Antes de começar a organizar o casamento, os noivos devem primeiramente marcar a data e horário da cerimônia na Igreja com no mínimo 6 (seis) meses de antecedência.
Para o agendamento é necessário que os noivos entre em contato pelo e-mail.
Também no ato do agendamento os noivos deverão realizar o pagamento da taxa. Caso optem por efetuar o pagamento via depósito bancário, é imprescindível enviar no mesmo dia o comprovante.
Segunda, Terça, Quinta e Sexta
15h15*, 17h15 e 19h30
Quarta
15h15* e 17h15
* Somente legitimação matrimonial
Períodos que NÃO realizamos casamentos:
Sábados, domingos, feriados, emenda de feriados, Novena de Nossa Senhora Aparecida (01 a 15 de outubro) e Romaria Nacional do Terço dos Homens (3º final de semana de fevereiro)
*Conferir as datas acima com a Secretaria de Pastoral, pois podem haver mudanças.
BASÍLICA HISTÓRICA
Segunda a Quinta
16h00 e 19h30
Sexta
16h00 e 20h30
Períodos que NÃO realizamos casamentos:
Sábados, domingos, feriados, emenda de feriados, Novena de São José (10 a 19 de março), Novena de Pertencostes (25 de maio a 05 de junho) e Novena de Natal (13 de dezembro a 23 de dezembro)
*Conferir as datas acima com a Secretaria de Pastoral, pois podem haver mudanças.
Esta é uma cerimônia simples. Portanto, não pode haver músicas, entradas, enfeites e filmagens de profissionais, sendo permitido apenas um fotógrafo, sem equipamentos de iluminação.
Autoriza serviços de iluminação, som, decoração e filmagem.
Não é permitido o uso de DRONE.
O processo matrimonial deverá ser feito na Paróquia da noiva ou do noivo, ao menos com 6 meses de antecedência da cerimônia do casamento, apresentando os seguintes documentos:
1. Cópia da Carteira de Identidade ou documento equivalente.
2. Certidão de Batismo atualizada, com data de emissão inferior a seis (6) meses.
3. Certificado do curso de noivos.
4. Comprovante de residência.
Obs.: O processo matrimonial deve ser entregue na Secretaria de Pastoral do Santuário Nacional, um (1) mês antes do casamento, podendo ser encaminhado via correio.
Faz-se necessário encaminhar junto com o processo matrimonial os dados de duas testemunhas que irão assinar o documento.
Nome / Estado Civil / Nacionalidade / Endereço, Nº, Bairro / Cidade / Estado / Profissão / Idade.
Os casamentos são assistidos pelos Missionários Redentoristas que trabalham na comunidade do Santuário Nacional.
A Capela de São José fica à esquerda do Altar Central, no Santuário Nacional.
A Capela de São José fica à esquerda do Altar Central, no Santuário Nacional.
Desde que haja autorização expressa do bispo, é possível o casamento de católico com outro cristão não-católico (mista religião), ou de católico com não batizado (disparidade de culto), de divorciados pela lei civil (desde que nunca tenham celebrado o Sacramento do Matrimônio), ou ainda de pessoas que obtiveram declaração de nulidade no Tribunal Eclesiástico. Nesses casos, a reserva de data somente poderá ser feita após a devida autorização do ordinário local.
Se um dos noivos tiver menos de 18 anos, deve obter consentimento formal dos pais ou responsáveis, comparecendo ao momento de abertura do processo acompanhado de um deles.
Pelo Código de Direito Canônico, o homem com menos de 16 anos completos e a mulher com menos de 14 anos não podem contrair matrimônio válido sem a dispensa do impedimento, ou seja, sem autorização expressa dos responsáveis legais.
Normalmente, como exigência canônica, a Igreja não celebra o casamento religioso sem que se realize o casamento civil. Portanto, se o casamento civil for realizado antes, os noivos deverão apresentar a certidão de casamento civil antes do dia marcado para a cerimônia religiosa.
Se o casamento civil estiver marcado para data posterior ao religioso, deverão apresentar uma declaração escrita do cartório civil competente.
Somente com a entrega da habilitação (documento expedido pelo cartório de Registro) será realizada na Igreja a Cerimônia religiosa com efeito civil. Após o casamento, a igreja entregará a ata aos noivos, que terão 90 dias para reconhecer firma.
No dia da cerimônia, é necessário que os noivos sejam pontuais. Por isso, recomenda-se informar no convite horário com 30 minutos de antecedência ao marcado na igreja.
Pede-se que o noivo chegue com 30 minutos de antecedência e a noiva chegue 10 minutos antes do horário marcado.
Obs. Caso haja atrasos, a cerimônia será abreviada ou mesmo haverá a eliminação dos cortejos de entrada.
Permitimos o máximo de 4 (quatro) cortejos:
1. Entrada do noivo com pais e padrinhos;
2. Entrada da noiva;
3. Entrada das alianças / Entrada de Nossa Senhora;
4. Saída dos recém-casados (com pais e padrinhos).
A Basílica Histórica foi oficialmente tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).
A Basílica Histórica foi oficialmente tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).
Obs.: Não é permitido jogar arroz ou pétalas nos noivos dentro da Igreja. O uso de velas Sparkles ou bolinha de sabão será permitido apenas fora da Igreja.
As músicas a serem cantadas durante a celebração do Sacramento do Matrimônio deverão seguir as normas litúrgicas. O repertório musical deverá ser apresentado à Secretaria da Igreja para a aprovação. Não será permitido o uso do órgão da igreja, bem como o espaço do coro que fica localizado no piso superior. Os instrumentos trazidos pelos músicos serão montados na parte de baixo do presbitério.
Os profissionais terão acesso ao presbitério, lembrando que o local é um espaço sagrado e, por isso, devem se comportar de maneira discreta, sem atrapalhar a celebração. Para o registro da cerimônia, não será permitido que os profissionais de fotografia e filmagem deixem tripés ou câmeras fixas no presbitério.
Após a benção final, não é permitida a permanência dos noivos no presbitério para fotos.
Os profissionais contratados deverão estar em comum acordo com o cerimonial litúrgico do Santuário Nacional.
Todos os profissionais contratados pelos noivos deverão estar em sintonia e se submeter às normas e orientações desta igreja. Seus serviços serão devidamente acompanhados e supervisionados. Pede-se, portanto, que sejam comunicados com antecedência os nomes dos profissionais que prestarão serviços na celebração.
Para melhor organização, sugerimos visita técnica uma semana de antecedência da data.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Sacramentos