Uma noite histórica para a fé católica no Brasil! Um dos eventos mais aguardados da Romaria dos 25 anos da Família dos Devotos aconteceu nesta sexta-feira (12), quando as instalações do Porto Itaguaçu foram oficialmente reabertas.
O local onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelos pescadores em 1717 foi totalmente revitalizado, com a reconstrução da Capela da Pesca Milagrosa, e também um novo monumento em homenagem aos pescadores foi instalado em sua entrada.
Ao todo, o destino ocupa área total de 130 mil m² e, além dos próprios atrativos, também é ponto de partida para se percorrer o Caminho do Rosário, em direção à Cidade do Romeiro, ou para acessar o recém-inaugurado parque Três Pescadores. A Capela da Pesca Milagrosa no Porto Itaguaçu irá abrir para visitação a partir deste sábado (13) das 7h às 16h.
Em entrevista ao A12, o arquiteto sacro Tobias Bonk Machado nos relatou como foi a concepção deste processo de revitalização para que fosse mantida a essência da origem da principal devoção mariana do povo brasileiro.
“O pedido dos redentoristas foi para que a gente pudesse dar ainda mais dignidade a esse espaço. Há mais de três séculos, ele foi se construindo e se edificando, desde os três pescadores até o momento atual, e ele precisava, claro, de um novo olhar. Nós temos o monumento dos três pescadores como que marcando esse final do Caminho do Rosário, mas também que marca esse acesso ao nível de quem vem da capela São Geraldo, de quem pode acessar o parque, forma que como um grande local de chegada”.
Tobias também ressalta que com toda a configuração do Porto Itaguaçu sempre estaremos mergulhados nesse mistério da fé que é a aparição da imagem da Mãe Aparecida.
“Sabendo que estamos no Porto do Itaguaçu, formamos um grande eixo, uma grande esplanada, marcada pelas palmeiras e pelo desenho de piso externo, como grandes peixes que nos conduzem à Capela. Atrás da Capela temos como marco principal a própria Cruz da Aparição, que também está toda revitalizada e repleta de simbologia agora também. Mas o ponto principal desse conceito, uma vez estando no momento da aparição. Então, nós somos convidados a acessar pela porta a porta, que a sua simbologia máxima é o próprio Cristo”.
Antes da Santa Missa, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro, com o hasteamento das bandeiras feito pelos Missionários Redentoristas, Religiosas e colaboradores do Santuário, como também o descerramento da placa que marcou a conclusão da revitalização do Porto Itaguaçu e da Capela da Pesca Milagrosa.
Aos sinos da nova Capela, a celebração eucarística foi celebrada por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, concelebrada pelos missionários redentoristas Padre Marlos Aurélio, C.Ss.R., superior da Província Nossa Senhora Aparecida, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., Reitor do Santuário Nacional, Padre Fábio Evaristo, C.Ss.R., Administrador-Ecônomo do Santuário e o Padre Adam Rapala, C.Ss.R., ecônomo adjunto.
A Santa Missa também contou com os missionários redentoristas que cuidam do Santuário Nacional, colaboradores da Casa da Mãe, religiosos de diversas congregações e romeiros de todo o Brasil que há 25 anos fazem parte desta iniciativa de amor e devoção.
Revitalizar nossa fé através da natureza
Antônio Almeida, devoto de Curitiba (PR) falou ao A12 do sentimento em estar neste revitalizado e importante local para a fé católica e a devoção mariana.
“O devoto quando chega à Casa da Mãe, cada vez mais ele se sente acolhido! É o lugar do amor, do carinho, da ternura. Então, chegar aqui, encontrar a Capela da Pesca Milagrosa, o lugar onde começou toda a história, é o lugar do devoto reafirmar a sua fé, a sua fé na Mãe Aparecida, o lugar que o povo brasileiro verdadeiramente se encontra como filhos desta Mãe que sempre nos ama”.
Logo após a homilia da Santa Missa, houve a prece de Dedicação e Unção do novo Altar da Capela. “Aqui, ao redor da mesa do altar, celebrem vossos fiéis o Memorial da Páscoa e se alimentem no banquete da Palavra e do Corpo de Cristo. Aqui, como jubilosa oblação de louvor, ressoe a voz do gênero humano unida aos coros dos anjos e suba até vós a prece incessante pela salvação do mundo”, disse Dom Orlando em trecho desta bênção.
O ecônomo da Casa da Mãe também disse do importante simbolismo e espiritualidade do Porto para o devoto de Aparecida.
“Preocupamo-nos em manter o próprio espaço natural, o ambiente que a natureza oferece, que é a margem do Rio Paraíba que está bem próxima da Capela, valorizar esta natureza, com toda a sua exuberância, com toda a sua beleza, que também revela a Deus, que também nos ensina a contemplar a presença de Deus, Deus que criou todas as coisas e fez tudo muito bonito. Então, por isso, aqui a natureza se destaca, os elementos da natureza, as árvores, as plantas, tudo isso é para ajudar também na nossa oração e a recordar esta beleza que é a nossa fé”, disse o Padre Fábio.
Amor que constrói a dedicação
A entrega deste importante espaço para a história do Santuário só foi possível graças ao esforço de cada integrante da Família dos Devotos, que completa 25 anos e que está sendo celebrada nesta Romaria mais do que especial. Marcos Spalding, diretor de Marketing e Negócios do Santuário Nacional nos relatou da importância da iniciativa em conquistas importantes da Casa da Mãe.
“É muito bacana a gente ter a oportunidade de hoje também estarmos nesta reabertura que faz parte das festividades dos 25 anos, em ter esse marco da consagração aqui da Capela da pesca milagrosa e a gente entende que esse é um local fundamental da devoção, que despertou toda essa fé, que contagia milhares de pessoas, não só aqui no Brasil, mas fora do Brasil também. Então, ter a oportunidade de viver essa data, é uma grande providência! No jubileu da Família dos Devotos, onde estes se congregam ao longo desses anos todos, é com muita alegria que celebramos este local de contemplação e oração”.
REALIZE SUA DOAÇÃO ESPONTÂNEA PARA A CASA DA MÃE
1/11
Devoção de Aparecida para as próximas gerações
Missionários redentoristas, colaboradores do Santuário e representantes da Família dos Devotos estiveram reunidos nesta quinta-feira (11) no revitalizado Porto Itaguaçu para a instalação de uma cápsula do tempo, com informações atuais da nossa Igreja e da Casa da Mãe, para que futuros devotos nos próximos 25 anos, possam ter a certeza de que cada romeiro da Padroeira do Brasil é um evangelizador a partir deste amor que construímos todos os dias na Capital Mariana da Fé. Confira neste vídeo!
A história da Torre Brasília em números
Confira detalhes do tradicional ponto de peregrinação do Santuário
Há 78 anos, devotos de Albertina (MG) visitam a Mãe Aparecida
Confira testemunhos dos devotos mineiros que há quase oito décadas se dirigem até Aparecida
Saiba como organizar sua romaria para vir ao Santuário Nacional
O Santuário Nacional de Aparecida atrai milhares de fiéis em romarias para contemplação, oração e celebração da fé, fortalecendo a espiritualidade e comunidade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.