Leia MaisGesto Concreto da Novena da Padroeira de 2021#EuNaNovena: sua foto na TV Aparecida e Aparecida ao Vivo durante a Novena da PadroeiraO segundo dia da Novena e Festa da Padroeira trouxe à reflexão dos devotos da Mãe Aparecida o tema "Com Maria, viver a fé, à luz da Palavra". Fé esta que se manifesta com uma entrega total, consciente e livre, que obtemos como exemplo maior dessa atitude, Maria.
Neste dia de celebrações, os colaboradores do Santuário Nacional são convidados a representar os devotos de todos os cantos do país, que acompanham a novena virtual este ano, devido à pandemia, para a segurança de todos que amam Nossa Senhora Aparecida.
Homilia
Na novena da tarde, celebrada pelo padre Herivelto Jeder Pereira, C.Ss.R., o missionário reforçou a figura de Maria como uma mulher de fé, que sempre esteve atenta aos acontecimentos e à comunicação com Deus, ou seja, sua Palavra. Ao aceitar a vontade de Deus em ser Mãe do Salvador, Maria valoriza a catequese vinda de seus pais, Joaquim e Ana, como catequese forte e amorosa vinda de uma família ungida por Deus. "Precisamos ter como exemplo Maria, que soube ouvir a Palavra e acolheu Jesus como sua mãe", reforça o celebrante.
Reveja a celebração do 2º dia da Novena da Tarde:
NOVENA SOLENE
A Novena da Noite reforçou que somos todos revestidos pela Palavra e pela fé, unidos como Família, assim como os galhos de uma videira que dá bons frutos. A entronização da Bíblia pela figura do agricultor, que cultiva uvas saborosas, enxergamos a força da Palavra de Deus como alimento da nossa fé.
Numa entrada emocionada, uma senhora reza para a imagem da Padroeira do Brasil, com fé, como muitas mulheres buscam consolo e força, rezando para seus filhos, para sua família, pelo Brasil, pelo fim da pandemia.
A pandemia foi citada pelo celebrante do 2° dia da Novena, Dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo de Bragança Paulista (SP), que relembrou a encíclica recém-lançada do Papa Francisco, 'Fratelli tutti', que neste trecho cita sobre o momento delicado que passamos:
"Curvados ao peso da pandemia do coronavírus, constatamos o quanto estamos à descoberto em nossas seguranças pessoas. Quanto está fragilizada a humanidade, quanto são pobres os nossos recursos, fadados ao distanciamento social para assim perseverar a saúde, perseverar a vida é imprescindível a comunhão, a solidariedade, não entre alguns, mas entre todos. Sozinhos não realizaremos nada. Somos caminhantes em uma única humanidade, sobre a terra que alberga a todos com suas riquezas e convicções próprias, mas, Fratelli Tutti, todos irmãos".
Diante da reflexão da encíclica, cuja tradução do latim é 'Todos Irmãos', o bispo de Bragança Paulista lembrou da festividade de São Francisco de Assis, neste dia 4 de outubro, reiterando que o Papa fortifica a fraternidade e a responsabilidade social, fazendo eco ao santo que via a todos como irmãos.
Ao iniciar sua homilia, exclamou sobre 'como é bom estar na casa da Mãe Aparecida' e elogiou que, ao estar em Aparecida, nós, filhos e filhas, nos sentimos bem, à vontade, nosso coração bate mais forte, pois o encontro com Maria é o encontro com Jesus, ela nos conduz a Ele e Dele nos revestimos pela oração.
1/23
Reveja a celebração do 2º dia da Novena Solene:
Segurança após celebrações
Com o término das celebrações na Basílica Velha e Santuário Nacional, a equipe de limpeza procura higienizar e preparar o chão e assentos para receber os próximos participantes. É o cuidado em acolher bem, que também é uma forma evangelizar!
1/4
:: Acompanhe a programação das celebrações na Basílica Velha e Santuário Nacional
Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.