Neste dia 23 de dezembro, para recordar a data de falecimento do 3º arcebispo de Aparecida, reveja o especial do Arquivo A, sobre a história e legado do Dom Aloísio Lorscheider, OFM.
O documentário foi produzido em em 2018, por ocasião do translado dos restos mortais de Dom Aloísio Lorscheider ao Santuário Nacional. Para esta produção, a equipe da TV Aparecida percorreu os lugares por onde ele mais atuou em Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE) e Aparecida (SP) para mostrar o legado que o Frade Franciscano deixou, tanto para a Igreja quanto para a sociedade.
Em dez dias de produção, a produtora Ana Neri, o cinegrafista Fernando Marinho e a repórter Camila Morais foram em busca de histórias e relatos - contados por leigos, bispos eméritos, padres e pessoas que acompanharam seu trabalho - para retratar a luta de Dom Aloísio pela igualdade social e o trabalho pastoral, no Ceará e em Aparecida (SP). O religioso se destacou também na criação de um Centro de Defesa da Vida, em pastorais sociais e pela luta por demarcação de terras indígenas no Ceará.
Além disso, o programa abordou também o episódio em que Dom Aloísio foi sequestrado durante uma visita a um presídio em Fortaleza (CE) e as conquistas que alcançou junto à Pastoral Carcerária.
O Arquivo A - Especial Dom Aloísio mostrou ainda o legado que o Frade deixou para Arquidiocese de Aparecida - principalmente para o Santuário Nacional, com a criação do Centro de Apoio ao Romeiro e a Família Campanha dos Devotos. A reportagem destacou que, mesmo sendo um cardeal com diversos títulos e influência com autoridades, Dom Aloísio era muito humilde e simples e tinha um amor muito grande pelos mais pobres.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.