Neste Sábado Santo, 19 de abril, às 20h, foi realizada a Vigília Pascal no Santuário de Aparecida.
A Vigília Pascal, conhecida como a ‘Mãe de todas as Vigílias’, reacendeu a alegria nos corações dos fieis nesta noite no Santuário Nacional.
Padre Jorge Américo, C.Ss.R., prefeito de Igreja do Santuário, falou ao A12, que todos os devotos e devotas presentes na casa da Mãe, como peregrinos neste ano Jubilar, proclamaram, sobretudo, a vida que é marcada pela Esperança.
“Com a celebração de hoje proclamamos a Páscoa: a vida vence a morte. Jesus ressuscitou, venceu a morte para que nós passássemos pela morte e que pela morte nós chegássemos à vida que não tem fim, a vida que é abundante.”, afirmou.
A cerimônia, conduzida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, começou na Capela das Velas, situado na área externa da Basílica, onde foi realizada a bênção do fogo novo.
A celebração seguiu os quatro momentos significativos da liturgia da Vigília Pascal:
1. Liturgia da Luz: Marcada pela bênção do fogo novo, representando Cristo ressuscitado, a luz que dissipa as trevas do pecado. O momento culminou no canto de Proclamação da Páscoa realizado pelo diácono Pablo Vinícius, C.Ss.R.
2. Liturgia da Palavra: Com leituras que narram a ação salvadora de Deus ao longo da história, revelando Seu amor pela humanidade.
3. Liturgia Batismal: Incluiu a renovação das promessas do Batismo, símbolo da nova vida em Cristo, da qual o cristão passa a fazer parte.
4. Liturgia Eucarística: Momento em que Cristo se oferece como alimento na Eucaristia, celebrando a plenitude de sua Páscoa.
Homilia

Dom Orlando iniciou a homilia desejando Feliz Páscoa a todos os devotos presentes e àqueles que acompanhavam a celebração pelos meios de comunicação. Em seguida, explicou o significado da Páscoa: “a passagem de Jesus da morte para a ressurreição”.
O arcebispo prosseguiu afirmando que, nesta noite, recebemos muitos presentes de Páscoa de Jesus, a partir das leituras, a começar pelo túmulo vazio.
Depois, as mulheres que, com sensibilidade, chegaram antes ao túmulo. Segundo Dom Orlando, quem tem sensibilidade tem esperança e elas foram as primeiras peregrinas da ressurreição e, por isso, peregrinas da esperança.
Mais um presente foi a resposta à grande pergunta da humanidade: o que há após a morte? A Páscoa nos responde. “A única religião que acredita na ressurreição de Jesus é a religião cristã”, acrescentou o bispo.
Por fim, outro grande presente é a alegria. Por isso ouvimos, no canto inicial: “Exulte o céu, ressoe o aleluia.” Dom Orlando completou com a frase do Papa Bento XVI: “O cristianismo começa no encontro com Jesus ressuscitado.” É aí que se encontra o verdadeiro cristão, aquele que testemunha a ressurreição.
Além disso, o bispo afirmou que precisamos de outra Páscoa: a do planeta, referindo-se às leituras do Livro do Gênesis sobre a criação, que devemos cuidar com responsabilidade.
“A Páscoa do bem comum, da justiça, da paz, de sermos discípulos de Jesus ressuscitado. Ó feliz noite, ó feliz culpa, porque descobrimos a beleza, a misericórdia, a bondade infinita do nosso redentor.”, concluiu.
1/16
















Programação de Páscoa
Neste domingo (20), a programação da Páscoa do Senhor no Santuário Nacional continua com a Procissão da Ressurreição, das 6h30 às 7h30, percorrendo os pátios da Basílica. Na sequência, às 8h, será celebrada a Missa Solene de Páscoa no Altar Central.
➡️ Consulte aqui mais horários de missas na Casa da Mãe.
::. Acesse mais conteúdos sobre a Semana Santa clicando aqui.
Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Como o Terço dos Homens transformou a vida do tio Walter
Entrevistamos um homem que há 9 anos participa da Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário Nacional e teve a vida transformada pela oração.
Novena de Natal nos convida a “Acolher Jesus, o Verbo de Deus”
A Basílica Histórica se encheu de fiéis que vieram rezar a Novena de Natal, que nos prepara para acolher Jesus com esperança e fé neste tempo de Advento.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.