A Capital Mariana da Fé foi visitada por mais de 8,8 milhões de devotos em 2023, de acordo com dados divulgados pelo departamento de Imprensa do Santuário Nacional nesta quinta-feira (04). O número exato é de 8.843.024 peregrinos que estiveram em Aparecida entre os meses de janeiro e dezembro do ano passado.
Leia MaisDom Orlando: “Como é bom começar o ano abraçados pela Mãe de Deus”Conheça os novos sinos da Capela do Porto ItaguaçuDe acordo com o levantamento, foi registrado um crescimento aproximado de 10% em relação a 2022, quando o número de visitantes foi de 8.066.690 pessoas. Também foi divulgado que o fluxo de devotos foi bem equilibrado ao longo do ano, 42% vieram no primeiro semestre e 58% no segundo semestre.
E como todos os anos, a maior concentração de fiéis foi aos fins de semana, feriados e emendas de feriados, com 84% do público, enquanto os dias úteis receberam 16% na média anual. Os meses que fogem deste padrão são aqueles dedicados às férias escolares, em janeiro (30%), julho (20%) e dezembro (21%).
Dados mostram movimento intenso de devotos
No Santuário de Aparecida, setembro foi o mês mais movimentado no ano passado, atraindo 919 mil visitantes. Os números foram impulsionados pelo feriado da Independência do Brasil, quando na soma do fim de semana prolongado, de 7 a 10 de setembro, o número chegou a marca de 276 mil pessoas reunidas.
Como já noticiamos aqui no A12, o dia com maior registro do movimento dos devotos foi o 12 de outubro, Festa da Padroeira do Brasil, com a presença de 112 mil romeiros de Nossa Senhora. Durante o período de Novena e Festa, de 3 a 12 de outubro, 334 mil pessoas estiveram presentes na Casa da Mãe.
Datas como a Semana Santa e Natal registraram a presença de inúmeros devotos. Entre os dias 2 e 10 de abril, 153 mil pessoas participaram da celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Já no período de festa do Nascimento do Menino Jesus, Aparecida acolheu 227 mil devotos entre 23 e 31 de dezembro.
Como foi o ano de 2023 da cobertura do Portal A12? Confira!
Dom Orlando Brandes: “o santo não tira o lugar de Deus”
Neste domingo, Dom Orlando Brandes presidiu a missa da Solenidade de Todos os Santos no Santuário Nacional, refletindo sobre as bem-aventuranças e a santidade.
Missa de Finados: “Todos nós somos romeiros da eternidade, romeiros do céu"
Em sua homilia, o bispo destacou a esperança cristã na vida eterna e a importância de boas obras, reforçando a fé de que a morte é um caminho para os braços de Deus.
Garanta o seu livro da Novena de Natal do Santuário de Aparecida
A Novena de Natal é mais uma oportunidade para rezar em família e refletir, em sintonia com o Jubileu de 2025, buscando a Esperança, a pedido do Papa Francisco.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.