Neste dia 12 de outubro, celebramos a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, e também o Dia das Crianças, por este motivo no Santuário Nacional a Missa do meio dia foi dedicada às crianças.
A Santa Missa aconteceu no Altar Central do Santuário e foi presidida pelo Missionário Redentorista, Pe. João Batista, animada pelo ecônomo do Santuário Nacional, Pe. Heliomarcos Costa Ferraz, C.Ss.R., e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes. A celebração também contou com o a Orquestra e coral infantil do Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA).
Pe. João iniciou dando a boas-vindas a todos os devotos da Mãe Aparecida que estavam presencialmente no Santuário e também a quem acompanhou a celebração pela Rede Aparecida de Comunicação. Leia MaisMissa Solene celebra Nossa Senhora Aparecida no Santuário Nacional
Hoje celebramos a Festa da Padroeira do Brasil, festa de Nossa Senhora. Aquela que nos incentiva a exercer nossa vocação com graça e missão.
“Maria se tornou conhecida e significativa para a humanidade a partir de uma resposta que Ela deu a Deus. Eis aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra. Essa foi a resposta de Maria quando Deus propôs uma proposta um tanto quanto absurda, ser a Mãe do seu filho sem a participação masculina, Maria acreditou movida pela fé ela se colocou à disposição”.
Ao se colocar a disposição de Deus, Maria deu seu sim à sua vocação e sua missão, de ser a Mãe do Filho de Deus e também sua serva. O padre lembrou que foi Maria que percebeu nas bodas de Caná que Jesus seria capaz de fazer algo para que a festa não acabasse.
“E o que que Jesus hoje diz para nós nesse dia especial das crianças? La em Caná, Maria disse: ouça o que Jesus está dizendo para vocês para essa festa de casamento não terminar. E hoje o que Jesus está dizendo para nós para a festa da vida continuar? É preciso que tenha criança, a vida só vai continuar se tiver criança, senão daqui a 100 anos o mundo acabou, não tem mais gente no mundo”.
O padre reforçou que para festa da vida continuar é preciso que as crianças estejam presentes no mundo para a festa da vida acontecer.
“Deixem as crianças nascerem, diz Jesus. Não aborte a vida, porque senão a festa vai acabar. Deixem as crianças nascerem. A consequência do nascimento é o cuidado, por isso cuidem das crianças nascidas. Dê para elas comida, tem muita criança passando fome. Dê para a criança um lugar para ela morar; tem criança debaixo de ponte ou em lugar nenhum. Dê educação para criança; ela precisa aprender, nós seres humanos precisamos aprender tudo. Dê uma família para a criança; Jesus está dizendo para nós: possibilite a criança de sonhar. O que você vai ser vai ser quando crescer? É tão bonito ver alguém sonhar!”
O padre reforçou que as crianças precisam de cuidado, elas não podem fazer tudo sozinhas, não podem ser cobradas daquilo que elas ainda não sabem. A criança tem seus direitos assim como qualquer adulto e que esses direitos dependem de seus pais e responsáveis.
“É preciso que a criança tenha possibilidade de sonhar, mas para isso ela precisa comer, ela precisa morar, ela precisa ir à escola, ela precisa ter uma família, não importa que tipo de família que ela tem, se é pai e mãe, se é só pai, se é só mãe, se é pai e mãe emprestado, não tem problema: a família é o porto seguro da criança”.
Ele refletiu sobre as responsabilidades que muitos adultos colocam nas crianças e destacou a importância de cuidarmos nas crianças, enfatizando que muitas crianças sofrem com abusos, prostituição entre outros problemas que interferem na infância e no futuro de cada uma delas.
“Deixem a crianças serem criança. Não exija dela o que ela ainda não pode dar. Nem no estudo, nem no trabalho, nem nas atividades. Tem criança hoje que tem mais atividade que o adulto e não tem tempo de ser criança. Deixe a criança ser criança para ela sonhar, para ela criar, para ela brincar, para ela estudar. Não abusem das crianças”.
Além do cuidado, a criança deve ser livre para brincar, criar e aprender, mas também é muito importante que ela saiba que existem limites. Os adultos tem muitas obrigações no cuidado das crianças e uma dessas tarefas é a de levar as crianças para a Igreja.
“Leve a criança para a igreja, não esconda Deus dessa criança. O que os olhos não vêm o coração não pede, o que os olhos não vêm o coração na ama”.
E completou:
“Ela vai crescer sabendo que existe um Deus que cuida de nós, ela vai saber que temos uma Mãe que nos foi dada e que intercede por nós. Ela vai saber que é preciso amar como Jesus amor, sonhar como Jesus sonhou, viver como Jesus viveu, é preciso ouvir a voz de Jesus, mas isso ela só vai aprender se nós adultos abrirmos as portas pra ela. E não se esqueça que a Igreja principal está na sua casa, a Igreja doméstica. Reze com as crianças”.
É preciso que cada um cumpra aquilo que Jesus nos pede no Evangelho: “Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino dos céus, tudo o que fizerdes ao menor dos meus irmãos é a mim que o fazeis”.
Pe. João Batista finalizou sua reflexão, pedindo intercessão e proteção de Nossa Senhora Aparecida para todas as crianças.
“Que Nossa Senhora Aparecida abençoe todas as família que cuidam das suas crianças, todas as pessoas de boa vontade que acolhem as crianças que estão descuidadas, que Nossa Senhora Aparecida abençoe todos os projetos sociais que dão as crianças a oportunidade delas serem crianças, crescerem saudáveis e acreditando nos sonhos”.
Santa Missa recorda a memória da Apresentação de Nossa Senhora
Pe. Célio Lopes celebrou a Memória da Apresentação de Nossa Senhora no Santuário Nacional, destacando a importância da participação ativa na fé e na comunidade.
Santuário Nacional celebra o dia da Consciência Negra
Celebração Eucarística na Casa da Mãe Aparecida reforça inclusão e valor dos afrodescendentes no Dia da Consciência Negra, com mensagem de amor e fraternidade.
Celebre o Dia do Músico e ajude a transformar vidas
No dia do músico, você é convidado a participar do Concerto do PEMSA e a contribuir para o futuro de crianças e jovens. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.