Thiago Leon
Notícias

Missa Solene do Terço dos Homens reúne peregrinos da esperança e da caridade

Missa Solene reúne os homens do Terço que inspirados por Maria, fortalecem o Sim para o compromisso com a oração, a Palavra de Deus e a caridade.

Escrito por Marília Ribeiro

15 FEV 2025 - 09H35 (Atualizada em 17 FEV 2025 - 12H48)

A alegria da fé dos homens do terço de todo o Brasil se fortalece no Santuário de Aparecida nestes dias 14, 15 e 16 de fevereiro, com a 17ª Romaria Nacional do Terço dos Homens.

Neste sábado (15), o primeiro compromisso dos homens do Terço foi a Santa Missa Solene, na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, às 7h30.

A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes e concelebrada por Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora (MG) e bispo referencial para o Terço dos Homens da CNBB para o Brasil. Participaram também Dom Fernando Arêas Rifan, bispo da administração apostólica São João Maria Vianney, Dom Sergio Krzywy, bispo de Araçatuba (SP) e os sacerdotes e diáconos que são diretores espirituais dos grupos de terço dos homens em todo o Brasil.

Em sintonia com o ano jubilar, o tema “Terço dos Homens: somos peregrinos da esperança” e o lema “Fortes na fé, alegres na esperança” foram refletidos nesta manhã de sábado. Ao redor da mesa da Eucaristia, os homens se reuniram para agradecer e renovar a esperança em Deus e na intercessão da Padroeira do Brasil.

Dom Orlando acolheu os homens presentes, reforçando a gratidão e a alegria em recebê-los na Casa da Mãe Aparecida.

“Quem está feliz com vocês é Nossa Senhora, Ela nos mandou rezar o terço e vocês obedeceram esse mandato da Mãe.”

Refletindo as leituras da liturgia especial para a Missa Solene, o Arcebispo de Aparecida destacou o compromisso missionário dos homens do terço, que a exemplo do Sim de Maria, vivem o sim para a caridade, o evangelho e a alegria de serem católicos.

Lembrou a peregrinação de Nossa Senhora, que foi ao encontro de Isabel para servir e levar esperança, assim como é o trabalho dos homens que participam dos grupos de terço.

“Como é bom, homens do terço, entrarmos nas casas das famílias. Parabéns aos que já fazem isso; é preciso entrar nas casas. Sei muito bem que vocês cativaram os homens afastados e hoje eles entram na casa de Deus.”

Falou da missão dos grupos, que é levar a oração e a Palavra de Deus, destacando que “quanto mais eu e vocês somos marianos, tanto mais seremos bíblicos”.

“Vamos ser Evangelho vivo, homens da Palavra, assim o terço haverá de ser uma propaganda da Palavra de Deus.”

Para contribuir com o entendimento da relação da oração do terço e o Jubileu da Esperança, Dom Orlando explicou:

“Peregrinos do terço, os Mistérios Gozosos fazem de vocês peregrinos da alegria.

Os Mistérios Gloriosos fazem de vocês peregrinos da vida eterna e da bem-aventurança.

Os Mistérios Dolorosos fazem de vocês peregrinos da compaixão dos que sofrem.

Os Mistérios Luminosos fazem de vocês peregrinos da luz de Jesus, da luz da fé, da luz do mundo.”

Reveja a homilia do Dom Orlando no vídeo abaixo:

A programação deste sábado segue com o Encontro dos Coordenadores, Terço Solene, Encontro com os Diretores Espirituais e o show Canções de Amor e Fé. Acesse aqui para conferir os horários.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

500

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Missa Solene do Terço dos homens reúne peregrinos da esperança e da caridade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...