Os dias de preparação para a Festa de Nossa Senhora Aparecida foram uma oportunidade para aprender com os exemplos de Maria, o que significa revestir-se da Palavra de Deus. A cada noite, os bispos e arcebispos celebrantes trouxeram valiosas reflexões acerca da sociedade e da postura do cristão, que espelhando Cristo, age com solidariedade e amor ao próximo.
Testemunho de fraternidade e solidariedade
“A Novena se torna para nós uma escola, uma celebração escola, porque precisamos à luz da fé, reacender em nós a esperança e nos tornarmos, como é tarefa nossa de cristão, em cada canto que estivermos, seja onde for, ser uma luz que brilha pela força do testemunho de fraternidade e solidariedade.”
Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Sozinhos não realizaremos nada
"Curvados ao peso da pandemia do coronavírus, constatamos o quanto estamos descobertos em nossas seguranças. Quanto está fragilizada a humanidade, quanto são pobres os nossos recursos, fadados ao distanciamento social para assim perseverar a saúde, perseverar a vida é imprescindível a comunhão, a solidariedade, não entre alguns, mas entre todos. Sozinhos não realizaremos nada. Somos caminhantes em uma única humanidade, sobre a terra que alberga a todos com suas riquezas e convicções próprias, mas, Fratelli Tutti, todos irmãos."
Dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo de Bragança Paulista (SP)
Fixar o nosso olhar em Maria
"Queremos fixar o nosso olhar nesta mulher que o povo negro, com todo respeito, reverencia. Essa mulher que louva a Deus, porque que derrubou os poderosos de seus tronos e os ricos despediu de mãos vazias."
Dom Zanoni Demettino Castro, Arcebispo de Feira de Santanta (BA)
Promover e construir
"O Santo Padre nos pede para unir toda família humana em fraternidade universal e amizade social. Promover e construir. Derrubar muros e construir pontes. Ir ao encontro dos outros, dos mais pobres. Incluir ao invés de excluir. Mãe Aparecida, ajudai o mundo nesse caminho indicado pelo Papa!"
Cardeal Dom Claudio Hummes, OFM, Arcebispo Emérito de São Paulo (SP) e Presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM)
Alegria do amor contra o pessimismo cultural
“Nós devemos voltar ao caminho da beleza da fé, devemos anunciar com alegria, a alegria do amor contra todo o pessimismo cultural sobre a família.”
Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, C.Ss.R., Bispo de Campo Maior (PI)
Disposição para caminhar
"Quando uma pessoa é tocada por Deus, ela tem sempre a disposição de caminhar."
Dom Gilson Andrade da Silva, bispo de Nova Iguaçu (RJ)
Cristãos para sonhos audaciosos
“Uma vida privada, sem riscos e cheia de medos, não é uma vida cristã. Não somos feitos para sermos tranquilos, mas somos feitos cristãos para sonhos audaciosos.”
Dom Amilton Manoel da Silva, CP, Bispo de Guarapuava (PR)
Renunciar ao egoísmo, a violência, a indiferença
“Revestir-se é colocar roupa nova. Revestir-se de Cristo significa se revestir do homem novo. Para isso é preciso tirar a roupa velha, a roupa do velho homem. Para isso é preciso renunciar ao egoísmo, a violência, a indiferença.”
Dom Leomar Antônio Brustolin, Bispo-auxiliar de Porto Alegre (RS)
Reze a Nossa Senhora Aparecida
“Em certas dificuldades para viver a Palavra, sofrimentos e problemas, bem no fundo do coração desponta um pensamento, uma ideia: ‘reze a Nossa Senhora Aparecida, vá ao Santuário’. E como é emocionante a transfiguração dos rostos de quem pára na frente da pequena Imagem de Nossa Senhora Aparecida.”
Dom Paulo Mascarenhas Roxo, bispo emérito de Mogi das Cruzes (SP)
Leia Mais9 lições da Mãe Aparecida para revestir-se da Palavra
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.