O Brasil está passando por uma intensa onda de calor, com temperaturas superiores à média esperada para esta época do ano em todas as regiões. Por isso, o romeiro que visita o Santuário Nacional precisa se atentar e colocar sua saúde e bem-estar como prioridades. Só assim será possível aproveitar os passeios e as emoções de estar junto à Mãe Aparecida.
João Felipe Elache, médico e gerente do Posto Médico do Santuário Nacional, afirma que as principais queixas dos visitantes à Casa da Mãe são a hipotensão, a famosa “pressão baixa” e a gastroenterite, que causa vômitos e diarreia.
“A queda da pressão arterial acontece geralmente por permanecer longo tempo acordado nas viagens de romaria, ou por diminuição da ingesta de água, ou por não ter se alimentado de maneira adequada. Mesmo que a pessoa tenha tido os cuidados anteriores, pode acontecer devido ao longo do tempo em pé, ao calor, a ficar num local com muita aglomeração”.
Leia MaisSaiba como se cuidar nesse calor extremo que o Brasil enfrentaCalor intenso cria necessidade de cuidados especiais com a peleA enfermeira Ana D’Ávila Souza pede atenção redobrada aos idosos:
“Muitos ficam em jejum prolongado, ficam horas em pé na Igreja sem ter se alimentado adequadamente e acabam apresentando mal-estar. O importante é a pessoa conhecer e obedecer ao limite do seu corpo”.
Os sintomas de gastroenterite acontecem após a ingestão de comida estragada ou mal refrigerada. “No posto médico restabelecemos com medicação oral ou intravenosa e um repouso no local adequado”.
Em ambos os mal-estares, os romeiros se restabelecem no Posto Médico e, logo após, podem continuar a usufruir de tudo que o Santuário Nacional oferece.
O Santuário Nacional conta com 193 bebedouros espalhados por todo o complexo, para atender os devotos. Alguns deles ficam nas quatro asas do Centro de Apoio ao Romeiro:
Em 2018, a TV Aparecida mostrou o processo de cuidado e limpeza dos bebedouros de água potável no Santuário Nacional:
O Posto Médico fica no Lado Leste, perto do Campanário. O devoto pode se conduzir sozinho por meios próprios ou, caso passe mal dentro do Santuário ou nos arredores, os vigilantes e brigadistas podem colocá-lo na cadeira de rodas e conduzi-lo até o Posto Médico.
“Em outras necessidades onde o romeiro tenha se acidentado de forma mais grave ou esteja longe, como no Centro de Apoio ao Romeiro, no Centro de Eventos ou em todo o complexo do Santuário, como nos hotéis, no Morro do Cruzeiro ou na Cidade do Romeiro, as ambulâncias podem ser acionadas com qualquer colaborador, vigilante ou brigadista. A ambulância faz esse atendimento e a conduz até o posto médico do Santuário”, explica João Felipe.
Anote as orientações para visitar o Santuário Nacional com segurança:
12º retiro para empresários da ADCE aconteceu em Aparecida neste fim de semana
Neste fim de semana, o Santuário Nacional de Aparecida (SP) recebeu os participantes da 12ª edição do retiro espiritual da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), que reuniu empresários de diversas regiões do Brasil para um momento de reflexão e espiritualidade.
Romaria dos Vicentinos traz Relíquia de São Vicente de Paulo ao Santuário Nacional
Congregação da Missão de São Vicente de Paulo celebra 400 anos este ano
Em Aparecida, Diocese de Valença (RJ) celebra 100 anos
Leigos e religiosos pediram a intercessão da Mãe Aparecida pela Diocese centenária
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.
Adorei essas dicas , muitos assuntos que mostraram não sabia.Orientaçoes ótimas.É muito bom saber para que durante os passeios (se caso nos aconteça algo que foi citado nessas dicas )ficamos mais tranquilos e atendidos.