Leia MaisSantuário Nacional conta com estrutura de trânsito para peregrinosVindos de diversas partes do Brasil, inúmeros peregrinos, devotos de Nossa Senhora Aparecida percorrem frequentemente um percurso a pé ou de bicicleta até Aparecida (SP), por meio das Rotas de Devoção.
Mas durante todo o ano, e principalmente perto da Festa da Padroeira, o número de pessoas que decide peregrinar aumenta e muito.
Ao todo, há sete caminhos, que são opções para quem decide peregrinar. Eles têm início nos estados de São Paulo, Minas Gerais ou Rio de Janeiro.
Esses trajetos permitem que cada pessoa vivencie momentos de oração, contemplação, silêncio, desprendimento de si mesmo, ou seja, uma experiência profunda de fé.
Sendo opções mais seguras para o momento de devoção existem as Rotas como o Caminho da Fé, partindo de São José do Rio Preto (SP), os peregrinos chegam a andar cerca de 867 km.
Já no Caminho Religioso da Estrada Real, saindo de Caeté (MG), são 806 km percorridos.
Outros trajetos compõem as Rotas da Devoção: Caminho de Aparecida (285 km), Caminho de Nossa Senhora, (495 km), Rota da Luz, (201 km), Caminho da Padroeira (330 km) e o Caminho da Graça (400 km).
Os percursos, parceiros do Santuário de Aparecida, são cuidados por associações locais e prestam auxílio aos romeiros, com pontos de apoio e orientações.
Ao chegar à Casa da Mãe, o devoto pode se dirigir ao CIT (Centro de Informações Turísticas), localizado no corredor de acesso ao CAR (Centro de Apoio ao Romeiro), para a emissão de um certificado de conclusão da peregrinação.
Juliana Neves, líder de setor do Centro de Informações Turísticas (CIT) do Santuário, disse ao A12 da importância do devoto sempre documentar o seu trajeto para emitir o certificado.
“Os carimbos são importantes, pois comprovam o percurso de cada Caminho. Ao longo do caminho existem os ramais, que são os locais específicos para efetuar o carimbo na credencial. Outro ponto importante é a credencial, ela é o documento do peregrino, fornecida pelo Caminho de peregrinação escolhido por ele. Bacana disponibilizar nas informações os contatos dos Caminhos parceiros para credenciamento e saber os ramais para os carimbos. Todos os certificados são emitidos no Ponto de Encontro no CIT”.
Juliana também falou que o devoto no próprio ponto de encontro pode emitir o Rotas da Devoção, certificado oficial do Santuário para quem peregrinou pelos sete caminhos ou em outras rotas.
“Esse não exige credencial, logo também não exige carimbos. Pode ser retirado no Ponto de Encontro como os demais. Através de um QR code, o peregrino faz seu cadastro de peregrinação e somente com o CPF cadastrado, já acessamos seu perfil em nosso sistema para emissão do certificado”.
A importância de peregrinar
A palavra peregrino diz respeito aqueles que se colocam numa grande jornada, fazem viagem a um lugar santo ou de devoção.
Nesse sentido, não podemos esquecer de que o próprio Jesus nos convida a caminhar com Ele, por isso peregrinar é também um encontro, o centro da fé.
“E vós conheceis o caminho do lugar para onde vou. ‘Senhor' — disse-lhe Tomé — 'não sabemos para onde vais; como podemos saber o caminho?’. Jesus respondeu-lhe: 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai senão por mim'.” (São João 14,6)
Como peregrinos da esperança que somos, rumo ao céu junto à Igreja, podemos dar testemunhos ao caminharmos para a Casa da Mãe de que Cristo Jesus está conosco e é Ele quem motiva a nossa fé e o desejo de prosseguir.
Equipe da TV Aparecida fará mais 100 km no Caminho da Fé até o Santuário
Dia Oracional Mariano é celebrado com mensagem de serviço cristão
No Dia Oracional Mariano, o Santuário Nacional destaca a missão cristã de servir, com reflexões sobre a vida e o exemplo de Maria.
Congregações Marianas celebram 50 anos de romaria no Santuário de Aparecida
Há 460 anos, as Congregações Marianas se reúnem há 50 anos no Santuário Nacional em agradecimento.
Santuário Nacional acolhe a 28ª Romaria Nacional da Pastoral Afro-Brasileira
A celebração eucarística foi presidida pelo bispo da Diocese de Araguaína (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, Dom Giovane Pereira de Melo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.