Com muito cuidado e observando rigorosos critérios e diretrizes sanitárias, o Santuário Nacional de Aparecida voltou a realizar celebrações com a presença de fiéis nesta terça-feira (28). Após mais de quatro meses de interrupção, a primeira celebração do dia, às 6h45, contou com aproximadamente cem pessoas, que passaram por um rígido controle na entrada, com aferição de temperatura, distribuição de álcool em gel e orientações sobre o fluxo de circulação e distanciamento social no interior da Basílica. As celebrações, que chegavam a reunir cerca de 35 mil devotos, agora vão acontecer com o número máximo de mil peregrinos.
O sentimento é de gratidão e esperança. Nos olhos de cada devoto, era possível perceber a emoção de estar mais uma vez na Casa da Mãe. As quatro celebrações diárias no Santuário Nacional (6h45, 9h, 12h e 16h) e na Matriz Basílica (Consagração às 15h e Missa às 18h) rezaram em memória das mais de 80 mil vítimas da Covid-19 no Brasil até o momento.
Devota Luciana Elache em oração na MissamaisDevota Luciana Elache em oração na Missamenos Celebração no SantuáriomaisCelebração no Santuáriomenos Celebração no SantuáriomaisCelebração no Santuáriomenos Colaboradores aferindo a temperatura ...maisColaboradores aferindo a temperatura dos devotos antes da entrada no santuáriomenos Devoto em oração na MissamaisDevoto em oração na Missamenos Higienização do Santuário entre as Mi...maisHigienização do Santuário entre as Missasmenos Higienização do Santuário entre as Mi...maisHigienização do Santuário entre as Missasmenos Higienização do Santuário entre as Mi...maisHigienização do Santuário entre as Missasmenos Devoto sentado com distanciamento socialmaisDevoto sentado com distanciamento socialmenos Totens de alcool em gel ao longo do S...maisTotens de alcool em gel ao longo do Santuário Nacionalmenos Santuário retoma gradualmente a prese...maisSantuário retoma gradualmente a presença de fiéis nas celebraçõesmenos Santuário retoma gradualmente a prese...maisSantuário retoma gradualmente a presença de fiéis nas celebraçõesmenos Santuário retoma gradualmente a prese...maisSantuário retoma gradualmente a presença de fiéis nas celebraçõesmenos Santuário retoma gradualmente a prese...maisSantuário retoma gradualmente a presença de fiéis nas celebraçõesmenos
1/14
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Daniele Souza
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
Na primeira celebração do dia, às 6h45, o Administrador Ecônomo do Santuário Nacional, Pe. Luiz Claudio Alves de Macedo, C.Ss.R., fez questão de ressaltar o quanto é bom poder novamente acolher a cada um na Casa da Mãe: "Sejam bem-vindos novamente a Casa da Mãe Aparecida", exclamou.
Ao final da celebração, Padre Luiz Claudio falou sobre todo o processo de adequação pelo qual passou o Santuário, desde o início da pandemia, em março. A primeira devota a entrar para participar da celebração, Luciana Elache, de Aparecida, também descreveu o seu sentimento ao retornar à Casa de Nossa Senhora.
Confira no vídeo abaixo:
A Mãe Aparecida nunca nos abandona
Na segunda celebração do dia, às 9h, o padre Carlos Alberto Pereira, C.Ss.R., também saudou aos fiéis que estiveram presentes:
"É uma emoção muito grande estar aqui celebrando com a presença dos féis no Santuário, é claro, tendo um protocolo, uma responsabilidade, um compromisso com a saúde, porque a preocupação continua", salientou.
Na homilia, ele rezou a Nossa Senhora Aparecida: "Mãe, muito obrigado por ter caminhado conosco ao longo desses mais de quatro meses! Um caminho muito difícil, cheio de dificuldades, mas Ela não nos abandonou".
Missa das 9h - Reabertura dia 28 de j...maisMissa das 9h - Reabertura dia 28 de julho de 2020menos Missa das 9h - Reabertura dia 28 de j...maisMissa das 9h - Reabertura dia 28 de julho de 2020menos Missa das 9h - Reabertura dia 28 de j...maisMissa das 9h - Reabertura dia 28 de julho de 2020menos Missa das 9h - Reabertura dia 28 de j...maisMissa das 9h - Reabertura dia 28 de julho de 2020menos Missa das 9h - Reabertura dia 28 de j...maisMissa das 9h - Reabertura dia 28 de julho de 2020menos Missa das 9h - Reabertura dia 28 de j...maisMissa das 9h - Reabertura dia 28 de julho de 2020menos Missa das 9h - Reabertura dia 28 de j...maisMissa das 9h - Reabertura dia 28 de julho de 2020menos Missa das 9h - Reabertura dia 28 de j...maisMissa das 9h - Reabertura dia 28 de julho de 2020menos Missa das 9h - Reabertura dia 28 de j...maisMissa das 9h - Reabertura dia 28 de julho de 2020menos Missa das 9h - Reabertura dia 28 de j...maisMissa das 9h - Reabertura dia 28 de julho de 2020menos Missa das 9h - Reabertura dia 28 de j...maisMissa das 9h - Reabertura dia 28 de julho de 2020menos Limpeza após missa das 9hmaisLimpeza após missa das 9hmenos Limpeza após missa das 9hmaisLimpeza após missa das 9hmenos Limpeza após missa das 9hmaisLimpeza após missa das 9hmenos
1/14
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
- Foto: Thiago Leon
Reveja a celebração na íntegra:
Missionariedade fundamentada na Palavra
Durante todo o dia, também nas celebrações vespertinas do Santuário Nacional e Basílica Velha, o momento histórico vivido na Casa da Mãe Aparecida transpareceu o caráter missionário da presença de cada devoto e devota de Nossa Senhora, como bem expresso em Romanos 12, 12-13:
"Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração; solidários diante das necessidades dos irmãos, acolhedores na hospitalidade".
Também por isso, todo o cuidado das equipes de manutenção e limpeza do Santuário pôde ser conferido de perto por todos os que estiveram presentes neste primeiro reencontro na Casa de Nossa Senhora.
Basílica Velha também tem restrições
Consagração na Basílica Velha - 28 de...maisConsagração na Basílica Velha - 28 de julho de 2020menos Consagração na Basílica Velha - 28 de...maisConsagração na Basílica Velha - 28 de julho de 2020menos Consagração na Basílica Velha - 28 de...maisConsagração na Basílica Velha - 28 de julho de 2020menos Consagração na Basílica Velha - 28 de...maisConsagração na Basílica Velha - 28 de julho de 2020menos Consagração na Basílica Velha - 28 de...maisConsagração na Basílica Velha - 28 de julho de 2020menos Consagração na Basílica Velha - 28 de...maisConsagração na Basílica Velha - 28 de julho de 2020menos Consagração na Basílica Velha - 28 de...maisConsagração na Basílica Velha - 28 de julho de 2020menos Consagração na Basílica Velha - 28 de...maisConsagração na Basílica Velha - 28 de julho de 2020menos Consagração na Basílica Velha - 28 de...maisConsagração na Basílica Velha - 28 de julho de 2020menos
1/9
- Foto: Felipe Guimarães
- Foto: Felipe Guimarães
- Foto: Felipe Guimarães
- Foto: Felipe Guimarães
- Foto: Felipe Guimarães
- Foto: Felipe Guimarães
- Foto: Felipe Guimarães
- Foto: Felipe Guimarães
- Foto: Felipe Guimarães
Assim como no Santuário Nacional, na Matriz Basílica os devotos que compareceram à Consagração das 15h e na Santa Missa das 18h também tiveram de obedecer aos protocolos de segurança e higiene.
1/5
Abrindo para a entrada de féis meia hora antes de cada celebração e fechando logo em seguida ao término de cada uma, a Basílica Velha permite o limite máximo de 40 pessoas por horário. A celebração de hoje foi presidida pelo padre José Ulysses Silva, C.Ss.R.
Assista na íntegra:
As diretrizes para a retomada de atividades presenciais no Santuário de Aparecida estão disponíveis em www.a12.com/retomada.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.