança a partir do livro de Ezequiel”, com o professor e doutor Fábio Siqueira. Na terça-feira (10), o tema a ser estudado será “A glória do Senhor a partir de Ezequiel”, com a professora e doutora Maria de Lourdes Lima. No último dia, 11, a temática será sobre “A conversão ecológica a partir de Ezequiel”, com o professor e doutor Matthias Grenzer.


    Arquivo A faz reportagem sobre o Mês da Bíblia

    Seja o primeiro a comentar

    Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

    0

    Boleto

    Carregando ...

    Reportar erro!

    Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

    Por Alberto Andrade, em Notícias

    Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

    Carregando ...