Quando o devoto entra na Basílica de Nossa Senhora Aparecida pela porta da Nave Leste, é convidado a ressuscitar com Cristo para uma nova vida. É nesta ala que o sol nasce para apontar Cristo que não abandona nenhuma de suas ovelhas.
Olhando os oito painéis em tons azul, turquesa e laranja do corredor da nave leste o devoto observa e confirma a presença constante de Cristo. De um lado do corredor está à representação do sepulcro vazio, Jesus que sopra o seu Espírito sobre os discípulos, a aparição de Jesus junto ao lago de Tiberíades e o pastoreio de Pedro e o painel dos discípulos de Emaús que caminham com Jesus. Do outro lado Pentecostes, a ascensão do Senhor, a cura do paralítico e o bom pastor.
No grande painel localizado acima da porta de entrada para a nave leste, está ‘Os fundamentos de nossa fé ’. Nele estão o Antigo Testamento, Jesus e o Novo Testamento.
No Antigo Testamento a primeira figura é a de Abraão, seguido de Isaac Jacó, Moisés, Josué, Davi, Elias, Isaias, Jeremias, Ezequiel, Esdras, Daniel e o último precursor João Batista, aquele que preparou o caminho do cordeiro.
No centro, o Cordeiro Pascal em um estandarte da vitória sobre a morte. Nos detalhes destacam:
* O quadrado: forma perfeita humana, porque o homem só pode ir para frente e para trás, para o lado e para o outro.
* Altar em pedra única: significando Jesus que se faz limitado, para nos dar a vida eterna, principio e fim, é a presença dele no nosso meio. Ainda consta a inscrição: Redimistes para Deus por teu sangue homens de toda tribo, língua, povo e nação. (Ap 5, 9) https://www.a12.com/biblia/novo-testamento/apocalipse/5/9
* Vermelho: a cor do sacrifício de Cristo que veio para a redenção da humanidade
* A cruz e o cordeiro, sob o Altar: é Jesus que se entregou e venceu a morte
* Lamparinas: recordando os dons do Espírito Santo. O Pentecostes, que é a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, dia do nascimento da Igreja, é o momento em que o verdadeiro significado da Cruz e da Ressurreição de Cristo se manifesta e retorna à comunhão com Deus. Em Pentecostes a Igreja toma consciência da sua missão.
* Os sete selos do Apocalipse na cruz de Jesus: Um deles mais afastado, vai representar a passagem que diz: “O Rei, o justiceiro virá sobre o cavalo branco”(Ap 19, 11), nos remetendo a volta de Jesus.
* Incensos: representando a divindade de Jesus e também as preces da Mãe Igreja.
Na sequencia, o Novo Testamento, início do primado de Pedro, pai da Igreja, seguido de André, Tiago M. Felipe, Bartolomeu, Matheus, Tomé, Tiago, J. Tadeu, Simão Z., Matias e Paulo, segundo pilar da Igreja. Cada um portando o seu símbolo de chamado.
Abaixo dos homens da fé, parreiras de uva representando a nova Jerusalém, o céu onde se encontram. As folhas de louro dourada simbolizam as vitórias que cada um deles teve sob a morte, junto com o próprio Cristo. E as folhas de louro prateada, somos nós, que ainda não seguimos para o céu, mas estamos nessa caminhada para a glória eterna junto a Deus.
Em cada nave da Basílica da Mãe Aparecida é possível contemplar os detalhes e rezar refletindo a vida de Jesus, buscando se espelhar Nele para uma vida de fé verdadeira. Na Nave Sul está localizado o trono de Nossa Senhora e no corredor, 10 painéis da infância de Jesus; Nave Norte com oito painéis da ‘Vida Pública de Jesus’; Nave Oeste, oito painéis com o ‘Novo Mandamento, a Eucaristia, e a Paixão e Morte de Jesus’ e na Nave Leste, oito painéis da ‘Ressurreição do Senhor’. Todos os painéis sacros são de autoria do artista Claudio Pastro.
Nesse ano de 2019 o Santuário iniciou a Jornada Bíblica. O projeto busca levar conhecimento e uma experiência evangelizadora a partir da Palavra de Deus. Além disso, a Jornada quer envolver todos os devotos no trabalho de revestimento das fachadas do Santuário com passagens bíblicas, tornando a Casa da Mãe Aparecida uma das maiores ‘Bíblias a céu aberto’ do mundo. Clique aqui para conhecer o projeto e fazer parte desta grande obra de evangelização.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.
É um abençoado, um lugar iluminado, se pudesse iria td ano...mas infelizmente não da ?...mas td vez que estou em Aparecida fico cheia de graça ????????
As Obras de Cláudio Pastro no Santuário de Nossa Senhora Aparecida são uma beleza e uma Lembrança preciosa dele. Quão grande, certamente, foi a sua recompensa.Demos Graças a Deus!. //