Notícias

Romarias: experiência coletiva de vivência da fé, sob o olhar de Nossa Senhora

Casa de devoção e encontro, o Santuário de Aparecida se prepara para o Ano Jubilar, acolhendo a todos que vêm buscar esperança no colo de Maria

Escrito por Luciana Gianesini

13 NOV 2024 - 06H00

O Santuário Nacional de Aparecida é o maior destino de peregrinação religiosa do Brasil, acolhendo devotos de todas as regiões. Em 2024, romarias de todos os 27 estados brasileiros já trouxeram milhares de pessoas até a Casa da Mãe, unidas pela fé e pelo desejo de estar junto a Nossa Senhora.

A Basílica de Aparecida é também um ponto de encontro frequente de diferentes realidades eclesiais. Desde a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) até movimentos e comunidades que possuem membros espalhados pelo país, passando pelas iniciativas paroquiais das romarias, o local é escolhido para suas atividades anuais de reencontro, formação e reflexão.

A expressão da devoção de diferentes grupos à Nossa Senhora Aparecida retrata a fé do povo em sua Padroeira.

Por que fazer uma romaria a Aparecida?

Peregrinar ao Santuário Nacional é uma oportunidade única de fortalecer a fé e renovar a confiança, especialmente em tempos difíceis.

Nas celebrações, os romeiros encontram paz e acolhimento no principal destino de devoção mariana do Brasil. A romaria oferece momentos intensos de união com Nossa Senhora Aparecida e a chance de compartilhar a fé com devotos de todo o país.

Alberto Andrade/ A12
Alberto Andrade/ A12

A expressiva presença das romarias em 2024

As romarias ao Santuário refletem a diversidade de fiéis, vindos de diferentes lugares e realidades, que visitam a Casa de Nossa Senhora para fortalecer sua devoção e renovar sua esperança.

Nesse sentido, essa devoção se torna ainda mais especial com a proximidade do Ano Jubilar da Esperança, que terá início em dezembro. Sob o tema “Peregrinos da Esperança”, o Santuário espera motivar ainda mais romeiros a visitarem a Capital Mariana da Fé.

Em 2024, três estados se destacam no número de romarias cadastradas:

- Minas Gerais: 33% das romarias

- São Paulo: 19%

- Paraná: 18%

Nas regiões Norte e Nordeste, o aumento de romarias é notável:

- Acre: aumento de 800% em relação a 2023

- Amapá: número de peregrinos dobrou

- Ceará: aumento de 7%

CLIQUE AQUI E CADASTRE SUA ROMARIA

Caminhos de devoção e comunhão

As romarias ao Santuário são muito mais que uma visita; representam uma caminhada de fé onde os fiéis:

  • Unem-se em comunhão: Grupos de várias regiões encontram-se em Aparecida, reforçando a união entre pessoas de diferentes lugares.
  • Buscam renovação e força: Peregrinos trazem suas intenções, muitos viajando longas distâncias para agradecer ou pedir bênçãos à Mãe Aparecida.
  • Sentem-se acolhidos: queremos oferecer um ambiente de paz, onde todos encontram espaço para renovar a confiança e o ânimo.

“Cada romaria é um gesto de fé e confiança que enriquece a história do Santuário e fortalece os laços dos devotos com Nossa Senhora Aparecida.”

Thiago Leon
Thiago Leon

Com a Mãe Aparecida, somos peregrinos da Esperança!

Em breve, o Santuário Nacional de Aparecida, junto com toda a Igreja, iniciará o Ano Jubilar de 2025, um tempo especial em que o Papa Francisco nos convida a renovar a nossa confiança e a nossa fé enquanto peregrinos nesta Terra.

O Jubileu será marcado por diversas atividades que ajudarão a aprofundar a vivência da esperança cristã.

A cada celebração, o Santuário deseja reforçar sua missão de acolher e evangelizar a todos que chegam à Casa da Mãe Aparecida em busca de consolo, força e crescimento na fé.

:: Planeje sua romaria, renove sua fé e sinta-se acolhido na Casa da Mãe Aparecida. Acompanhe as celebrações e venha buscar força, paz e união ao lado de Nossa Senhora! Saiba mais em a12.com/romarias

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...