Leia MaisDicas de São João Paulo II para rezar bem o RosárioA devoção de São João Paulo II a Nossa SenhoraO Santuário Nacional comemora, nesta terça-feira (4), 43 anos de sua sagração e da recepção do título de Basílica.
O templo, maior do mundo dedicado à Virgem Maria, teve seu altar abençoado pelo Papa João Paulo II, hoje canonizado, no dia 4 de julho de 1980, durante a primeira visita do Santo Padre ao Brasil.
Na oportunidade, o Papa também elevou a nova igreja ao título de Basílica Menor.
A cerimônia pode ser comparada à “inauguração” do templo religioso, já que por meio das orações e da unção com o óleo, o edifício passa a ser destinado exclusivamente às celebrações e rituais da Igreja.
Padre Diego Antônio da Silva, C.Ss.R., prefeito de Igreja do Santuário Nacional explicou sobre o significado e importância do Santo Padre ter consagrado e dedicado o Santuário.
“A palavra Basílica tem a origem do termo grego basiliké que significa o ‘Tribunal da Justiça’, mas os Papas ao longo da história conferem o título de Basílica a muitas igrejas que se destacam pelo trabalho de evangelização e muito mais do que causa de Justiça.
Nós compreendemos que a Basílica é a Casa da Misericórdia, é aqui que nós encontramos a misericórdia do Senhor que nos visitou, que nos preparou, que nos consagrou através da paixão, morte e ressurreição de Jesus.
Portanto, a Basílica Nacional de Aparecida é a casa de Maria, morada de Deus, lugar de encontro de irmãos e irmãs. Este Santuário é a casa do povo de Deus, aqui bate o coração católico do Brasil!”, afirmou o Sacerdote.
“Foi impressionante a entrada do Papa com a comitiva de sacerdotes e cerimoniários que o ajudaram. Havia também quatorze seminaristas que iriam cantar um dos Salmos que estavam programados na celebração. Quando ele subiu os degraus do presbitério e bateu o báculo no chão, olhou pra mim. A emoção naquele momento de sagração foi muito pessoal.”
Ao concluir a sua visita, São João Paulo II rezou:
“Nossa Senhora Aparecida, abençoai este vosso Santuário e os que nele trabalham, abençoai este povo que aqui ora e canta, abençoai todos os vossos filhos, abençoai o Brasil!”
O pontífice ofereceu ainda um presente inesperado: cinco mosaicos fabricados no Vaticano e destinados à Nova Basílica. Nele, são representados os quatro evangelistas – Mateus, Marcos, Lucas e João – e ao centro, o Cordeiro Pascal, símbolo de Cristo.
O presente papal hoje encontra-se na Capela do Santíssimo Sacramento da Basílica, como testemunha silenciosa da primeira visita de um papa ao Santuário da Padroeira.
O que é uma "Basílica Menor"
O título honorífico concedido pelo Papa João Paulo II é o mesmo concedido a outras igrejas em diversos países do mundo. Acontece sempre que os templos são considerados importantes por diversos motivos, como a veneração que lhe devotam os cristãos, a transcendência histórica e a beleza artística de sua arquitetura.
Já as Basílicas Maiores são quatro igrejas em Roma, diretamente sob a autoridade papal. Passados 43 anos daquele dia histórico, a Mãe Aparecida continua derramando bênçãos e protegendo seus filhos com seu manto sagrado.
Veja também: Dom Orlando fala sobre a visita de São João Paulo II em Aparecida
Romeiros de Caeté (MG) expressam alegria em estar no Santuário
Mais um grande testemunho de fé de devotos da Mãe Aparecida
Dia Oracional prepara nosso coração para celebrar a Mãe Aparecida
Iniciamos os nove meses de oração para que nosso coração esteja alinhado a vontade de Igreja em sermos peregrinos de esperança
A história da Torre Brasília em números
Confira detalhes do tradicional ponto de peregrinação do Santuário
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.