Nesta Quarta-feira (17), a Igreja Católica celebra o início da Quaresma, tempo de penitência, oração e conversão. No Santuário Nacional, o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, presidiu a celebração das 9h no Altar Central e ressaltou a beleza deste tempo litúrgico e a importância da Campanha de Fraternidade, que também se inicia na Igreja do Brasil.
1/22
Refletindo sobre a liturgia do dia, Dom Orlando elencou os remédios do amor de Deus para aproveitar bem esse tempo de arrependimento, para uma vida nova em Cristo. “A Quaresma é um período para a descoberta ou um aprofundamento do amor misericordioso do Pai, que nos dá seu Filho Jesus para a salvação do mundo inteiro”, sublinhou o arcebispo.
Destacando os remédios, Dom Orlando indicou:
É hora de Voltar – “Voltar para a casa como filho pródigo, voltar ao primeiro amor, voltar a nossa realidade filial do batismo”.
Reconciliai-vos – “Vamos nos reconciliar com Deus e nos reconciliar entre nós”.
Rezar mais e melhor – “Vamos pedir para o Espírito Santo, para a gente melhorar e intensificar a nossa Oração na Quaresma e sempre”.
Jejum – “O jejum faz a gente crescer na espiritualidade e faz a gente lembrar-se de quem passa fome. Também com o estomago vazio, tenhamos fome e sede de Deus, fome e sede da sua Palavra”.
Esmola – “Atitude de compaixão e como nos pede o Papa, mais relacionamento entre nós”.
Complementando a lista de remédios, Dom Orlando também citou a correção dos vícios diante de Deus, ter bons sentimentos, libertar-se do egoísmo e ordenar as afeições desordenadas.
Comentando sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica, que traz o tema “Cristo é a nossa Paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14a) e o lema: “Fraternidade e diálogo: Compromisso de Amor”, dom Orlando ressaltou a necessidade do diálogo, da construção de pontes (e não de muros) e a promoção da união e da paz. “O coração de Jesus está palpitando forte, porque quando Ele se despedia desse mundo, rezou: ‘Paizinho querido, que todos sejam um’. Jesus rezou pela unidade dos cristãos e a Campanha da Fraternidade quer a união dos cristãos. Alegremo-nos, irmãos! É hora positiva, é hora dos remédios de Deus com a Campanha da Fraternidade”.
Na celebração de hoje, os devotos também receberam as cinzas, que, como explicou Dom Orlando, são sinal de arrependimento e para nos recordar da nossa humildade e fragilidade. “Vamos aceitar o nosso lado pobre, o nosso lado machucado, vamos aceitar o nosso lado ferido. Não esconder é remédio e as cinzas são esse remédio para tantas fragilidades”, pontuou o arcebispo.
Reveja a celebração desta Quarta-feira de Cinzas:
arrow_forward Confira aqui os horários das Celebrações Eucarística no Santuário
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.