Na manhã deste sábado (17), integrantes da Pastoral da Saúde da Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende o Estado de São Paulo, realizaram a 19ª edição de sua Romaria à Casa da Mãe Aparecida.
Leia MaisMensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos EnfermosAinda há esperança para nosso mundo gravemente enfermo?A celebração eucarística foi presidida por Dom Pedro Cipolini, bispo de Santo André–SP e referencial da CNBB Sul 1 da Pastoral da Saúde. A iniciativa foi uma oportunidade para a confraternização entre os agentes das dioceses, para o serviço dos irmãos doentes.
Dom Pedro, em sua homilia, iniciou enfatizando o tempo da Quaresma, um grande chamado de Deus para nossa conversão.
“Precisamos ser mais fraternos, como nos orienta a Campanha da Fraternidade, que nos propõe a conversão para a Amizade Social, somos todos irmãos e um só é nosso Pai no Céu. A conversão precisa ser aplicada no coração de uma forma efetiva, estamos numa sociedade com muitas divisões, até mesmo nas famílias, o egoísmo dita as formas! Quando Deus é o Senhor, existirá o amor e a fraternidade! Jesus vem unir a todos no amor de Deus, que nos une como irmãos e irmãs!”
O bispo também motivou aos representantes da pastoral em continuar a cuidar dos mais necessitados de cuidados de saúde, assim sendo seguidores de Cristo.
“Está aqui a Pastoral da Saúde, agentes aqui presentes e aqueles que nos acompanham, que se debruçam sobre nossos doentes. Doentes, idosos, crianças sofrem muito porque a nossa sociedade os esquece, não há um coração convertido de todos, principalmente das autoridades. O Brasil está com uma população cada vez mais idosa, mas não estamos preparados para cuidar dos idosos e principalmente dos enfermos.
Vamos pedir a Mãe Aparecida que suscitem mais agentes da pastoral que tenham coragem e o coração amoroso de Jesus para ir ao encontro daqueles para os quais Ele veio! Não existe uma igreja que não se dirija prioritariamente aos pecadores, pobres e doentes. Renovemos diante de Nossa Senhora o compromisso que nos une, o olhar misericordioso aos doentes”.
Missão da Pastoral da Saúde
A Pastoral da Saúde é um setor da Igreja Católica que se dedica ao cuidado integral da saúde das pessoas, promovendo ações de assistência, prevenção, promoção da saúde e apoio espiritual. Ela busca levar a presença e o amor de Cristo aos doentes, aos seus familiares e aos profissionais de saúde.
Nas atividades da Pastoral estão incluídas visitas a hospitais e domicílios, celebração de sacramentos como a Unção dos Enfermos, momentos de oração, acompanhamento espiritual, orientações sobre cuidados com a saúde, ações de prevenção de doenças e promoção da saúde, entre outros. Ela visa promover a valorização da vida, a solidariedade e o cuidado com os mais vulneráveis.
O movimento tem papel importante na conscientização sobre questões de saúde pública e na defesa dos direitos dos pacientes, especialmente dos mais vulneráveis e marginalizados. Ela procura contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, onde o acesso à saúde seja garantido a todos.
Saiba mais do trabalho da Pastoral da Saúde
Santuário Nacional recebe a 20ª Romaria da Arquidiocese de Goiânia (GO)
Neste fim de semana, o Santuário Nacional acolhe a os romeiros da Arquidiocese de Goiânia, na Santa Missa às 9h.
Santa Missa recorda a memória da Apresentação de Nossa Senhora
Pe. Célio Lopes celebrou a Memória da Apresentação de Nossa Senhora no Santuário Nacional, destacando a importância da participação ativa na fé e na comunidade.
Santuário Nacional celebra o dia da Consciência Negra
Celebração Eucarística na Casa da Mãe Aparecida reforça inclusão e valor dos afrodescendentes no Dia da Consciência Negra, com mensagem de amor e fraternidade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.