Notícias

“O Espírito e a Esposa” e seu clamor catequético

"Cristo é o centro e Ela a “cátedra”, onde se assenta o Verbo feito carne"

Escrito por Beatriz Nery

08 AGO 2024 - 09H53 (Atualizada em 08 AGO 2024 - 12H03)

Thiago Leon

Desde maio deste ano, o Papa Francisco se dedica nas Audiências Gerais a catequisar os fiéis com o tema “O Espírito e a Esposa: O Espírito Santo guia o povo de Deus ao encontro de Jesus, nossa esperança”. Sua intenção é ensinar o que é considerado promessa no Antigo Testamento e o que foi plenamente realizado em Cristo.

A frase “O Espírito e a Esposa” faz referência à citação do livro do Apocalipse e retrata o anúncio da volta de Jesus pela Igreja: “O Espírito e a Esposa dizem: Amém. Vem Senhor Jesus” (Ap 22, 17).

E você, devoto de Nossa Senhora Aparecida, ao trocar olhares com a Mãe no Santuário Nacional, reflete essa frase que adorna Seu Nicho:

Thiago Leon
Thiago Leon


Claudio Pastro dedicou 17 anos da sua vida para transformar o Santuário de Aparecida em um grande espaço catequético. Dentre as muitas obras do artista, está o Nicho de Nossa Senhora Aparecida, local que abriga a imagem original, encontrada no rio Paraíba do Sul em 1717.

Dom Darci Nicioli, C.Ss.R., certa vez, comentou sobre o que representa essa frase bíblica neste local tão sagrado e especial:

“Ele colocou a imagem de Aparecida num trono que proclama: “O Espírito e a Esposa dizem: Vem, Senhor Jesus!” (Ap 22,17). Cristo é o centro e Ela a “cátedra”, onde se assenta o Verbo feito carne. É dedicação: as paredes evocam!”.

Thiago Leon
Thiago Leon
Romeiros trocam olhares com a Padroeira do Brasil diante do Nicho


Leia MaisVeja cinco curiosidades sobre o Nicho de Nossa SenhoraVídeo mostra em detalhes Nicho de Nossa Senhora AparecidaDe tal forma, o Papa Francisco afirma em tom catequético o que vemos concretizar nas artes sacras do Santuário Nacional, que pela sua fé e obediência, Maria gerou na terra o mesmo Filho de Deus, sem contato com homem, mas envolta pelo Espírito Santo.

“Contemplando a santidade milagrosa da Virgem, imitando a sua caridade e cumprindo fielmente a vontade do Pai através da Palavra fielmente recebida, a Igreja torna-se também mãe, pois, pela pregação e pelo batismo, gera os seus filhos, concebidos pelo Espírito Santo e nascidos de Deus, para uma vida nova e imortal”.

📖Para saber mais: livro “O Espírito e a esposa Dizem: Amém!”

Inspirado sobre esse assunto, o mariológo Vinícius da Silva Paiva escreveu sobre a relação de Maria com o Espírito Santo, a partir de uma perspectiva eclesiológica e pastoral. 

Pe José Ulysses da Silva, C.Ss.R. entrevistou o autor sobre o livro, para que todos se inspirem a conhecer e estudar sobre a importante figura de Nossa Senhora na fé católica:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...