‘Com Maria, somos povo de Deus, unido pela aliança!’ Esse é o tema da Novena e Festa da Padroeira do Brasil neste ano de 2021.
O reitor do Santuário de Aparecida, padre Eduardo Catalfo comenta que o tema deste ano traz dois termos fundamentais: somos povo de Deus e unido pela aliança.
Ele explica que povo de Deus é uma categoria eclesiológica. “Nós que somos Igreja, que fazemos parte da Igreja, nos entendemos como povo, como família de Deus”, e que essa ideia de povo de Deus foi construída a partir do Concílio Vaticano II, quando fez da participação, a palavra chave da vida da Igreja.
Sobre Aliança, padre Catalfo esclarece que está associada ao Êxodo, que é quando o povo sai do Egito, pela força de Deus e pela liderança de Moisés. “O objetivo do povo não era o êxodo propriamente. O objetivo do povo e o objetivo de Deus era a aliança, o encontro de amor”. Relacionando essa temática com a Jornada Bíblica, o reitor destaca que é essa aliança que será celebrada no contexto da inauguração da fachada norte. “Queremos fazer da Jornada Bíblica esse percurso, esse itinerário em busca de justiça, de salvação e de conhecimento da Palavra de Deus”, ressaltou.
O reitor também revelou que, neste ano, os temas de cada dia de preparação para a Festa tratarão de assuntos como a defesa da vida, a figura de São José (em referência ao ano que o papa Francisco convocou), a ecologia, a eucaristia, a ideia de ser povo de Deus e ser Igreja doméstica.
Padre Eduardo lembra que, possivelmente, ainda estaremos vivendo os limites impostos pela pandemia de Covid-19 e que, por isso, o tema deste ano tem o propósito de focar mais uma vez na família. “Maria presente na nossa família, quer ser sempre a certeza de que, com esperança e confiança, a gente vai superando as dificuldades”, ressaltou.
A Novena e Festa da Padroeira de 2021 será celebrada de 3 a 12 de outubro. Para viver o clima de devoção a Mãe Aparecida e preparar o coração para a grande festa em outubro, os devotos são convidados a se juntarem ao Santuário de Aparecida e a Rede Aparecida de Comunicação todo dia 12 de cada mês, para rezar pela intercessão da Mãe de Deus, no Dia Oracional Mariano. “A Festa de Nossa Senhora é em outubro, mas a Festa a Nossa Senhora deve ser sempre todos os dias e o dia 12 representa isso, a presença de Deus no cotidiano, no dia a dia da nossa vida”, motivou padre Eduardo.
Dom Orlando: “amar os pobres é o puro Evangelho”
Neste domingo o Evangelho nos fala sobre a vinda de Jesus, e nos alerta para termos medo, pois Ele é nossa luz e o fim é na verdade um novo começo, um encontro dom o ressuscitado.
Romarias: experiência coletiva de vivência da fé, sob o olhar de Nossa Senhora
A cada celebração, o Santuário deseja reforçar sua missão de acolher e evangelizar a todos que chegam à Casa da Mãe Aparecida em busca de consolo, força e crescimento na fé.
Família Sieh: sinônimo de devoção à Mãe Aparecida
Família vinda do Oriente há sete décadas demonstrou sua devoção à Mãe Aparecida ajudando o Santuário
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.