Notícias

Quaresma nos convida ao encontro consigo, com Deus e com o outro

Missa da Quarta-feira de Cinzas foi celebrada por dom Orlando Brandes, no Altar Central

Escrito por Isabela Araujo

22 FEV 2023 - 12H02 (Atualizada em 22 FEV 2023 - 17H00)

Thiago Leon

Leia MaisQuarta-feira de Cinzas: Um recomeço! 5 curiosidades sobre a Quarta-Feira de CinzasQuarta-feira de Cinzas: Os remédios do amor de Deus para uma boa QuaresmaNa manhã de hoje (22), ocorreu no Altar Central do Santuário a Missa da Quarta-feira de Cinzas.

Presidida por dom Orlando Brandes, arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, a celebração contou com a bênção das cinzas, reflexões sobre o início da Quaresma e também sobre o início efetivo da Campanha da Fraternidade 2023.

Este é um momento de reflexão do ser humano em compreender o quão pequeno é perante Deus:

"Dirigi-me ao Senhor Deus para suplicar-lhe com jejum, roupa de saco e cinzas, e fiz minha oração e minha confissão ao Senhor, meu Deus: 'Senhor, Deus grande e terrível, que sois fiel à aliança e misericordioso para com aqueles que vos amam e observam vossos mandamentos, pecamos e cometemos iniquidades, agimos como ímpios, fomos re­beldes e nos afastamos de vossos mandamentos e de vossas leis.'" (Dn 9, 3-5).

O arcebispo iniciou a homília relembrando o momento de dificuldade que a humanidade como um todo está enfrentando.

“Esta Quaresma, esta Quarta-feira de Cinzas, é diferente das outras, sabe por quê? Terremoto na Turquia, temos que sofrer com os que sofrem; acirramento da guerra da Ucrânia, após os pronunciamentos do presidente dos Estados Unidos e da Rússia; e esses deslizamentos e enchentes, sofrimento do povo brasileiro, especialmente aqui em São Paulo. Então vamos, diante de tudo isso, fazer penitencia e abrir o coração para a solidariedade, aconselhou dom Orlando perante as dificuldades e o início da Quaresma.

Thiago Leon
Thiago Leon
"Quarta-feira de Cinzas é a porta de entrada para o Ciclo Pascal, é a caminhada que nós vamos fazer agora até o Pentecostes." - Pe. Ulysses da Silva.


O arcebispo também relembrou o convite do Papa Francisco para a Quaresma, a transfiguração. Dom Orlando explicou que a oração, a caridade e o jejum nos transfiguram e nos convidam a três encontros: com Deus, com o próximo, e consigo.

Vamos ter um encontro mais profundo com Jesus, vamos conhecer melhor Jesus. Quaresmas, leituras, os prefácios da Missa, tudo nos ajuda a conhecer melhor Jesus, não intelectualmente. Você e eu dizemos assim ‘Jesus é o filho de Deus’ e nada muda na nossa vida. Agora, quando a gente faz uma experiência de conhecer Jesus internamente, conhecer Jesus afetivamente, conhecer Jesus com a experiência interior, aí tudo muda.

Isso é Quaresma: intensificar nosso encontro e conhecimento profundo com Jesus Cristo e amá-lo ardentemente, segui-lo fielmente!”, abordou dom Orlando sobre o primeiro encontro que somos convidados a ter, sendo firmado pela fala do Papa Francisco, de que "uma Quaresma sem Páscoa, não é uma quaresma cristã"; e isso só é possível a partir do encontro com Deus.

Após a homilia, foi feita a tradicional bênção das cinzas e os presentes no Altar as receberam. A Santa Missa foi encerrada com a Consagração a Nossa Senhora Aparecida e, ao final da celebração, todos os fiéis presentes receberam as cinzas.


Campanha da Fraternidade 2023

Junto ao início do tempo da Quaresma, também é iniciada a Campanha da Fraternidade, que nesta edição tem como tema “Fraternidade e Fome” e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!(Mt 14,16).

“O que adianta a oração sem amor fraterno? O que adianta a Missa sem amor fraterno? Nada. É até um pecado. Agora, quando tudo se transforma em fraternidade, então a fome vai diminuir e onde houver fraternidade a injustiça vai diminuir; e onde houver fraternidade teremos uma nova economia e uma nova politica para ir às causas da fome.

Fraternidade e fome. E é claro que temos fome também da Palavra, por isso estamos aqui. Temos fome também de afeto, quanta gente tem pão e é triste, depressivo e agressivo (...). Precisamos do pão do abraço, precisamos do pão do elogio, precisamos do pão do olhar, precisamos do toque da mão, senão a gente morre mesmo de fome, de amor e de afeto. E claro, sempre sempre, irmãos e irmãs, [devemos ter] fome de Deus. E ele nos sacia na Eucaristia – dom Orlando Brandes.

:: Veja mais sobre a Campanha da Fraternidade 2023 aqui.

Thiago Leon
Thiago Leon


Entenda o significado desta celebração


Assista à Santa Missa completa

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...