Ninguém nasce por acaso nem para o acaso. A todos o Pai chama, antes de tudo, a viver uma vida a mais parecida com a d’Ele: tornarmo-nos Sua imagem e semelhança como filhas e filhos. E nesse chamado primeiro, uma missão pessoal.
A vocação-missão de Moisés tornou-se Bíblia, palavra inspirada, não só para a conhecermos. Mas, a partir dela, devemos aprender a ler, interpretar e assumir a vocação-missão que Deus tem para cada um de nós: o que Ele espera de mim ao dar-me a vida?
Deus livrara Moisés do infanticídio do faraó (Ex 2,1-10). Agora o chama para a missão. Apascentando um dia o rebanho do sogro, chega ao Horeb, “a montanha de Deus”. Ali invade sua vida “o anjo de Javé numa chama de fogo, do meio de uma sarça... sem se consumir”.
Aproximando-se para entender o prodígio, “do meio da sarça”, Javé o chama: “Moisés, Moisés!” (Ex 3,1-4a). Chamar repetindo o nome de alguém, é sinal certo de vocação divina (cf. 1Sm 3,4), como a pronta resposta do vocacionado: “Eis-me aqui!” (Ex 3,4b). A seguir, Quem chama Se apresenta: “Eu sou o Deus de teu pai: o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó... “Eu vi, eu vi a miséria de meu povo no Egito e ouvi o clamor que lhe arrancam seus opressores... desci para libertá-lo das mãos dos egípcios e levá-lo daquela terra para uma terra boa e espaçosa, terra onde corre leite e mel” (v.6.7-8a).
Mas, Deus descerá mesmo e libertará através de Moisés: “o clamor dos israelitas chegou até mim e vi também a opressão com que os egípcios os oprimem. Agora, pois vai! Eu te envio ao faraó para que tires do Egito meu povo, os israelitas” (v.9-10).
Outro sinal certo de vocação: o vocacionado se sentir insuficiente para a missão: “Quem sou eu para ir ao faraó e tirar do Egito os israelitas?” (v.11). Deus, porém, garante a missão: “Eu estarei contigo, e este será para ti o sinal de que sou eu que te envio: quando tiverdes tirado o povo do Egito, adorareis a Deus nesta montanha” (v.12). E Moisés continua opondo dificuldades: e se o povo perguntar pelo nome de Deus? E Deus revela Seu nome (v.13-15).
Moisés não vai sozinho, mas com os anciãos de Israel, exigir do faraó a saída do Egito para ir adorar a Deus no deserto (v.16-18). Moisés vê dificuldade: “Eles (o povo) não acreditarão nem ouvirão minha voz porque vão dizer: ‘Javé não te apareceu’” (4,1). E Deus faz que a vara que Moisés tem na mão torne-se uma serpente e volte a ser vara; faz sua mão ficar leprosa e a seguir a cura, e finalmente lhe garante que o povo se convencerá de sua divina missão quando ele, apanhando água do rio e a derramando na terra seca, a água se torne sangue (v.2-9).
Ainda o inseguro Moisés: “perdão, Senhor, eu não tenho o dom da palavra... tenho a boca e a língua pesadas” (v.10). E Deus: “Quem deu a boca ao ser humano? E quem faz o mudo e o surdo, ou aquele que vê e o cego? Não sou eu, Javé? “Vai, pois, eu estarei com tua boca e te ensinarei o que deverás dizer” (v.11-12).
Moisés retruca: “Ah! Senhor, mandai aquele que haveis de mandar!” (v.13). Deus irrita-Se com ele e lhe dá seu irmão Aarão como porta-voz: “Tu lhe falarás e porás as palavras em sua boca, e eu estarei com tua boca e com a dele, ensinando-vos o que deveis fazer. Ele falará por ti ao povo e será tua boca, e tu serás um deus para ele. Agora toma em tua mão esta vara com a qual farás os prodígios!” (v.14-17). Que bonito, irritado com Moisés, Deus partilha com ele Sua divina força de ter palavras-de-poder!
Paulo confidenciará: o Senhor “me disse: Basta-te minha graça: pois o (meu) poder se manifesta plenamente na (tua) fraqueza” (2Co 12,9). Sentindo na pele a fragilidade, em nome de Deus, Moisés tem que convencer um povo escravo de que sua liberdade não tem preço! Com Deus, têm de lutar por ela, vencer o desânimo, jamais perder de vista a meta, a “terra boa e espaçosa, terra onde corre leite e mel”! E contassem sempre com a fidelidade de Quem os chamava e enviava, de lhes estar ao lado como ânimo e sustento!
Para refletir:
1. Há semelhanças entre a vocação-missão de Moisés e a sua vocação-missão?
2. O que Deus nos ensina com a vocação-missão de Moisés?
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.