Queridos devotos da Mãe Aparecida!
Como foram bonitas as comemorações dos 25 anos da Família dos Devotos durante a nossa Romaria, realizada no mês passado. Seja para os que conseguiram participar presencialmente, seja para os que acompanharam pela Rede Aparecida de Comunicação, foram momentos emocionantes de oração e de agradecimento pelas inúmeras conquistas alcançadas.
E o presente que a Família dos Devotos ofereceu à Mãe Aparecida nessa ocasião foi justamente a revitalização do local onde sua pequenina imagem apareceu aos três humildes pescadores com a Capela da Pesca Milagrosa, um espaço de oração que está sendo muito apreciado pelos romeiros que visitam o Porto Itaguaçu.
Os artistas e os mosaicos para a Fachada Leste
Na continuidade dos trabalhos de revestimento das fachadas do Santuário, recentemente estivemos visitando o Ateliê de Mosaicos Amazônia e Comunhão (Amacom), na cidade de Castanhal, Estado do Pará. Devido às dimensões da Basílica de Aparecida, o trabalho de revestimento das fachadas com mosaicos envolve artistas de diversos lugares do mundo, entre eles os mosaicistas da Amacom, que foram convidados para colaborar na realização deste grande desafio.
O ateliê da Amacom pertence à Diocese de Castanhal, para a qual já realizou diversos trabalhos, inclusive dentro de sua própria Catedral, que é reconhecida por seus bonitos mosaicos e é dedicada a Santa Maria, Mãe de Deus.
Pouco antes de chegarmos a Castanhal, fizemos uma rápida visita à Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do estado do Pará, para confiar nossa viagem à Virgem Maria e rezar pelo povo que vive na região norte do Brasil.
Em Castanhal, fomos carinhosamente recebidos pelo bispo local, Dom Carlo Verzeletti, e pela equipe da Amacom, na pessoa de seu coordenador, Erasmo de Abreu.
Tivemos a oportunidade de permanecer um dia inteiro no ateliê, vendo e participando das atividades dos artistas, que começam cada novo dia de trabalho com uma oração na Capela da cripta da Catedral de Castanhal, que fica bem ao lado do ateliê. Nesse momento de oração eles costumam rezar e meditar sobre o tema que irão trabalhar nos mosaicos durante o dia.
Logo, bem cedo, celebramos com eles a Eucaristia e, ao final da Missa, lhes presenteamos com a entronização da Capelinha Missionária do projeto Aparecida pelo Brasil. Foi um momento de grande alegria para os artistas, que se sentiram muito felizes por aquela visita: Aquela para a qual estavam dedicando seu trabalho, vinha agora para estar com eles e abençoá-los. A Capelinha permanecerá com eles até o próximo mês, quando todos virão a Aparecida para se juntar às outras equipes do Centro Aletti e trabalharem juntos na colocação dos mosaicos da Fachada Leste.
A obra e sua missão
No período em que estivemos com os artistas da Amacom, eles estavam justamente preparando algumas partes dos mosaicos que serão colocados na Fachada Leste do Santuário de Aparecida, que terão como tema a criação do mundo e outras passagens do primeiro livro da Bíblia, o Gênesis.
Elementos como figuras humanas e outros detalhes mais complexos dos mosaicos precisam ser trabalhados separadamente, pedrinha por pedrinha, em encaixes precisos, cortadas e polidas com ferramentas apropriadas nas bancadas que ficam dentro do ateliê.
Quando estiverem prontos serão transportados em caminhões até Aparecida, que está a mais de 3 mil quilômetros de Castanhal. Todo o trabalho é realizado com a supervisão do Centro Aletti, que também acompanha a execução de outras partes dos mosaicos em seu próprio ateliê, em Roma, na Itália.
Foi muito bom estar com jovens artistas da Amacom, e nos fazermos peregrinos para conhecer de perto o trabalho evangelizador que realizam com tanto esmero por meio da arte sacra.
Agora, quando alcançarmos ver prontos os mosaicos da Fachada Leste, todos nós, os devotos da Mãe Aparecida, nos lembraremos do quão desafiador, mas também belo e evangelizador, é todo o processo de construção dos mosaicos.
O boulevard oeste
Além das obras da Fachada Leste, também estão adiantados os trabalhos de pavimentação e calçamento da área próxima à Capela da Ressureição, no lado ocidental da Colunata, o chamado Boulevard Oeste.
Além de melhorias nas áreas destinadas à circulação de pedestres e implantação de abrigos para as cadeiras de rodas disponibilizadas para uso dos cadeirantes, no mesmo local também está sendo construído, ao lado do marco da Conferência dos Bispos da América Latina e Caribe, realizada em 2007, um mosaico com a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe: esta será uma homenagem à Padroeira dos povos de toda a América, a virgem Mãe Morena.
É graças à sua participação e à doação que você, membro da Família dos Devotos realiza todos os meses, que é possível a realização de todos esses bonitos projetos. Continue colaborando por meio do boleto ou pelo código PIX que segue junto dele, e que você encontra também no seu cartão do devoto. Que sejam abundantes as bênçãos e a proteção da Senhora Aparecida em sua vida. Até o próximo mês.
remove_red_eye Faça parte desta grande obra de evangelização que mantém a estrutura e o acolhimento dos romeiros no Santuário Nacional, a Rede Aparecida de Comunicação e as mais diversas obras sociais, acessando a página especial da Família dos Devotos.
Fiéis poderão participar de celebrações do Jubileu da Esperança
Expectativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é que temática do Ano Jubilar seja vivida por paróquias e dioceses do país.
Movimento do Terço dos Homens procura mais fiéis no interior de Minas Gerais
Coordenador de grupo dá detalhes sobre reuniões e propagação da devoção em cidade sul-mineira
Fachadas em mosaicos nos levam para dentro do Santuário
As Fachadas preparam o romeiro a entrar no Santuário e aí viver o que viu nas Fachadas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.