Nesta segunda-feira (20) é comemorado o Dia do Vigilante no Brasil, pois nesta mesma data, em 20 de junho de 1983, esta profissão foi regulamentada em 1983, quando foi aprovada a Lei 7.102, ressaltando o importante trabalho destes profissionais dedicados a promover a proteção de locais públicos e privados.
Leia Mais"Trabalhem pela paz", diz Francisco para seguranças do VaticanoComo fazer minha visita ao Santuário Nacional com segurança?E para valorizar esta função tão importante, a Santa Missa das 9h foi celebrada em Ação de Graças aos colaboradores da Guarda Patrimonial da Casa da Mãe Aparecida.
Em entrevista ao A12, o gestor da Segurança do Santuário Nacional, Bruno Azevedo, falou da felicidade pelo reconhecimento e celebração do trabalho realizado na Capital Mariana da Fé.
"É muito importante! Porque o trabalho realizado pela Vigilância hoje aqui no Santuário é fundamental, tanto na abertura, no acolhimento e na manutenção do patrimônio daqui. E esse reconhecimento é muito gratificante para nós".
Atualmente, o Santuário Nacional tem cerca de 140 Seguranças Patrimoniais, que 24 horas por dia monitora todo o complexo da Casa da Mãe e suas dependências e ainda tem na estrutura um moderno sistema de câmeras, 48 equipamentos fixos e oito móveis, com monitoramento 24 horas, interno e externo. Também possui viaturas e motocicletas que fazem rondas dia e noite, dentro dos muros da Casa da Mãe.
"Uma missão diária que temos, mas com Deus e Nossa Senhora conosco sempre as coisas no final do dia dão certo! A gente passa por vários treinamentos comportamentais, técnicos e operacionais para proporcionar aos visitantes do Santuário um melhor acolhimento e segurança", completou Bruno.
Wenderson Amaral, que há 20 anos trabalha como segurança aqui no Santuário, nos contou como é a emoção em comemorar o Dia do Vigilante com as bênçãos da Mãe Aparecida.
"Participar da Santa Missa hoje para todos nós vigilantes, não só daqui do Santuário mas de todo o Brasil é uma satisfação enorme, porque nós contribuímos também com a fé de cada pessoa que nos visita, e a gente sente o que eles sentem quando vem até aqui! Não tem como explicar, uma sensação única, que só quem tem a fé, quem tem a devoção a Nossa Senhora Aparecida, e nós os acolhemos da melhor maneira possível, dando a eles tranquilidade para o passeio e para os momentos de oração, pra gente é muito importante isso!".
1/5
O celebrante da Santa Missa, Padre Flávio de Oliveira e Souza, C.Ss.R., pediu orações para esses importantes colaboradores.
"E que a nossa Vigilância Patrimonial possa fazer o seu trabalho e lembrar aquilo que a Palavra nos diz: 'Se o Senhor não vigia a casa, em vão é o trabalho dos sentinelas (Sl 127,2). E eles estão sempre como sentinelas com Maria nossa Mãe, se colocando não somente a serviço da nossa segurança mas acolhendo e servindo aos romeiros que por aqui passam. E que Nossa Senhora os abençoem sempre a cada dia a viver a Palavra de Deus no seu trabalho!", disse o sacerdote.
Como é o trabalho do estacionamento e da segurança durante a Novena e Festa da Padroeira?
Dom Orlando Brandes: “o santo não tira o lugar de Deus”
Neste domingo, Dom Orlando Brandes presidiu a missa da Solenidade de Todos os Santos no Santuário Nacional, refletindo sobre as bem-aventuranças e a santidade.
Missa de Finados: “Todos nós somos romeiros da eternidade, romeiros do céu"
Em sua homilia, o bispo destacou a esperança cristã na vida eterna e a importância de boas obras, reforçando a fé de que a morte é um caminho para os braços de Deus.
Garanta o seu livro da Novena de Natal do Santuário de Aparecida
A Novena de Natal é mais uma oportunidade para rezar em família e refletir, em sintonia com o Jubileu de 2025, buscando a Esperança, a pedido do Papa Francisco.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.