Notícias

Operação Romeiro 2024 é lançada no Santuário de Aparecida

Ação oferece segurança para o devoto em sua peregrinação à Casa da Mãe e outros centros de evangelização no Vale do Paraíba

Escrito por Alberto Andrade

03 SET 2024 - 14H26 (Atualizada em 03 SET 2024 - 14H42)

Thiago Leon

Faltando exatamente um mês para a Novena e Festa da Padroeira, na manhã desta terça-feira (3), foi oficialmente lançada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, a Operação Romeiro no Santuário Nacional de Aparecida .

As ações gerais e específicas visam oferecer segurança e tranquilidade ao devoto durante a peregrinação à Casa da Mãe, como também as regiões de Guaratinguetá e Cachoeira Paulista até 1º de dezembro.

O trabalho será intensificado com apoio de 3 mil policiais das unidades territoriais e especializadas da Polícia Militar da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, incluindo a Base de Aviação (Águia da PM), 3ºBAEP (Batalhão de Ações Especiais), Policiamento Rodoviário Estadual, Policiamento Ambiental, Bombeiros, APMBB (Academia de Polícia Militar do Barro Branco) e da Escola Superior de Soldados.

Em entrevista ao A12, o Coronel Luiz Fernando Alves, do comando de policiamento Interior 1, falou da responsabilidade como policial e devoto de Nossa Senhora em garantir a segurança para cada peregrino neste período.

"É uma dupla emoção de estar comandando a região que tem Nossa Senhora Aparecida como referência e sou devoto dela. Trabalhamos para que todo esse período de transcorra em paz e tranquilidade, que a gente consiga levar para todos que venham aqui ao nosso Santuário e fazer a sua tão importante devoção à Nossa Senhora, e que cada devoto consiga ter um período de paz e tranquilidade".

Thiago Leon
Thiago Leon


O Coronel falou das ações gerais e específicas desta operação importante.

"Temos não só o policiamento territorial voltado para a segurança desses devotos, mas também grandes operações buscando retirar de forma preventiva aqueles que estão procurados pela justiça e assim evitar que cometam novos crimes com essa população que aumenta consideravelmente na nossa região".

O comando da PM informou que assim como no ano passado, irá acontecer a distribuição de pulseiras de identificação para crianças e idosos, feitas em parceria com o COMUSEG, Conselho Municipal de Segurança de Aparecida.

Em nome do Santuário Nacional, o prefeito de Igreja, padre Ferdinando Mancílio, C.Ss.R., ressalta a importância da ação da Polícia em Aparecida.

"Este evento vem demonstrar para nós o direito de cidadania, ou seja, pertencer a uma pátria, ou ter os direitos fundamentais da vida preservados. A gente quer que o peregrino venha e sinta-se tranquilo porque ele tem alguém que o protege, que guarde esse direito, digamos, de cidadania. Então, isso é assegurado no Santuário".

Thiago Leon
Thiago Leon


Padre Fábio Evaristo, C.Ss.R., ecônomo da Casa da Mãe, falou como a Operação Romeiro incentiva o devoto a vir ao Santuário de Aparecida das mais diversas formas, pois durante o período de Novena e Festa são esperadas mais de 500 mil pessoas.

"Nós acolhemos aqui no Santuário, pessoas que também são de outros estados, como Minas Gerais, estados do Sul, do Rio de Janeiro. E aqui nessa região é onde a gente tem uma concentração maior desses peregrinos.

E com a ajuda aqui da Polícia do Estado de São Paulo, a gente consegue oferecer essa tranquilidade maior para que as pessoas possam se deslocar com mais segurança, tanto o caminho feito por veículos de ocupação, veículos particulares, ônibus, ou mesmo uma peregrinação que é feita a pé, ou de bicicleta.

Então, isso nos dá tranquilidade e acaba também fazendo com que a experiência do romeiro seja uma experiência agradável. E quem vem a este lugar em busca de paz, em busca de uma renovação espiritual espera que seja um trajeto feito com segurança".


No Instagram da Família dos Devotos você confere mais detalhes sobre o início da Operação Romeiro


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...