A Igreja Católica se prepara para a COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada de 10 a 21 de novembro deste ano, em Belém, capital do estado do Pará.
A Conferência é considerada como um fórum de negociações climáticas, cujos principais objetivos são: o debate sobre medidas para a diminuição a emissão de gases do efeito estufa; o encontro de soluções para problemas ambientais que afetam o planeta; a avaliação do progresso na implementação da convenção e o estabelecimento de negociações que definam medidas para conter a crise climática em escala global.
Leia MaisO que é a COP 30? Aprenda com a cartilha da REPAM Igreja no Brasil se mobiliza para a COP 30: Cuidado com a Casa Comum em pautaBispos falam sobre a Conferência Eclesial da Amazônia e a COP 30Apesar do evento estar agendado para o mês de novembro, a pauta da COP já gera repercussão nos países e no segmento Católico. Em fevereiro, por exemplo, as presidências da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e da Rede Eclesial para a América Latina e o Caribe (SELACC) se reuniram em Brasília (DF), para um processo de organização para a COP 30.
Um dos desafios do Brasil na luta contra as mudanças climáticas é harmonizar desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente. No Brasil, um dos tópicos que chama mais atenção nas discussões é a Amazônia, que deve possuir metas de redução de emissões e financiamento climático.
A Igreja se conecta aos temas ambientais há muitos anos, como, em Campanhas da Fraternidade que trazem muitas vezes temas ligados ao meio ambiente, como, neste ano de 2025, que está abordando o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, inspirada também na COP30.
Dentre os principais desafios do país nesse importante encontro, têm destaque:
Desmatamento e Queimadas;
Agropecuária Sustentável;
Transição Energética;
Justiça Climática;
Participação Indígena;
e Concretização de Acordos.
.:: Mudança climática: A hora de agir é agora!
Fonte: Nações Unidas no Brasil e Vatican News
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Qual a relação entre Igreja e o Sacro Império Romano-Germânico ?
A formação do Sacro Império Romano-Germânico revela a aliança entre poder religioso e político na Idade Média, tensões internas e impactos duradouros na Europa
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.