Com o tema “Mãe Negra Aparecida, ajude-nos a restituir o direito, liberdade na justiça e no amor” a 23ª Romaria das Comunidades Negras aconteceu neste sábado, dia 9, no Santuário Nacional de Aparecida.
O Bispo referencial da Pastoral Afro - Brasileira, Dom Zanoni Demettino de Castro, relembra que a missão da igreja é a evangelização e em meio a tantos desafios como à ameaça aos povos indígenas, quilombolas, o extermínio da comunidade negra e a perda de direitos uma notícia boa somos chamados a dar:
“evangelizar não é só um verniz superficial, mas fazer com que a vontade de Deus, o novo céu e uma nova terra se realize. Nós como afrodescendentes, não como objetos, mas, sobretudo como sujeitos protagonistas, acreditamos como nos ensina a mãe Aparecida, nessa gestação do novo. É vontade de Deus, mas exige a vontade humana também.“
Maria José faz parte da Pastoral Afro- Brasileira há 17 anos e nesse tempo participa da Romaria das Comunidades Negras. Para ela a Pastoral Afro luta pelo povo, por políticas públicas, mas sem deixar de lado a alegria e deixa o convite a todos. : “É uma pastoral muito alegre que louva ao senhor com toda a alegria, com suas cores de roupa, de danças. Como diz a palavra de Deus : 'louvai ao senhor com todos os seus instrumentos, com seu corpo, com sua dança.' É só alegria. Vem participar, procure a sua paróquia e veja se lá tem a pastoral Afro-Brasileira.
Veja a galeria:
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.
Excelente celebração, eu estava lá e me emocionei com a homilia do bispo feita com muita propriedade e conhecimento da realidade social. Penso que todas estas pastorais servem como um olhar diferente sobre cada um de nós, que também somos DIFERENTES. É como em uma casa com muitos filhos, cada um é diferente do outro e deve ser compreendido de uma maneira diferente da outra.
Missa linda!
Santuário embelezado pela beleza negra.
D. Zanoni,perfeito em sua exaltação aos povos excluído e marginalizado.
Que à nossa mãe, a Negra Mariama, nos abençoe e que nos conduza sempre no caminho da verdade.
Obrigada à todos que preparam e fizeram acontecer.
Ao invés de Pastoral A, B, C e D... Deveríamos ter apenas a Pastoral dos Filhos de Deus, que somos todos nós!
A hora é de unidade. Chega de tanta subdivisão. Divisão não vem de Deus!
Todos nós somos filhos de Deus e da Santíssima Virgem Maria.Viva Jesus e Maria Santíssima.maqleo12@gmail.com
Boa tarde,
Gostaria muito de saber o nome desse grupo que tocou na missa, pois as musicas sao emocionantes e marabilhosas gostaria de saber mais sobre o trabalho deles.
Olá Cíntia, agradecemos com carinho seu contato.
O grupo que ajudou no coral da missa faz parte das comunidades quilombolas da Bahia e São Paulo. No portal A12 temos uma reportagem que fala sobre essa comunidade e também algumas músicas disponíveis. Para saber mais acesse o link https://www.a12.com/redacaoa12/quilombolas
Fique com as bênçãos da Mãe Aparecida!
Nossa Senhora Aparecida rogai por nós!