Realizada desde 6 de março, na noite desta segunda-feira (18) foi encerrada a Novena de São José na Basílica Histórica de Aparecida.
Devotos de Nossa Senhora estiveram em todos os dias para rezar e recorrer à proteção de São José, Patrono da Igreja!
Ele é exemplo para todos, modelo de fidelidade a Deus e principal colaborador na missão confiada a Maria e a seu Filho adotivo, Nosso Senhor Jesus.
Por isso, esta foi a ocasião ideal para pedir a intercessão deste grande Santo pela sua família, pela Igreja, por sua conversão, sua caminhada quaresmal e entregar tudo aquilo que está em seu coração.
9º Dia da Novena
Neste último dia, a Novena refletiu a importância dos meios de comunicação, pois aí há encontro e há abraço fecundo pela causa que se quer batalhar. Se há meios quase perfeitos, é-nos preciso maturidade para usá-los e construir de verdade a vida e a paz, pois é Jesus a comunicação e comunhão eterna.
“Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura; as coisas antigas passaram, e surgiram novas. E tudo isso vem de Deus, que nos reconciliou consigo por meio de Cristo” (2Cor 5,17-18).
Presidente da celebração, o diretor da Rede Aparecida de Rádios, Padre Vanderlei Sousa, C.Ss.R. falou que São José foi comunicado pelo Anjo da vontade de Deus, e foi obediente.
"Quando vemos nos textos sagrados, encontramos poucas coisas sobre São José, somente no início do Evangelho, quando é descrita a concepção de Jesus. José, ao querer abandonar Maria em silêncio quando ficou grávida, teve a visita do Anjo do Senhor, que o convidou a deixar-se renovar pela novidade de Deus. Esta compreensão de que o que acontece em nossa vida não é fruto do acaso, mas sim do grande plano de Deus! Depois disso São José acolheu Maria e o menino, foram para o Egito fugindo da perseguição de Herodes e depois voltaram para Jerusalém".
São José antecipa para nós qual deve ser o nosso lugar na vida, quando nos encontramos com a Palavra de Deus pelo Batismo.
"José, um homem justo, e na Carta de São Paulo, temos esse convite: 'Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura'. Aprendemos a deixar-nos tocar pela graça de Deus, nos tornando presença real da revelação do Santíssimo Redentor. É dessa forma que comunicamos a ação de Deus em nós. Nesse último dia da Novena, aprendemos com São José a ser novos em Cristo Jesus, conduzidos pelo Seu Espírito! Um espírito de reconciliação", disse o sacerdote.
Confira as fotos:
1/10
Veja a reflexão na íntegra:
8º Dia da Novena
No oitavo dia do momento oracional, realizado nesta sexta-feira (16), entendemos que Deus possa tomar parte nesse processo da vida, para que as juventudes tenham o vigor da vida, mas também o vigor divino. No Jovem de Nazaré, a Juventude encontra seu Amigo, sua força e seu modelo de vida.
“Jovens, levai à plenitude minha alegria, pondo-vos de acordo no mesmo sentimento, no mesmo amor, em uma só alma, em um só pensamento, nada fazendo por competição ou vanglória... Tende o mesmo sentimento de Cristo Jesus” (Fl 2,2-5)
Padre Vanderlei Sousa, C.Ss.R. em sua reflexão nos orienta que a partir do encontro com a Palavra de Jesus, vivemos uma nova realidade, uma conversão constante.
"São Paulo nos faz perceber que precisamos observar atentamente, de que maneira esse Reino novo está gerando em nós mudança de vida. O que realizamos e encontramos nesse caminhar com Jesus, não são para nossa glória, mas sim para a glória de Deus! A humildade de saber que somos amados infinitamente pelo Pai que enviou Seu filho para que todos nós nos tornemos filhos e filhas Dele".
O missionário redentorista também nos fala que dentro da natureza humana, Deus se manifesta em Jesus, e também falou do tema do oitavo dia da Novena.
"A forma como olhamos nossa realidade nos leva à comunhão com Jesus? Tenhamos a mente e o coração voltados para o Cristo. Para isso não existe idade. Pensemos na juventude que deve existir em cada um de nós, e entender que o Senhor nos conduz nessa vida. Jamais estaremos preparados, jamais nos sintamos acima de ninguém, pois todos estamos a todo momento a caminho, nesse espírito de conversão e constante busca de Deus".
Veja a reflexão na íntegra:
7º Dia da Novena
Na noite desta quinta-feira (11), o sétimo dia de Novena de São José nos convida a fazer a reflexão sobre as crianças como verdadeiro sorriso de Deus, em que ao deixarmos ter um coração semelhante ao de uma criança, vamos nos encantar pelas novidades de Cristo e, assim como São José, encantar-se pela perspectiva de fazer parte do plano de salvação de Deus.
“Traziam-lhe crianças para que as tocasse, mas os discípulos as repreendiam. Vendo isso, Jesus ficou indignado e disse: ‘Deixai as crianças virem a mim. Não as impeçais, pois delas é o Reino de Deus.’” (Mc 10, 13-14)
Padre Vanderlei Sousa, C.Ss.R. convida os presentes na Basílica História a duas linhas de pensamento. A primeira trata da indignação de Jesus diante da recusa dos seus discípulos em acolher a criança.
"Eles estavam profundamente desapontados porque Jesus, o Mestre, aquele que falava e debatia com seus contestadores, [...] estava dando atenção para aquelas pequenas crianças que não tinham muito valor, e Jesus indigna-se por ver que os discípulos estão muito mais focados em dar atenção as suas vontades, às suas hierarquias de valores do que anunciar o reino de Deus, que começa pelos pequenos e humildes".
Para o segundo pensamento, o missionário redentorista convoca os cristãos para um desafio, de entender que precisamos manter um coração semelhante ao de uma criança.
“Não é o infantil, mas é o semelhante ao de uma criança na capacidade de se deixar encantar pelas coisas novas e se encantar por Deus, de não criarmos uma mentalidade que Deus é do tamanho da nossa mente, do nosso pensamento, de que a fé, que a religião que praticamos é apenas respostas as nossas vontades”.
6ª Dia da Novena
Na noite desta quarta-feira (13), o sexto dia de Novena de São José nos fez refletir sobre a realidade de muitos doentes e idosos abandonados pela sociedade, e, assim como São José, confiar na misericórdia de Deus para sempre auxiliar os que mais sofrem.
“Não tenhas medo, pois estou contigo, não te angusties, pois eu sou teu Deus, eu te fortaleço e te ajudo, eu te sustento com minha mão direita vitoriosa” (Is 41,10).
Padre José Antônio Dal Bó Giovanetti, C.Ss.R. presidiu a celebração e nos falou sobre como lidar de forma espiritual as dificuldades do corpo e da mente, quando estamos doentes ou para nossos idosos, como a solidão, medo da morte, perda de entes queridos e perdas cotidianas.
"Quando nos abandonamos nas mãos de Deus começamos a superar estas contrariedades. Jesus na Cruz se sentiu-se também como que fosse abandonado pelo Pai, quando gritou 'Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes?' (Mt 27,46) mas logo Jesus diz: 'Pai, em tuas mãos eu entrego o meu espírito' (Lc 23,46). É preciso carregar com amor o que não podemos mudar com a nossa força, não é fácil agir assim, mas não é impossível. Em Jesus, somos mais que vencedores! Tudo posso Naquele que me conforta!".
O missionário redentorista reforça que nossa maior segurança está em Deus como os Santos Mártires sempre fizeram, e que procuremos sempre a força de Deus para também cuidar das pessoas idosas e doentes.
"Sabemos que são muitas as congregações masculinas e femininas que cuidam destes irmãos e irmãs, como os Camilianos, que têm hospitais por todo o mundo. São Camilo de Lélis tinha um carinho especial pelos doentes, e falava que 'No doente está presente Jesus'. Sabemos que existe nas paróquias pelo Brasil, a Pastoral da Pessoa Idosa, que faz muito bem a essas pessoas, é muito importante essa dimensão da caridade cristã".
Veja a reflexão na íntegra:
5ª Dia da Novena
Nesta terça-feira (12), dando continuidade à Novena em louvor a São José, foi celebrado o quinto dia, que refletiu sobre o amor de Deus manifestado por meio de nossos pais, vivos e falecidos, ao nos dar a vida. Recordou também o modelo de paternidade de São José para as famílias.
“Filhos, obedecei a vossos pais, no Senhor, pois isto é justo. Honra teu pai e tua mãe. Vós, pais, não deis a vossos filhos motivo de revolta contra vós, mas criai-os na disciplina e correção do Senhor” (Ef 6,1-4)
Padre Dal Bó presidiu a celebração e afirmou que muitos de nós podemos até não ter tido os pais que gostaríamos, no entanto, não devemos deixar de ser gratos a eles pelo presente que é a nossa própria vida.
“Nossos pais nos geram não somente para este mundo, mas para a eternidade. É na família que somos gerados, nascemos, crescemos, amadurecemos, assim como Jesus de Nazaré crescia na idade, na sabedoria, na graça de Deus. Jesus era divino, porém era humano também. Então certamente foi crescendo apoiado por seu pai São José e Nossa Senhora.”
O Padre explicou que nenhum de nós podemos viver por nós mesmos, precisamos do próximo para crescermos e amadurecermos, até que um dia cheguemos à altura de Cristo, como é o desejo do Pai para cada um de nós.
“Vamos oferecer esta novena a São José, pai de Jesus, para que nós possamos realmente valorizar os nossos pais e que os pais também ajudem seus filhos, passem a herança não somente física, mas a espiritual e assim nós nos completamos no corpo de Cristo.”
4ª Dia da Novena
Nesta segunda-feira (11), a Basílica Histórica retomou com o quarto dia da Novena em preparação às festividades de São José e refletiu a família cristã como instituição divina e não invenção humana.
“Houve uma festa de casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava lá… a Mãe de Jesus lhe disse: 'Eles não têm mais vinho'. Sua mãe disse aos serventes: 'Fazei tudo o que eles vos disser'”. (Jo 2, 1-5).
Padre José Antônio Dal Bó Giovanetti, C.Ss.R., superior da Casa Provincial em São Paulo, presidiu a celebração e explicou que a iniciativa sempre vem de Deus, que nos procura e não nos abandona e age por meio de mediações.
“Um exemplo da ação de Deus agindo é nos mostrar que para que nós pudéssemos nascer, vir ao mundo, precisamos de nossos pais para que pudéssemos existir. E para que Jesus também viesse ao mundo precisou de Maria Santíssima como Medianeira para encarnar em seu seio”.
E baseando-se no Evangelho, mostrou que para que Jesus “crescesse em idade, sabedoria e graça” (Lc 2, 52) precisou também da mediação de seus pais, de José e Maria, inclusive durante seu primeiro milagre nas Bodas de Caná.
“Vemos que Deus age sempre diretamente e também através das mediações, Deus age dentro de nós quando nós nos abrimos e agimos no mundo para que reine a paz, a justiça, o amor, a fraternidade, a solidariedade, a partilha, a compaixão, a reconciliação, o perdão e a tolerância. Deus está agindo também em nós e através de nós, para que tenhamos mais um mundo renovado e mais feliz como o desejo de Deus”.
Veja a reflexão na íntegra:
3º Dia da Novena
Nesta sexta-feira (08) o terceiro dia da novena em louvor a São José refletiu sobre a comunidade cristã e a importância da sintonia na mesma fé, na Igreja que se reúne em Cristo.
“Tende em vós o mesmo sentimento de Cristo Jesus… Ele esvaziou-se a si mesmo e assumiu a condição de servo… humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz!” (Fl 2, 5-8)
Padre Ferdinando Mancílio, C.Ss.R., presidiu a celebração e explicou que como batizados somos Igreja e por isso vivemos em comunidade.
“Assim como você tem a sua comunidade lá onde você mora. Não é simplesmente um ajuntamento de pessoas. Por que a comunidade? Quando estamos reunidos em comunidade, em nome do Cristo, nós somos toda a Igreja, não importa quantas pessoas, mas importa, sim, que todos ali presentes reunidos estejam de fato reunidos no nome de Cristo”, disse.
Por ocasião da 11ª Romaria do Terço das Mulheres, o Padre se dirigiu de modo particular a cada uma delas:
“A Romaria do Terço das mulheres vem lembrar o quanto você, mulher, cristã, mulher de fé, é responsável para que o Evangelho chegue no coração das pessoas. Você, como mãe, esposa, você é anunciadora e discípula de Cristo também. Por isso, ser comunidade é tornar vivo e presente o Reino de Deus. Então, não deixe de se reunir na sua comunidade, de estender as suas mãos para o seu irmão, sua irmã e dizer, caminhe comigo, pois eu não quero caminhar sozinha. Eu quero caminhar como povo de Deus, como Corpo de Cristo e como Igreja, por isso ame a sua comunidade”, falou.
Veja a reflexão na íntegra:
2º Dia da Novena
Nesta quinta-feira (7), o segundo dia da novena em honra ao pai adotivo de Jesus nos lembra o nosso batismo quando fomos inseridos no Corpo de Cristo, que é a Igreja. Ele é a Cabeça desse Corpo, que somos nós, sacramento do Reino.
“Portanto, ide e fazei discípulos todos os povos, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”. (Mt 28,19)
O missionário redentorista Padre Ferdinando Mancílio, C.Ss.R. presidiu a celebração e refletiu a respeito da Igreja de Jesus, que somos nós, povo de Deus.
“Deus quer que nós sejamos templos Dele, sejamos templos vivos, e que sejamos Igreja. Olhamos para o dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo prometido por Jesus, veio de junto do Pai sobre os discípulos e Nossa Senhora, e a partir daquele momento os discípulos começaram a anunciar com coragem o Evangelho de Jesus. Como acabamos de ouvir o mandato de Jesus: Ide pelo mundo inteiro e anunciai a todas as nações a boa notícia do Reino”.
Padre Ferdinando também orientou sobre a vocação da Igreja desde o seu início.
“Está descrita nos Atos dos Apóstolos a Igreja nascente, os cristãos que se reuniam com os discípulos, que se alegravam na mesma fé em Cristo, que escutavam a Palavra, e partilhavam também o pão! A Igreja do primeiro século é a Igreja que vivemos hoje! Ao redor da mesa, escutar a voz de Deus na realidade no mundo de hoje, assim como os primeiros cristãos! E São José caminha conosco, porque o Senhor confiou a guarda, a proteção desta casa nas mãos de José, homem escolhido por Deus para também cumprir sua missão, e cumpriu fielmente”.
Veja a reflexão na íntegra:
1º Dia da Novena
Na noite desta quarta-feira (06) às 19h, a Basílica Histórica acolheu os devotos de Nossa Senhora para o início da Novena em preparação para a Festa de São José.
Este primeiro dia recordou o papel de Nossa Senhora e São José, que foram chamados por Deus para serem colaboradores fundamentais em Sua obra de Salvação e no cumprimento de Suas promessas.
“Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” ( Jo 3,16)
Padre Ferdinando iniciou a reflexão deste dia com a afirmação de que Maria e José são um casal bendito, pois Deus assim o desejou em Seus desígnios.
“Maria, que responde sim ao desígnio divino, mas José também responde sim ao desígnio divino[…] Ele percebeu inteiramente o que estava acontecendo com Maria, que não era nada humano, era divino. E José, então, vai assumir guardar Maria e o Menino Deus. Vai guardá-los, vai protegê-los”, disse.
1/4
O Padre recordou que contemplamos a vida de Maria e José, pois fizeram tudo por amor a Deus e pelo desejo sincero de servi-Lo. Nesse sentido, explicou que devemos seguir o exemplo de ambos:
“Não é porque foi possível para eles que seja impossível para nós. Talvez é porque nós não nos agarramos em Deus o quanto precisamos… Maria e José são modelos de pessoas de fé, mas são também modelos de quem coloca a vontade de Deus em primeiro lugar, são servidores do Reino.”
Padre Ferdinando finalizou pedindo que este primeiro dia da Novena em louvor a São José ajude a cada um de nós a caminhar decididamente em nossa fé.
Como acompanhar
Caso você não possa vir até Aparecida (SP), é possível acompanhar pela Rede Aparecida de Comunicação: pelo Canal do Santuário Nacional no YouTube, Aplicativo Aparecida, TV Aparecida e Rádio Aparecida.
E aqui no Portal A12, caso você perca algum dia ou deseje rever, terá disponíveis as reflexões de cada dia.
:: Acompanhe a Novena de São José 2024 com o subsídio da Editora Santuário!
Clique aqui e adquira já! (disponível apenas na versão digital)
Valei-nos, São José!
Santuário Nacional recebe a 20ª Romaria da Arquidiocese de Goiânia (GO)
Neste fim de semana, o Santuário Nacional acolheu os romeiros da Arquidiocese de Goiânia, na Santa Missa às 9h.
Santa Missa recorda a memória da Apresentação de Nossa Senhora
Pe. Célio Lopes celebrou a Memória da Apresentação de Nossa Senhora no Santuário Nacional, destacando a importância da participação ativa na fé e na comunidade.
Santuário Nacional celebra o dia da Consciência Negra
Celebração Eucarística na Casa da Mãe Aparecida reforça inclusão e valor dos afrodescendentes no Dia da Consciência Negra, com mensagem de amor e fraternidade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.