Notícias

Conheça a simbologia da arte da Porta Santa do Santuário de Aparecida

Há nove anos a Porta Santa do Santuário Nacional era inaugurada

Escrito por Marília Ribeiro

24 ABR 2021 - 06H00 (Atualizada em 13 DEZ 2024 - 09H39)

Thiago Leon

A Porta Santa do Santuário de Aparecida foi inaugurada no dia 13 de dezembro de 2015, por ocasião do Ano Santo da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco.

A obra do artista sacro Cláudio Pastro está localizada na ala norte. A peça foi feita em bronze e trouxe as representações da Anunciação, do Bom Pastor e da parábola do Filho Pródigo.

Por meio da arte desta Porta, nós desejamos passar o espírito do Bom Pastor, que em mistério no seu desenho, indica sua singela e interna alegria do Pastor no momento de encontro da sua ovelha. Não é uma alegria falsa, mas uma alegria interna, que também é a alegria do cristão”, salientou Claudio Pastro em entrevista à Imprensa do Santuário.

Elementos na parte interna da Porta Santa

arrow_forward Lado esquerdo — representação da Lua, do Filho Pródigo e do Salmo 122

Lua 
É o reflexo de Deus em nós. Quando desesperamos, sem saída, O buscamos, desejamos voltar para Ele, nosso princípio e fim.

Filho Pródigo ou o Pai Misericordioso (Lc 15,11-32)

O filho, após esbanjar os bens paternos e levar uma vida de extravagância, arrependido, deixa esta vida (os porcos) e volta à Casa Paterna. O Pai o acolhe e o abraça com amor e alegria; está sempre pronto a recebê-lo e a devolver-lhe a dignidade de Filho.

A misericórdia de Deus-Pai é incomensurável — O Pai tem numa mão o anel da Reconciliação, da Nova Aliança, com o símbolo-letra hebraica (Sinal) do Senhor e Pai. O Filho receberá esse anel, roupa e sandálias novas como participante dos bens paternos.

Salmo 122

Expressa nossa alegria e felicidade em sermos peregrinos cada vez que voltamos ao centro da nossa fé, o Santuário, imagem da Cidade Santa, Jerusalém, nossa verdadeira morada.

“Alegrei-me quando me disseram: vamos para a casa do Senhor. Nossos pés se detêm às suas portas, Jerusalém.” (Salmo 122)

arrow_forward Lado direito — o Sol, o Bom Pastor e o Salmo 99

Sol
É uma imagem do Divino. O Senhor é o princípio de tudo. É sempre Deus que toma a iniciativa.

Jesus é o Bom Pastor
Logo depois da desobediência, do pecado, é o Senhor quem se volta e busca o homem. “Adão, Adão onde estás?” (Gn 3,9). Jesus (Deus e homem) é o Pastor que busca a ovelha perdida, é o Pastor quem se volta e nos procura lá onde os espinhos nos prendem e sufocam e nos traz para os seus cuidados. “Senhor, volta-te para mim e tende piedade de mim” (Sl 25,16)

Salmo 99
Expressa que somos propriedade do Senhor. Ele cuida de nós e, portanto, nada tememos.

“Sabei que o Senhor é Deus, Ele nos fez, a Ele pertencemos, somos o seu povo, ovelhas do seu rebanho.” (Salmo 99)

Elementos da parte externa da Porta Santa

Representação da Anunciação do Senhor à Virgem Maria (Lc 1,26-38)

Lado esquerdo — o Arcanjo Gabriel, o enviado por Deus à Virgem Maria, oferece-lhe o coração (a Misericórdia do Pai à humanidade = Jesus Cristo) anunciando-lhe que será Mãe do Salvador.

Lado direito — aparece Maria que responde: Fiat (Faça-se). Maria é a mulher vazia de si mesma chamada pelo Arcanjo Gabriel “cheia de graça”. Na realidade, Maria se deixou preencher só pela Palavra de Deus. Céu e Terra geraram Jesus, o Salvador. Assim também passamos a ser chamados Filhos de Deus, cristãos, “outros cristos”.

:: Já tinha observado todos esses detalhes? 
Comente com a gente o que achou!

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...