Leia MaisCelebração: 64 anos do primeiro atendimento aos romeiros no SantuárioAs duas principais igrejas dedicadas a Padroeira do Brasil na cidade da Mãe Aparecida são a Basílica Velha e o Santuário Nacional.
Ambas receberam o título de Basílica Menor, por concessão do Santo Padre, como reconhecimento da importância espiritual e histórica desses templos para os cristãos e para a região em que se localizam.
A primeira a receber o título foi a Basílica Histórica, em 29 de abril de 1908, por determinação do Papa Pio X. Em 5 de setembro de 1909 aconteceu a sagração solene do título, em uma celebração com o arcebispo na época, Dom Duarte Leopoldo e Silva.
Mais tarde, em 4 de julho de 1980, a nova Basílica foi consagrada pelo Papa João Paulo II, durante sua visita ao Brasil.
Como sinais visíveis desse título, as basílicas expõem de alguma forma as insígnias papais, denominadas Tintinábulo e Umbráculo*.
É o termo indicado para o guarda-chuva (ou bandeira) que geralmente possui as cores do Vaticano e o Brasão do Papa. Este objeto era usado para fornecer sombra para o Pontífice nas procissões com a sua participação. Por isso, sempre esteve presente nas basílicas papais de Roma e, também por esta razão, o guarda-chuva tornou-se um emblema para todas as basílicas do mundo.
*O umbráculo (ombrellino) é frequentemente chamado de gonfalone pelos italianos, porque geralmente é representado em um, embora este último termo seja mais associado ao estandarte.
É um estandarte com um pequeno sino. Na Idade Média, ele tinha a função de anunciar ao povo de Roma, a proximidade do Papa durante as procissões.
Na Basílica Histórica este dois símbolos estão representados no Altar Principal. Já no Santuário Nacional, estão impressos na entrada principal da Basílica, no piso próximo à Porta Santa.
.:: O que é uma “basílica”? De onde vem esta palavra?
Fonte: CDM Santuário Nacional / Pe. Luiz Cláudio Alves de Macedo
Santa Missa recorda a memória da Apresentação de Nossa Senhora
Pe. Célio Lopes celebrou a Memória da Apresentação de Nossa Senhora no Santuário Nacional, destacando a importância da participação ativa na fé e na comunidade.
Santuário Nacional celebra o dia da Consciência Negra
Celebração Eucarística na Casa da Mãe Aparecida reforça inclusão e valor dos afrodescendentes no Dia da Consciência Negra, com mensagem de amor e fraternidade.
Celebre o Dia do Músico e ajude a transformar vidas
No dia do músico, você é convidado a participar do Concerto do PEMSA e a contribuir para o futuro de crianças e jovens. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.