Neste domingo, 1º de janeiro deste novo ano, a Igreja celebra a Solenidade da Santa Mãe de Deus e o Dia Mundial da Paz. No Altar Central do Santuário Nacional, a Celebração Eucarística foi presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Leia MaisSanta Maria, a Mãe de Deus
O arcebispo iniciou com uma saudação desejando um feliz ano novo a todos. Ao dirigir-se aqueles que escolheram passar o primeiro dia do ano em Aparecida, disse: “certamente receberão muitas graças, porque hoje é o dia da Mãe de Deus”.
Dom Orlando recordou e agradeceu a Deus pelo pontificado do papa emérito Bento XVI, falecido no último sábado (31). E, em sua homilia acerca da liturgia de hoje, destacou a palavra abençoar na primeira leitura de Nm 6,22-27.
“Que nós somos abençoados, todo mundo tem convicção, mas se trata de sermos uma fonte de bênçãos.
Nós, que somos abençoados, devemos abençoar com o olhar, com o sorriso, um aperto de mão, um elogio, pedindo perdão a quem ofendemos, com a nossa presença nos hospitais, indo visitar os presos e visitar os nossos vizinhos.
Todas as vezes que abençoamos, nós somos bentos, Benedictus. Fazer o bem é também abençoar”, afirmou.
Para o ano novo, na segunda leitura (Gl 4,4-7), o arcebispo ressaltou a figura de Deus Pai nos dando Jesus e o Espírito Santo para que seja um ano trinitário, onde é importante exercemos a comunicação e a fraternidade.
“Com a nossa boa comunicação o ano será feliz, mas se eu não me comunico, não olho nos olhos de algumas pessoas, corto estradas para não encontrar alguém, não estou me comunicando. Precisamos nos comunicar, porque Deus se comunicou nos dando Seu Filho, e o Espírito Santo para que nós também nos comuniquemos com Deus com o coração filial... como rezamos no pai-nosso”.
Mãe de Deus e Nossa
Sobre o Evangelho de Lc 2,16-21, Dom Orlando, observou que os pastores foram diretamente ao encontro de Jesus. Portanto, para que tenhamos um ano feliz é necessário ir ao encontro Dele, relacionar-se com Ele.
Explicou que Maria foi a mulher quem “emprestou” o seu ventre para que Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, pudesse habitar em nosso meio. “Inicie o seu dia com um texto bíblico e o ano só poderá ser novo, porque a Palavra de Deus feita carne nos renova.”
O arcebispo falou ainda sobre o que diz o papa Francisco. “ ‘A mãe alimenta seus filhos’, Nossa Senhora cuida de nós e nos alimenta com a Palavra. Fazei tudo o que Ele vos disser é um conselho que Ela nos dá.
Ela vai sempre nos tirar das tentações, dos perigos, Ela é uma doutora muito boa... quantos veem aqui para agradecer a cura de alguma doença pela intercessão materna...
Nossa Senhora não só passa a mão em nossas lágrimas, Ela chora as nossas, e se alegra quando nos alegramos.
O ano vai ser muito feliz com Maria!”.
Receba a bênção de Ano Novo:
Em Aparecida, somos Peregrinos da Luz da Esperança!
A alegria verdadeira tomou conta de nossos corações ao acolher o Deus Menino na Casa da Mãe
Celebre a Esperança: Participe do Jubileu 2025 na Casa da Mãe Aparecida
A Igreja Católica celebra o Jubileu da Esperança em 2025, com eventos globais e missas especiais. Participe do Ano Santo em Aparecida!
Dom Orlando apresenta 6 lições para viver bem o Natal
Neste 4º Domingo do Avento, Dom Orlando apresentou aos fiéis presentes no Alar Central, algumas lições para viver o verdadeiro significado do Natal.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.