Neste 1º Domingo do Advento (03), o Santuário Nacional inaugurou o Presépio, localizado na Nave Norte, com uma bênção iniciando a Santa Missa das 18h.
“Aqui é Belém, aqui nasce a esperança”, introduziu Padre Heliomarcos Ferraz, C.Ss.R., administrador ecônomo do Santuário Nacional, na bênção que nos coloca na expectativa do Nascimento do Menino Jesus.
Com o convite para lembrarmos de que “Ele está no meio de nós”, o presépio este ano vive um momento especial: são 800 anos da criação da representação do momento que em Jesus veio ao mundo, feita pela inspiração de São Francisco de Assis em Greccio, na Itália.
“Ele foi muito inspirado e feliz ao ter a ideia de representar com figuras esse nascimento numa estrebaria, num lugar simples para dizer que, em meio à simplicidade, em meio ao amor, em meio à ternura, mas também nas dificuldades, a presença de Deus age”, nos conta Padre Heliomarcos em entrevista ao A12.
O missionário redentorista fez memória ao fundador da Congregação Redentorista, Santo Afonso Maria de Ligório, que via a Encarnação como um pilar de espiritualidade:
“É o doar-se de Deus, é Deus estar no meio de nós. E através da representação do Presépio a gente consegue enxergar, de forma prática e visível, esse amor de Deus ao descer, se encarnar, se colocar numa posição frágil e humana para nos ensinar e revelar esse grande amor”.
Neste domingo (3) em que se iniciou o novo Ano Litúrgico e passa a ser utilizada a nova tradução do Missal Romano, foi acesa a 1ª vela do Advento, simbolizando a esperança, que nos preenche diante do Evangelho de Marcos, em que Jesus nos convida a vigiar.
"Se estamos vigiando, não é uma vigília inerte. A vigília que Jesus nos pede é que seja constante e integral: vigiando nossos modos, a forma como relacionamos com as pessoas ao nosso redor, como professar a minha fé, como estou testemunhando o amor de Deus na minha vida e colocando em prática em comunidade", reforça Padre Heliomarcos.
No mesmo dia após a Santa Missa foi acesa a decoração de Natal no Jardim Norte do Santuário Nacional. São mais de 5 mil metros de pisca-pisca, somando um total de 57 mil luzes para enfeitar as árvores do jardim.
O Santuário também monta, tradicionalmente, uma árvore de Natal de 6 metros de altura, que será acompanhada por 50 estrelas que irão decorar o guarda-corpo do jardim, juntamente com três anjos em tamanho natural.
1/11
Dom Orlando Brandes: “o santo não tira o lugar de Deus”
Neste domingo, Dom Orlando Brandes presidiu a missa da Solenidade de Todos os Santos no Santuário Nacional, refletindo sobre as bem-aventuranças e a santidade.
Missa de Finados: “Todos nós somos romeiros da eternidade, romeiros do céu"
Em sua homilia, o bispo destacou a esperança cristã na vida eterna e a importância de boas obras, reforçando a fé de que a morte é um caminho para os braços de Deus.
Garanta o seu livro da Novena de Natal do Santuário de Aparecida
A Novena de Natal é mais uma oportunidade para rezar em família e refletir, em sintonia com o Jubileu de 2025, buscando a Esperança, a pedido do Papa Francisco.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.