O Papa Francisco recentemente dirigiu palavras importantes aos comunicadores no Vaticano. Porém, o recado vai além das paredes da Santa Sé e não se limita apenas a jornalistas, pois todos nós somos chamados a “levar Cristo ao coração do mundo e levar o mundo ao Coração de Cristo”.
Isso significa evangelizar em cada espaço onde estivermos, testemunhando o amor de Cristo por cada um de nós, não apenas em palavras, mas, sobretudo, em nossas ações diárias. Para muitos, essa missão pode começar em casa, no trabalho e nas relações familiares e de amizade.
Um meio eficaz para viver essa missão é participando de grupos missionários ou pastorais, ou até mesmo oferecendo nosso tempo em atividades de voluntariado, ajudando onde for possível.
O Papa nos recorda que comunicar o bem e a compaixão deve estar em nosso jeito de ser e viver, e que “falar de coração a coração” é a forma mais verdadeira de sermos missionários no mundo atual.
Maria.Ratta/shutterstock
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma fonte de força e graça para todos que desejam viver essa missão de forma profunda.
Uma prática simples, como participar da Santa Missa nas primeiras sexta-feiras de cada mês, pode ser um grande passo para fortalecer nossa fé e nosso compromisso com o amor ao próximo, seguindo o exemplo de Jesus. A devoção ao Coração de Jesus nos recorda da importância de termos um coração acolhedor e compassivo, que se deixa tocar pelas dores do outro.
Para os jornalistas, o chamado do Papa também é especial: falar a verdade e construir pontes, sem inflamar discórdias nem alimentar fake news. Todos, em nosso próprio círculo, podemos ser defensores da verdade, promovendo a paz e evitando espalhar informações que causem confusão ou desunião.
Seja nos pequenos gestos ou nas grandes ações, o mais importante é testemunharmos com nossa vida e sermos, cada um de nós, propagadores da Palavra de Deus. Que cada coração tocado pelo amor de Cristo seja um instrumento de esperança e fé para o mundo.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.