Como você pode conferir neste material, as romarias à cavalo se intensificaram a partir da construção da primeira capela para Nossa Senhora Aparecida em 1745.
Mesmo com os diversos meios de transporte e a estrutura que o Santuário oferece para quem vem de carro, ônibus ou até mesmo caminhando, muitos grupos de cavaleiros ainda se organizam e são acolhidos no Receptivo Equestre, um espaço preparado especialmente para atender estas peregrinações. O espaço, com acesso pelo Portão Itaguaçu, conta com mais de dois mil metros quadrados e possui torneiras para hidratação dos animais, cochos e quiosque para acolhida das comitivas. Além disso, para facilitar o embarque dos cavalos nos carros de apoio, o receptivo possui duas docas.
ATENÇÃO! Romarias a cavalo só serão acolhidas no Santuário Nacional durante o período de funcionamento do Receptivo Equestre: de 1º de abril a 31 de agosto Fora deste período, o receptivo estará fechado, para contribuir com a integridade física dos animais e cavaleiros, no período mais quente do ano. |
O documento contém as informações sobre a procedência, destino e condições sanitárias, bem como a finalidade do transporte animal, como por exemplo, os exames obrigatórios (Anemia Infecciosa Equina negativo e dentro da validade; Exame negativo de Mormo e dentro da validade; vacina contra Influenza Equina dentro do prazo de validade. Atestado Sanitário emitido pelo médico veterinário responsável).
Preenchimento da guia
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a GTA somente poderá ser emitida para caracterizar o deslocamento de animais entre distintas localizações geográficas, como é realizado durante a Romaria. A emissão da Guia deve levar em conta o tempo estimado para o deslocamento. Se acontecer algum imprevisto que torne a movimentação mais demorada e o prazo de validade expire, sem que seja possível a conclusão do trajeto, o transportador deverá solicitar extensão do prazo no local onde estiver. É necessário preencher uma guia por cavalo que chega em Aparecida.
A GTA deve ser emitida em no mínimo três vias. A primeira via deverá, obrigatoriamente, acompanhar os animais. A segunda via, ou notificação eletrônica, deverá, obrigatoriamente, ser enviada pelo emissor à Unidade Veterinária responsável pelo município de destino dos animais. A terceira via, ou autenticação eletrônica, deverá, obrigatoriamente, ser arquivada pelo emissor.
Não somente para o Santuário Nacional, a movimentação dos animais para qualquer finalidade só poderá ser realizada com a Guia de Trânsito Animal ou com liberação eletrônica em sistemas informatizados, como portadores de “Documento individual de identificação equestre”. Os documentos de trânsito só podem ser expedidos para os cavalos de estabelecimentos que cumpram a legislação vigente.
A emissão da Guia por médicos veterinários habilitados fica condicionada à assistência veterinária aos rebanhos de onde se originam os animais, aos registros do estabelecimento de procedência e ao cumprimento das exigências de ordem sanitária estabelecidas para os equídeos. A liberação dos equinos fica condicionada à regularidade sanitária do animal e do estabelecimento de procedência dos animais.
Durante o período de funcionamento, o Receptivo Equestre tem o contato de dois médicos veterinários, habilitados e credenciados pelo Governo do Estado de São Paulo, para prestar assistência e emissão de Guia de Transporte Animal (GTA), através do sistema GEDAVE.
Acessando a página do Receptivo, você tem todas as informações sobre a emissão da guia, e também do cuidado com o animal antes, durante e depois da viagem, e cadastrar sua romaria na Casa da Mãe Aparecida.
Conheça o Receptivo Equestre do Santuário Nacional
Romeiros de Caeté (MG) expressam alegria em estar no Santuário
Mais um grande testemunho de fé de devotos da Mãe Aparecida
Prepare-se espiritualmente para a Romaria do Terço dos Homens
A 17ª Romaria do Terço dos Homens será um momento de fé e devoção, confira dicas para fortalecer a caminhada espiritual.
Dia Oracional prepara nosso coração para celebrar a Mãe Aparecida
Iniciamos os nove meses de oração para que nosso coração esteja alinhado a vontade de Igreja em sermos peregrinos de esperança
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.