A abertura das festividades do nascimento de Cristo na Basílica de São Francisco em Assis será realizada nesta sexta-feira (8), também para celebrar os 800 anos da criação do presépio, feito por São Francisco de Assis em Greccio, na Itália.
Leia MaisSão Francisco: O aventureiro da paz, um chamado para a harmonia com a natureza Santuário São Francisco de Assis é elevado a Basílica menorNa programação o Cardeal Arthur Roche, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, presidirá a Santa Missa na igreja inferior da Basílica, e na sequência, acontece a tradicional iluminação da árvore de Natal e uma projeção em vídeo na fachada da igreja superior, além da bênção e a inauguração do presépio de areia.
Para encerrar o primeiro dia de celebrações, haverá o concerto Harmonias da Paz de Assis, com canções tradicionais de Natal em órgão e voz, conduzido por frei Gennaro Becchimanzi.
A força da paz
"Neste Natal, marcado pela violência em nossas cidades, no coração de nossas famílias e em nossos relacionamentos afetivos, e pelas guerras que destroem a vida e os sonhos de gerações inteiras em todo o mundo, nós, frades do Sacro Convento, queremos compartilhar mais uma vez a força mansa e frágil do Natal: aqueles que aceitam o desafio de se descobrirem amados e de amar tornam-se construtores de paz", disse o Frei Marco Moroni.
O religioso ainda completou que o Natal é a celebração do encontro por excelência.
"Falando a respeito disso, Jesus disse que eles serão chamados filhos de Deus. São Francisco é o testemunho concreto, histórico e ainda extremamente relevante de que esse caminho é possível e, por isso, é um dever: que haja realmente Natal, que as armas se calem e que homens e mulheres voltem a falar, a buscar e encontrar soluções justas e compartilhadas".
O presépio de areia
Na praça inferior da Basílica de Assis foi construído um presépio do projeto Jesolo Sand Nativity, este ano dedicado à vida do Santo de Assis, uma fonte de inspiração na arte dos encontros. O trabalho retrata a Sagrada Família, com os Reis Magos e os pastores, além de São Francisco segurando o menino Jesus em seus braços. O presépio ficará em exposição na praça até 7 de janeiro. Uma iniciativa de solidariedade também está associada a esse projeto: as ofertas coletadas com o Sand Nativity em Jesolo e Assis contribuirão para ajudar médicos e enfermeiros do Centro Médico São Maximiliano Kolbe da diocese de Koudougou, em Burkina Faso, o único no departamento, que atende 120 mil pessoas, muitas delas em estado grave.
Fraternidade e perdão
"Que seja um Natal sem o barulho das armas, que seja um Natal ao lado dos fracos e dos pobres. De Assis, uma cidade que é uma mensagem dos valores de São Francisco, da coragem da fraternidade, queremos mais uma vez lançar um apelo contra todas as guerras, e o lançamos na perspectiva de importantes celebrações, como as dos centenários franciscanos", disse a Prefeita de Assis, Stefania Proietti.
De 8 de dezembro de 2023 a 2 de fevereiro de 2024, festa da Apresentação no Templo de Nosso Senhor Jesus Cristo, por concessão da Penitenciária Apostólica e no contexto do aniversário do Natal em Greccio, será possível receber uma indulgência plenária nas condições habituais, dirigindo-se a uma igreja confiada aos franciscanos.
.:: Nos 800 anos da Regra, Papa envia mensagem aos Franciscanos
Fonte: Vatican News
Por que é fundamental viver a fé em comunidade?
No Jubileu da Esperança, os cristãos são chamados a fortalecer sua fé e viver o Evangelho. E a Liturgia deste mês nos convida a ser Peregrinos de Esperança.
Jubileu das Comunicações: exposição pede esperança por meio da informação
Evento faz parte do Jubileu do Mundo das Comunicações, que inicia dia 24 de janeiro.
O que a Igreja Católica diz sobre casamento misto?
Igreja Católica reconhece casamentos mistos e valoriza o compromisso com a fé católica na educação dos filhos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.