Por Victor Hugo Barros Em Revista de Aparecida Atualizada em 01 NOV 2023 - 11H40

O primeiro Santuário da Senhora Aparecida

“A princípio foi um surgimento das águas, o envolvimento em panos (...) A seguir, o Santuário das nossas orações, dores e esperanças” (A Seta, Dom Antônio Alves de Siqueira, 1954)

Centro de Documentação e Memória (CDM) - Santuário Nacional
Centro de Documentação e Memória (CDM) - Santuário Nacional
Primeira foto da Basílica Histórica, na época ainda "Capella d'Apparecida", em 1876

Foi por meio de uma Provisão Eclesiástica que, em 28 de novembro de 1893, o então bispo de São Paulo, Dom Lino Deodato de Carvalho, deu à Capela de Aparecida o título de Santuário Episcopal. O primeiro volume do Livro do Tombo da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida registra, na sua segunda folha, o decreto de Dom Lino: “Querendo nós manifestar nossa devoção e amor ao ditoso Santuário e esperanças que nutrimos em Maria Imaculada, sua Padroeira, havemos por bem conceder, ao referido Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o título de Episcopal Santuário.

O reconhecimento veio apenas cinco anos depois da inauguração do novo templo – que ocorreu em 1888. Junto com ele, além da graça especial do Santuário, Dom Lino também criou, por meio do mesmo decreto, a Paróquia de Aparecida – inicialmente como “Curato” – separando-a da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá. Como primeiro pároco, nomeou o padre Claro Monteiro do Amaral, que zelosamente cuidou do Santuário até a chegada dos Missionários Redentoristas, que em 23 de janeiro de 1895 assumiram o paroquiato e a direção do Santuário.

Mas o que significa o título de Santuário? “Sob o nome de Santuário entende-se a igreja ou outro lugar sagrado, onde os fiéis, em grande número, por algum motivo especial de piedade, fazem peregrinações” (CDC, 1230).

“Os santuários permanecem até aos nossos dias em todas as partes do mundo como sinal peculiar da fé simples e humilde dos crentes, que encontram nestes lugares sagrados a dimensão basilar da sua existência que acredita” (Sanctuarium in Ecclesia, 2). Assim também acontece com o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, pois como já em 1954 afirmava Dom Antônio Alves de Siqueira, “continuará a Virgem Aparecida a atrair ao seu Santuário os filhos da Terra de Santa Cruz”. De fato, a Virgem Santa continua atraindo até hoje seus devotos, conduzindo-os a seu Filho bendito, Jesus Cristo, nosso Santíssimo Redentor.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...