O Dia Mundial da Água, em 22 de março, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos.
Atitudes precisam ser tomadas para combater sua escassez em todo o mundo, já que cerca de 2,2 bilhões de pessoas continuam sem acesso à água potável.
A água é um dos compostos mais comuns em nosso mundo. Ela é essencial para a vida em todos os níveis, desde células individuais até ecossistemas inteiros. Os seres vivos dependem da água para regular a temperatura corporal, manter a hidratação e realizar processos fisiológicos vitais para sua sobrevivência.
E também é um recurso essencial para nossa fé! Deus se serve da água, a começar pelo Batismo, o primeiro dos sacramentos, do qual é a parte integrante e indispensável. O próprio Jesus, a seu pedido, Ele foi batizado por São João Batista, ocasião em que o Divino Espírito Santo surgiu de diferentes maneiras para manifestar sua presença entre os homens. (Mt 3, 15-17)
Foi com água que Jesus Cristo, a pedido de sua Mãe, realizou o primeiro milagre, transformando-a em vinho nas bodas de Caná.
“Disse Jesus aos serventes: 'Enchei de água as talhas'. Eles as encheram até a boca. Disse-lhes então: 'Tirai agora e levai ao mestre-sala'. Eles levaram. O mestre-sala provou a água transformada em vinho, e não sabia donde viera aquele vinho, embora o soubessem os serventes que haviam tirado a água; chamou então o noivo e disse-lhe: 'Todo mundo serve primeiro o bom vinho e, quando os convidados já tiverem bebido muito, serve o vinho inferior. Tu, porém, guardaste até agora o vinho bom…'”
A Casa da Mãe Aparecida reforça o seu compromisso com o meio ambiente e com a Casa Comum: a água é bem tratada e distribuída para os devotos de Nossa Senhora, com 193 bebedouros espalhados pelo Santuário, a Estação de Tratamento de Água (ETA), os trabalhos de reuso da água no Hotel Rainha do Brasil e também na Fonte Mariah, em Taubaté (SP), onde é envasada a Água Mineral Aparecida.
“Uma dessas ações que desenvolvemos é o tratamento da água que nós captamos e depois ela é usada no Santuário, no acolhimento dos nossos devotos que vêm visitar a Casa da Mãe. Uma boa porcentagem da água que se usa no Santuário é do nosso esforço! Este bem nós recebemos de forma gratuita de Deus, mas, com responsabilidade, é administrada justamente para contribuir também com a natureza. Isso expressa que a gente leva a sério aquilo que também ensina e aquilo que prega; a Palavra que é anunciada tem que ser comprovada com gestos concretos, com ações concretas”, disse o Padre Adam Rapala, C.Ss.R., ecônomo adjunto do Santuário.
O redentorista também agradece à Família dos Devotos, que todos os meses mantém este bonito trabalho do Santuário, de preservar e de respeitar a natureza.
“Agradeço aqueles que estão nos ajudando sempre com a sua colaboração nesta família. O Santuário tem essa possibilidade de fazer iniciativas que renovam também os trabalhos e dão esta sustentabilidade e também de todos os trabalhos desenvolvidos aqui no Santuário. Então, mais uma vez, de forma muito generosa e grata, eu quero agradecer a todos da Família dos Devotos pela participação, pela partilha, também pela confiança na seriedade do trabalho que o Santuário Nacional desenvolve”.
Ao Portal A12, o sacerdote ainda ressaltou a profunda simbologia da água para nossa fé e para a missão evangelizadora em Aparecida (SP).
“A Igreja utiliza água sobretudo no Sacramento do Batismo, de forma muito expressiva, porque a água simboliza a purificação, simboliza a presença de Deus, a força do Espírito Santo na vida do cristão. Então, quando nós pedimos ou levamos água benta para a nossa casa — ou aqui no Santuário, onde, depois de cada celebração, temos aspersão com água benta e as pessoas geralmente se aproximam com tanto desejo de receber pelo menos uma gotinha de água caindo na cabeça — a água simboliza que, assim como nós precisamos tomar água para hidratar o nosso corpo, transportando ou olhando pela luz da fé, nessa água que estamos tomando, estamos tomando a própria força de Deus para a nossa vida”.
Também entrevistamos Ana Luisa Taschetto, gerente de conservação e Meio Ambiente do Santuário, que detalhou várias ações na linha da proteção e preservação da água.
“Cito aqui o reflorestamento, pois quando a água chega, ela cai no solo, e precisa ter meios desse solo absorver essa água e alimentar os lençóis freáticos que alimentam os corpos hídricos. Na nossa região, nós temos somente 24% de residuais de Mata Atlântica. O Santuário contribuiu para melhorar essa situação. Ele plantou mais de 500 mil mudas de árvores nativas. Com isso, essas árvores ajudam a absorver a água que cai e alimenta o solo, o lençol freático, enfim, traz uma série de benefícios para a manutenção da água”.
Ana Luisa também informou que, na Casa da Mãe, temos as torneiras pressurizadas, onde cientificamente é comprovado que gastam menos água. Os profissionais de limpeza usam equipamentos que usam bem menos água do que o processo manual. E neste ano, está planejada a construção da usina de triagem e compostagem de resíduos.
Preservação do Bem Comum
Outras ações são destacadas aqui como o reaproveitamento da água de chuveiros e torneiras no Hotel Rainha do Brasil.
Após utilizada uma primeira vez, ela passa por um tratamento e é reutilizada nas descargas dos apartamentos. Tudo isso graças a um maquinário alemão que, com o auxílio de três tanques de doze mil litros cada, reaproveitam em uma hora cerca de cinco mil litros de água.
As medidas também são adotadas na irrigação dos 177 mil m² de área verde do espaço. A água utilizada no local vem das chuvas e também é responsável por abastecer o lago. Um sistema de captação pluvial realiza o processo, garantindo a economia de 150 mil litros de água por mês.
Além disso, o envase da Água Mineral Aparecida é realizado na zona rural de Taubaté (SP). A Fonte Mariah é cercada pela Mata Atlântica e está a mais de 15 km da área urbana, o que garante segurança e qualidade para o produto final. Todo esse cuidado possibilitou que a Água Mineral de Aparecida fosse uma das primeiras no Brasil a receber a Certificação INMETRO, além da Certificação Internacional NSF.
A tradição dos Vicentinos em peregrinar ao Santuário de Aparecida
São mais de 50 anos de graças, superações e muita fé dos integrantes da instituição católica
Santuário Nacional recebe 5ª Romaria da Festa do Divino
Missa das 9h foi movimentada de fiéis no Santuário Nacional e contou com a participação especial da 5ª Romaria da Festa do Divino de Mogi das Cruzes (SP).
Saiba quando será a próxima Romaria do Terço das Mulheres
Em 2026, as mulheres de fé estarão reunidas novamente na Casa da Mãe!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.