Notícias

Confira como foram as festividades do aniversário de 25 anos da Família dos Devotos

Escrito por Família dos Devotos

15 JUL 2024 - 16H34 (Atualizada em 16 JUL 2024 - 08H33)

Thiago Leon

Os últimos dias foram de muita festa e gratidão na Casa da Mãe Aparecida. Com muita alegria, celebramos 25 anos de bênçãos e realizações da Família dos Devotos, a família de Nossa Senhora.

Entre os dias 6 e 14 de julho, nossa Tenda Especial no Santuário Nacional se transformou em um vibrante espaço de encontro, oração e alegria. Com uma extensa programação pensada com muito carinho para os visitantes, o espaço recebeu apresentações da Turma dos Devotos Mirins e Jovens de Maria, e contou com rodas de conversas que relembraram a história da Família dos Devotos, além da transmissão de programas da Rádio e TV Aparecida.

No dia 11 de julho, uma cápsula do tempo foi depositada próxima à Capela da Pesca Milagrosa, no Porto Itaguaçu, local onde a pequenina imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1717. No interior da cápsula foram colocadas as publicações de julho da Família dos Devotos, fotos do Papa Francisco, de Dom Orlando Brandes, dos Missionários Redentoristas, das Fachadas Norte e Sul do Santuário Nacional e outras imagens que recordam o ano de 2024, com datas relevantes para a Congregação do Santíssimo Redentor e para o Santuário Nacional de Aparecida.

Entre os dias 12 e 14 de julho, realizamos a 15ª Romaria da Família dos Devotos, um marco na história da nossa família. Foram dias inesquecíveis, repletos de momentos emocionantes que ficarão para sempre guardados na memória.

A celebração eucarística das 9h, presidida pelo Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., reitor do Santuário Nacional, deu início às festividades litúrgicas da romaria. Junto com a pequenina imagem da Senhora Aparecida, 12 Capelinhas Missionárias do Projeto Aparecida pelo Brasil foram trazidas pelos colaboradores do Santuário Nacional e colocadas no Altar Central da Casa da Mãe.

Um dos detalhes que mais chamaram a atenção foi o manto especial com o qual a imagem de Nossa Senhora estava vestida. A peça, pensada exclusivamente para celebrar os 25 anos da Família dos Devotos, foi bordada à mão pelas irmãs do Carmelo de Santa Teresinha do Menino Jesus, de Aparecida (SP), que também são as responsáveis pelo bordado do manto utilizado no dia 12 de outubro, na festa de Nossa Senhora Aparecida.

No final do dia, entregamos mais um presente para Nossa Senhora Aparecida: a revitalização do Porto Itaguaçu e da Capela da Pesca Milagrosa, resgatando o início da história de amor e devoção à Rainha e Padroeira do Brasil. Ao longo dos anos, esse espaço foi tomando forma para que os devotos pudessem visitar e conhecer onde aconteceu o milagre das águas. Porém, com o passar do tempo, a revitalização do Porto Itaguaçu passou a ser uma necessidade, um sonho antigo do Santuário Nacional, que somente agora pôde se tornar realidade graças ao apoio dos participantes da Família dos Devotos.

No sábado (13), a Missa de Ação de Graças foi presidida pelo administrador-ecônomo do Santuário Nacional, Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R., que destacou o compromisso da Família dos Devotos com a Palavra de Deus: “Assim como Maria, a Família dos Devotos está comprometida com a Palavra de Deus, que nos move a realizar essas obras tão bonitas aqui no Santuário Nacional, que enchem o nosso coração de alegria e tornam esse santuário um local de acolhimento e oração, revelando as maravilhas e a bondade de Deus conosco.”

Logo após a Missa de Ação de Graças pelo aniversário de 25 anos da Família dos Devotos, aconteceu o tradicional Encontro dos Representantes no Auditório Noé Sotillo, no subsolo do Santuário Nacional. O momento contou com a presença de mais de 250 representantes, que puderam conversar com o reitor e os administradores da Casa da Mãe Aparecida. Ao final do encontro, uma apresentação do PEMSA (Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida) e o envio missionário de 25 capelinhas do projeto Aparecida pelo Brasil emocionaram todos que estavam presentes. 

Os representantes receberam um presente muito especial: uma visita à Capela Reservada, local que abriga a imagem da Rainha e Padroeira do Brasil. Em pequenos grupos e acompanhados por colaboradores do Santuário Nacional, eles tiveram a oportunidade de conhecer o espaço, que fica localizado atrás do nicho de Nossa Senhora Aparecida.

A celebração eucarística do meio-dia celebrou as obras e projetos sociais mantidos pelo Santuário Nacional graças à generosidade e fidelidade da Família dos Devotos, e contou com a presença de diversos usuários dos projetos Mãos na Massa, Trilhas do Viver, Acolher Bem, Colinho de Mãe e Esteio de Luz. O coral do PEMSA, formado por crianças e jovens que frequentam o Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida, também participou da Santa Missa.

Logo em seguida, às 14h, os devotos de Nossa Senhora se reuniram ao redor do Altar Central para a Hora Mariana e a Consagração Solene. O momento foi presidido pelo reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., que relembrou a missão da Família dos Devotos de cuidar da Casa da Mãe e construir gente.

No início da noite, rendemos graças a Deus pela vida e missão dos representantes da Família dos Devotos, que com muito carinho e disponibilidade aceitaram o chamado de evangelizar junto com o Santuário Nacional. A celebração eucarística foi presidida pelo Missionário Redentorista, Pe. Mauro Vilela, Diretor de Produção da Rede Aparecida de Comunicação.

As Capelinhas Missionárias, que fazem parte do projeto Aparecida pelo Brasil, foram levadas até o Altar da Casa da Mãe Aparecida por Representantes da Família dos Devotos, seguidas do andor com a imagem de Nossa Senhora. Durante sua reflexão, Pe. Mauro agradeceu o trabalho dos Representantes: “Nesta eucaristia, queremos agradecer e louvar a Deus pelos representantes da nossa querida família, que se colocam a serviço, como Maria foi um dia à casa de sua prima Isabel. Damos graças a Deus por termos vocês, representantes da Família dos Devotos, que têm coragem de pegar a capelinha missionária aqui no Santuário e sair em missão. Levar Nossa Senhora para que as pessoas possam se aproximar da devoção a Maria e de seu Filho Jesus.”

No domingo, encerramos a 15ª Romaria da Família dos Devotos com a Missa de Envio, presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, que após a Consagração a Nossa Senhora, realizou o envio missionário da Família dos Devotos: “Pai amado, enviaste vosso Filho Jesus missionário, enviaste o Espírito Santo missionário, enviaste com Jesus hoje os 12 apóstolos missionários. Com gratidão e com admiração, pela fé que se manifesta no amor da Família dos Devotos, envio a cada um de vocês para suas famílias, para suas paróquias, para suas dioceses, para os seus trabalhos. Que sejamos sempre abençoados. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”

Construímos uma linda história até aqui e queremos que ainda mais corações sejam transformados pela Palavra de Deus, e que mais devotos se sintam convidados a se juntar a nós nessa grande missão de cuidar da Casa da Mãe Aparecida e construir gente.

Se você ainda não faz parte da Família dos Devotos, ainda há tempo de se juntar a nós e ajudar a manter a Casa da Mãe sempre acolhedora. Venha fazer parte desta linda missão de amor e fé, contribuindo para que mais corações possam sentir a presença consoladora de Nossa Senhora Aparecida. Juntos, podemos continuar construindo um legado de devoção e esperança que ficará para sempre na história.

Quero ajudar a Casa da Mãe Aparecida!

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Família dos Devotos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...