Nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, o Santuário de Aparecida celebra o tríduo em memória de Padre Vítor Coelho de Almeida. As reflexões acontecerão na missa das 9h, no Altar Central.
Tríduo em memória de Padre Vítor Coel...maisTríduo em memória de Padre Vítor Coelho de Almeida no Santuário.menos Tríduo em memória de Padre Vítor Coel...maisTríduo em memória de Padre Vítor Coelho de Almeida no Santuário.menos Tríduo em memória de Padre Vítor Coel...maisTríduo em memória de Padre Vítor Coelho de Almeida no Santuário.menos Tríduo em memória de Padre Vítor Coel...maisTríduo em memória de Padre Vítor Coelho de Almeida no Santuário.menos Tríduo em memória de Padre Vítor Coel...maisTríduo em memória de Padre Vítor Coelho de Almeida no Santuário.menos Tríduo em memória de Padre Vítor Coel...maisTríduo em memória de Padre Vítor Coelho de Almeida no Santuário.menos
1/6
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
A cada dia, um Tema será apresentado com o objetivo de inspirar a caminhada de fé dos cristãos, tendo como exemplo a figura do Padre Vítor, que em tudo buscou fazer a vontade de Deus e se colocar à disposição dos mais necessitados.
Além dos três dias de oração, o Santuário dedica a missa das 18h do dia 9 de fevereiro ao Servo de Deus, acolhendo a Romaria que leva seu nome.
A Romaria do Padre Vítor acontece desde 2012, e nasceu como a missão de promover as virtudes e os valores do sacerdote que assumiu com fervor a missão de catequista, levando muitas pessoas à conversão de vida.
“O Padre Vítor foi nosso grande catequista. Digo nosso porque eu também ouvi padre Vítor muitas vezes, tive a oportunidade de aprender muita coisa boa com ele, tanto questões religiosas, quanto humanas”, recordou o missionário redentorista irmão Mauro Maciel, que é responsável pelo Memorial Redentorista em Aparecida (SP).
Irmão Mauro Maciel explicou cada um dos temas do Tríduo e Romaria e sublinhou o que os devotos podem aprender com cada um deles:
1º dia
Jesus, o trabalho e a família - nós vamos aprender que o caminho de santidade exige exercício de fé, independemente da profissão que exercemos. O caminho de santidade, ensinado e vivido por Jesus, existe para todos nós. Cada um tem um dom e esse dom deve ser exercido à luz da fé, o que importa é viver a vocação recebida de acordo com o evangelho de Jesus, podendo ser vocação de solteiro, casado, religioso, religiosa, padre e assim por diante.
2º dia
Eucaristia: Gratuidade divina - Deus dá de graça o dom da vida para nós; dá de graça tudo o que nós temos, por isso é a gratuidade divina. O grande desafio para o cristão é aceitar corresponder com essa gratuidade divina. A eucaristia ajuda a gente a pensar, refletir e exercitar esse Jesus que se faz comunhão conosco.
3º dia
A fidelidade à missão - no terceiro dia do tríduo, o tema está inspirado na vida e no testemunho do profeta João Batista, que, pelo seu testemunho e pela sua grandeza de vida santa, testemunhou até o fim, tanto é, que foi perseguido pela sua fidelidade a Deus. E ele não se entregou por isso: por causa da sua fidelidade à missão de profeta, aquele que veio preparar o caminho para a vinda do Salvador, foi assassinado. Padre Vítor também foi um missionário fiel à Igreja, como João Batista. Ele foi fiel à doutrina, fiel ao modo de usar o linguajar simples e familiar dos redentoristas, de modo que todos pudessem compreender e se aprofundar na espiritualidade cristã, levando em conta os valores da saúde do corpo e da alma.
Missa de dedicação
Obediência e confiança na providência - a espiritualidade cristã ensinada nesse fim de semana da missa em dedicação ao padre Vítor nos leva à contemplação. Quando a gente fala contemplar, muitas vezes erramos porque pensamos em contemplar somente com os olhos, mas contemplar é sentir a ação de Deus em tudo, inclusive em nós. E essa contemplação leva a gente a tomar decisões, novas posturas de vida, novas atitudes, como bem ensinou o padre Vítor. Então, a liturgia vai nos mostrar que pregar e ensinar é ser aquilo que a gente acredita, assim como o padre Vitor soube viver.
Dessa forma, a obediência é importante na graça divina. A obediência nos leva a apostar em Deus, e apostar na obediência divina gera a providência de Deus. Essa providência começa fazer sentido em nossas vidas quando obedecemos a Palavra de Deus, o Evangelho de Jesus.
Ao concluir a explicação de cada uma dos temas, irmão Mauro Maciel frisou que um dos principais ensinamentos do padre Vítor está relacionado à honestidade. Padre Vítor dizia: "Quem é honesto não rouba nem uma flor". Se formos honestos com Deus e com nós mesmos, automaticamente seremos honestos com os nossos semelhantes e com o propósito assumido no nosso batismo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.