TV Aparecida

Dia da Mulher: apresentadores da TV Aparecida citam mulheres inspiradoras

Data representa conquistas, mas também pede conscientização para evitar as desigualdades

Escrito por TV Aparecida

08 MAR 2022 - 07H00 (Atualizada em 08 MAR 2022 - 08H30)

Divulgação

Nesta terça-feira (8) é celebrado o Dia Internacional da Mulher. A data é também a comemoração de conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e por diversos países.

Atualmente, o oito de março é sinônimo de conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades.

No Santuário de Aparecida, Casa da mulher referência da fé católica, alguns apresentadores e apresentadoras da TV Aparecida exaltam aquelas que são referência e inspiração em suas trajetórias.

Confira abaixo! 

Camila Morais, apresentadora do Sábado no Santuário

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Camila Morais com a sua mãe

“A mulher que, para mim, é um exemplo, é a minha mãe.

Ela foi professora a vida toda, se aposentou dando aula e eu cresci vendo nela o gosto pelos estudos, por se dedicar, pela responsabilidade. Sempre vi nela uma mulher de fibra.

Minha mãe trabalhava o dia todo e mesmo assim ela encontrava tempo para ajudar os três filhos a estudarem. Eu vejo que ela tem muita garra, muita determinação, muita responsabilidade e a vida toda atuou dentro da sala de aula.

Então, ela é uma grande mulher para mim!”


Abiane Souza, apresentadora do Santa Receita

“Todas as histórias, de todas as mulheres nos inspiram. Desde a minha mãe, que é a mulher mais inspiradora da minha vida, como várias outras que eu já tive a oportunidade de entrevistar.

Uma delas é a Maria Conceição Evaristo. Ela é mestre e doutora em Literatura. Uma mulher negra, de uma família muito pobre, com nove irmãos, a única que estudou e chegou onde chegou.

Ela lavava roupa e fazia entregas junto com a mãe, não tem vergonha das raízes e mostra que essas próprias fizeram o que é hoje. Ela é escritora, brasileira, mestre, doutora, tem muita história para contar. Um grande exemplo de mulher para nós!”

Rogerinho, apresentador do Faça Você Mesmo e do Tudo em Família

“Uma mulher que representa muito é a Cleide Toledo. É uma artesã de fibra, que faz trabalho com a palha da taboa.

A primeira matéria que eu fiz, de artesanato, foi com ela. Então, ela é uma pessoa muito especial e em todo programa que eu vou, sempre procuro contar a história dela, porque é uma grande inspiração. Uma mulher guerreira mesmo e vencedora.

Com dois filhos, o marido que fazia esse trabalho [com a palha da taboa] e a ensinou. Ela acabou ficando viúva e teve que cuidar da casa. Ela falou: ‘vou fazer o artesanato, porque é isso que ele me ensinou e vou dar continuidade no trabalho dele’.

Nessa matéria nós fomos no brejo, ela faz a colheita da taboa, com autorização devida, depois ela prepara essa taboa, faz a trança e a partir da trança, ela faz a costura e da forma a peças maravilhosas. A Cleide é uma mulher de fibra, uma mulher guerreira, talentosa e que representa mesmo toda essa mulher brasileira.”

José Eymard, apresentador do Igreja em Saída

Muitas mulheres merecem nosso carinho, nossa homenagem, por exemplo, a minha própria mãe, familiares, mas de modo especial, uma mulher que me vem ao coração e à mente é Maria Helena Chartuni, que restaurou a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Eu tive a oportunidade e entrevista-la e quando fiz, chorei e me emocionei, porque ela escreveu um livro chamado ‘A história de dois restauros’. Nele, ela diz que enquanto restaurava a imagem de Nossa Senhora Aparecida, restaurava o próprio coração, porque ficou um tempo distante de Deus e da religião.

Maria Helena é uma mulher muito humilde e com todos os dons que ela recebeu de Deus, recebeu esse presente de restaurar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Então, eu a admiro e para ela faço essa homenagem nesse dia especial.”

Dani Espíndola, apresentadora do Benção da Manhã e do Sábado com Maria

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Apresentadora e sua mãe

“A mulher que me inspira, primeiramente, é minha mãe, pela grande mulher que ela é e foi. Venceu um marido que tinha problema com alcoolismo, um filho dependente químico, situações difíceis e hoje é uma mulher maravilhosa, com um marido maravilhoso, filhos maravilhosos. [Inspira] essa garra de não desistir, de mostrar que os problemas são para a gente aprender e seguir em frente.

Também tenho como inspiração muitas mulheres e uma delas, é uma grande devota de Nossa Senhora, que eu conheci pelo Terço de Aparecida. É a Graça, que também, com três filhos, teve muitos problemas no começo da vida e logo que ela seguiu sozinha, com as crianças, aí sim decidiu estudar, e hoje é uma grande profissional.

Eu aprendo muito com a devoção dela, com esse outro olhar da fé, essa outra perspectiva desse amor à Nossa Senhora. Eu acho que a gente vem de uma geração que precisou aprender muito e avançar muito.”

Padre Jonas, apresentador do Benção da Manhã e diretor do A12

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Frater com o pai e a mãe, sua grande referência como mulher

“O exemplo de mulher para a minha vida, primeiramente, é a minha mãe. Desde a primeira experiência, de encontro materno, de carinho, afeto, partilha.

Uma mulher que é dialógica, que escuta, que me ensinou muito. Esse caminho da fraternidade e da fé claramente vem da minha mãe.

Do ponto de vista da vida de fé é Nossa Senhora Aparecida, evidentemente, por justamente me conduzir na vocação, e nesse caminho vocacional me propiciar um serviço que me leve ao encontro dos filhos Dela, meus outros irmãos.

Nossa Senhora Aparecida é aquela que reúne, aquela que nos leva para o essencial, que é Jesus, como irmãos de comunidade. São duas mulheres na minha vida que me ensinam a acrescentar o sentido da minha existência. Do ponto de vista humano e do ponto de vista da minha fé. Ambas senhoras, mulheres, que são grande inspiração de unidade e de amor para mim”.

Pe. Pedro Cunha, apresentador do Coração Restaurado

Divulgação
Divulgação
Ir. Maria de Lurdes Sávio marcou a vida do Pe. Pedro Cunha

“Para mim, uma mulher que marcou a minha vida, além da minha mãe, é claro, foi a Ir. Maria de Lourdes Sávio, uma religiosa da Congregação de São José de Chambéry, que realmente se tornou a pessoa responsável pela minha formação humana, durante os últimos 38 anos.

Então, para mim, ela é realmente uma mulher extraordinária, este ano completando 99 anos e ainda dando seus cursos, fazendo acompanhamentos e levando a diante a vida.

Para mim, esta é uma mulher extraordinária.”

local_florist Desejamos a todas um Feliz Dia da Mulher!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em TV Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...