Neste Dia Internacional da Música, 01 de outubro, destacamos um Projeto Social mantido pelo Santuário Nacional, com a preocupação de promover a transformação social e humana de crianças e adolescentes por meio da educação musical, o Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA). Atualmente, o projeto acolhe mais de 500 alunos.
O PEMSA foi implantado em março de 2003, fruto do empenho de dois Missionários Redentoristas: padre Ronoaldo Pelaquin e Dom Darci José Nicioli, com o apoio financeiro e estrutural do Santuário Nacional por meio da Campanha dos Devotos, atual Família dos Devotos.
O nascimento do Projeto também contou com a importante contribuição do regente do Coral do Santuário na época, Ismael Floriano, maestro Altair de Oliveira Lobato, que era regente da banda de música da Escola de Especialistas da Aeronáutica em Guaratinguetá (SP) e o maestro Júlio Ricarte, a quem coube à missão de coordenar o Projeto no início.
O Projeto foi implantado na estrutura física e organizacional da OSAA – Casa do Pequeno até o ano de 2016. Em 31 de janeiro de 2017 foi inaugurado o novo prédio do PEMSA, na Rua Oliveira Braga, 80, em Aparecida (SP), no antigo Seminário Redentorista Nossa Senhora Aparecida.
Ao todo, o prédio possui 2.500 metros de área construída, dividindo-se em quatro pavimentos (1º e 2º subsolo, térreo e 1º e 2º pavimento), totalmente adequado para atender os portadores de necessidades especiais. O prédio conta com 17 salas para oficinas teóricas e práticas individuais e em grupo, além de refeitório, salas de coordenação, depósitos, sanitários e um auditório para ensaios coletivos.
O trabalho do PEMSA
O PEMSA é formado por maestros, coordenadores, instrutores e auxiliares de música, além de toda uma equipe administrativa e multidisciplinar (psicóloga, nutricionista, assistente social e fonoaudióloga), mantidos pela generosidade da família Campanha dos Devotos.
O projeto está direcionado à formação de crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, que estejam frequentando a escola, e tem o objetivo de promover a vivência artística de uma forma privilegiada de expressão, interação e proteção social. Através da orientação musical erudita e popular, o Projeto visa à transformação social e humana da criança e do adolescente, por meio do aprendizado, da sociabilidade e da formação cultural.
Durante todos esses anos de atividade do Projeto, mais de sete mil crianças e adolescentes já se formaram, tendo, inclusive, ganhado grande destaque na área musical.
Alguns músicos formados no PEMSA compõem hoje orquestras como Bacarelli, Orquestra de Barra Mansa, Orquestra Filarmônica de Belo Horizonte, Orquestra Bachiana (dirigida pelo maestro João Carlos Martins) entre outras. Outros seguiram carreira militar: na marinha, exército e aeronáutica, compondo as bandas das Forças Armadas do Brasil.
Alguns foram alunos em importantes academias de música como: Academia da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e Academia da Orquestra Filarmônica de Israel (dirigida pelo renomado maestro Zubin Mehta).
Em 2023, o PEMSA completou 20 anos. Concertos especiais fizeram parte da celebração desse projeto que promove educação e cultura através da música erudita e popular.
Assista novamente o recital realizado em comemoração ao 20º aniversário do PEMSA:
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...