A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promove a 1ª Romaria Nacional da Vida e da Família no Santuário Nacional de Aparecida.
Leia MaisConheça a bênção da Epifania para as famílias e casasPastoral Familiar lança material para encontros mensais em 2023O evento acontecerá nos dias 4 e 5 de fevereiro e tem como objetivo fortalecer as famílias e irá discutir temas sobre a vida, desde a concepção até o seu fim natural. O encontro é voltado para famílias e membros dos Movimentos Eclesiais, da Pastoral Familiar e de Instituições Pró-Vida.
As inscrições para a 1ª Romaria da Vida e da Família continuam abertas e podem ser feitas na página oficial do evento.
O assessor da Comissão Padre Crispim Guimarães, em entrevista ao A12, falou da necessidade em realizar esta primeira romaria direcionada para todas as famílias e profissionais que trabalham diretamente com as questões da vida no Santuário Nacional.
“O tema da Vida é o tema central do Evangelho (Jo 10,10). Jesus a promove, cuida e a defende: vida plena e em abundância. Não existe espaço mais adequado para a vida do que na família. Na família a vida nasce, é defendida, cuidada e se desenvolve. A 1ª Romaria vem da ideia de reforçar esse compromisso e difundi-lo para as famílias católicas e não católicas. Outro elemento importante é a realização do evento no Santuário Nacional, por tudo aquilo que ele representa, sendo a casa da Mãe, da Mãe da Vida”.
Para discutir e aprofundar estes temas, esta 1ª edição da Romaria tratará do “Início e Fim da Vida e de Políticas Públicas”, dando visibilidade através dos meios de comunicação social, em especial as novas mídias.
Palestrantes já confirmados
Falando sobre o início da vida, no evento está confirmada a participação de Maria Emília Oliveira Schpallir, especialista em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Além disso, é graduada em Teologia e membro da Comissão de Bioética da CNBB.
Sobre o fim da vida, quem irá palestrar é o Diácono João Vicente da Silva. Ele é dentista, com doutorado e mestrado em Patologia Bucal pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), além de ser professor na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas). O especialista é membro da Comissão de Bioética da CNBB e bacharel em Ciências Religiosas.
Para o programa Aparecida interessa ao Brasil da TV Aparecida, Sávio Bittencourt, que com sua esposa Bárbara Toledo integram Pastoral Familiar do Regional Leste 1, do Rio de Janeiro, falam como a Romaria é essencial para fortalecer cada família.
“As famílias precisam de cuidado e a família é o lugar do cuidado com a vida. Do início até o fim, estamos sempre velando pela vida. Mesmo as famílias machucadas, com vivência de sofrimentos, essas, sobretudo, precisam ser cuidadas. Então, essa Romaria será um lugar de cuidado com a família, lugar onde a vida se propaga e a vida é protegida”
Aqui você assiste a entrevista do casal Bárbara e Sávio para o Aparecida interessa ao Brasil
Romeiros de Caeté (MG) expressam alegria em estar no Santuário
Mais um grande testemunho de fé de devotos da Mãe Aparecida
Prepare-se espiritualmente para a Romaria do Terço dos Homens
A 17ª Romaria do Terço dos Homens será um momento de fé e devoção, confira dicas para fortalecer a caminhada espiritual.
Dia Oracional prepara nosso coração para celebrar a Mãe Aparecida
Iniciamos os nove meses de oração para que nosso coração esteja alinhado a vontade de Igreja em sermos peregrinos de esperança
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.