Após a cerimônia realizada em Brasília–DF na Quarta-feira de Cinzas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) celebra a Missa de abertura da Campanha da Fraternidade 2024 no Santuário Nacional de Aparecida, neste primeiro domingo da Quaresma (18), às 8h no Altar Central. A celebração será presidida pelo presidente da entidade, Dom Jaime Spengler, Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre–RS.
Leia MaisConfira a Mensagem do Papa Francisco para a Campanha da Fraternidade Além da transmissão pela TV Aparecida e do YouTube do Santuário Nacional, aqui no portal e nas contas do Instagram do Santuário (@padroeira) e do A12 (@portala12) você terá uma cobertura completa deste momento importante para a Igreja no Brasil.
Esta edição marca os 60 anos de mobilização da Campanha da Fraternidade em todo o Brasil. O tema escolhido para a ocasião é “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).
“É desejo de nossos bispos que essa Campanha da Fraternidade seja curadora das nossas relações e que aproveitemos a amizade social para estabelecer novas relações crescendo e nos convertendo, cada vez mais, à fraternidade universal”, disse o Padre Jean Paul Hansen, assessor do Setor de Campanhas da CNBB.
Na sede da entidade em Brasília, Dom Ricardo Hoepers ressaltou que a Campanha acontece no contexto de comunhão, participação e missão do Sínodo dos Bispos e na preparação do Jubileu 2025. “Estamos aqui para anunciar ao mundo em boa e alta voz: Em Cristo, somos irmãos e irmãs. Em Cristo, somos Igreja viva, a caminho do Reino definitivo. Em Cristo, queremos mais uma vez vivenciar este tempo de graça, conversão e mudança de vida, de morrer do pecado e ressuscitarmos na Páscoa do Senhor”, enfatizou o secretário-geral da CNBB.
Após a Santa Missa, além de Dom Jaime, o subsecretário adjunto da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, o assessor do Setor de Campanhas da CNBB, Padre Jean Paul Hansen, o assessor de comunicação da instituição, Padre Arnaldo Rodrigues, e o assessor da Comissão Episcopal para a Liturgia, Frei Luís Felipe Marques participarão de uma entrevista coletiva na Sala de Imprensa do Santuário Nacional, onde falaram aos jornalistas presentes a respeito do impacto da Campanha da Fraternidade na realidade de cada brasileiro.
No ano passado, a Campanha da Fraternidade teve como tema “Fraternidade e Fome”, com o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14, 16). A pauta propõe a reflexão e o enfrentamento ao flagelo da fome por meio de compromissos que transformem a realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo.
Em entrevista para o Portal A12, o presidente da CNBB esclareceu como a Campanha poderá ajudar o povo de Deus a ser mais solidário a quem passa fome em nosso país.
“É importante para nós, cidadãos e cidadãs, saber que tem gente passando fome! Mais de 30 milhões! E a fome é um crime, assim como diz o Papa Francisco. Portanto, nós temos o compromisso cidadão e também o compromisso de fé de estarmos presentes solidariamente na vida destas pessoas”, completou.
Evangelização e conscientização
Para o A12, Dom Joel Portella enfatizou o esforço de cada cidadão para ajudar os famintos, principalmente na questão do desperdício dos alimentos.
“Uma característica forte da campanha deste ano insiste profundamente no agir! Esse agir é pessoal, familiar, comunitário e social. E nesse âmbito pessoal, aquilo o Santo Padre tanto insiste: não desperdice comida!
Comece daqui, pois essa atitude mostra que você pode, de fato, não desperdiçar e repartir e vai até o outro extremo, para que tenhamos políticas públicas de Estado que não ficam mudando conforme o governo, mas que trabalhem pela superação da fome. A fome é um fenômeno humanitário, urgente, entristecedor e vergonhoso, e exige a união de todos”, disse.
O Padre Jean Paul nos disse qual o principal fator para que a CNBB pela terceira vez abordasse a fome em sua principal campanha.
“Sem dúvida foi a volta do nosso país ao mapa da fome. As duas primeiras campanhas, em 1975 e 1985, aconteceram num contexto diferente. Já a desse ano acontece num cenário em que já sabemos como vencer a fome! Quando nossos bispos contemplaram nossos irmãos e irmãs mergulhados nesse flagelo, entenderam que era hora de retomar o tema para que possamos vencer novamente a fome”.
Para que você possa ter mais informações sobre a campanha, a respeito do texto-base e mais subsídios desta iniciativa, você pode acessar a página especial do A12 sobre a Campanha, e também o site oficial da CF.
Durante a entrevista coletiva, Padre Patriky nos orienta a respeito do valor social e espiritual em compartilhar os conteúdos da Campanha da Fraternidade em nossas comunidades.
“Estamos nos preparando para celebrar a vitória de Cristo sobre a morte, a festa da Páscoa! E junto com o jejum, a oração e a esmola, alargamos o nosso coração para poder pensar sobre a realidade daqueles que passam fome. Assim, a Campanha organiza o serviço da caridade, promove a justiça e a dignidade humana”.
Veja como foi a Missa de Abertura da Campanha da Fraternidade em 2023
8 ensinamentos de Dom Orlando Brandes para a Festa de Cristo Rei
A reflexão de Dom Orlando Brandes na Solenidade de Cristo Rei foi baseada em pelo menos oito versículos. Aprenda com ele!
Santuário Nacional recebe a 20ª Romaria da Arquidiocese de Goiânia (GO)
Neste fim de semana, o Santuário Nacional acolheu os romeiros da Arquidiocese de Goiânia, na Santa Missa às 9h.
Santa Missa recorda a memória da Apresentação de Nossa Senhora
Pe. Célio Lopes celebrou a Memória da Apresentação de Nossa Senhora no Santuário Nacional, destacando a importância da participação ativa na fé e na comunidade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.