Busque por:
São Beda nasceu no ano 672, no Reino Unido, e morreu no dia 25 de maio de 735. É padroeiro dos historiadores e foi nomeado Doutor da Igreja pelo papa Leão XIII em 1899, por causa de sua importante contribuição teológica.
O lema do Papa Francisco "Miserando atque eligendo", reproduzido no brasão pontifício, foi extraído da Homilia 21 de Beda, sobre o episódio evangélico da vocação de São Mateus: “Vidit ergo Iesus publicanum et quia miserando atque eligendo vidit, ait illi Sequere me” (“Viu Jesus um publicado e, como o olhou com sentimento de amor e o escolheu, disse-lhe: Segue-me”).
Beda entrou para o Mosteiro de São Pedro e São Paulo aos sete anos. Seu Orientador espiritual e educacional foi São Bento Biscop, que ficou impressionado com os dons e inteligência de Beda, ele gostava de cantar, rezar na igreja e dedicar-se aos estudos.
Aos 19 anos tornou-se diácono e aos trinta sacerdote. Beda dedicou-se ao estudo das Sagradas Escrituras e escreveu sessenta obras sobre teologia, filosofia, cronologia, aritmética, gramática, astronomia, música e até medicina. Seus únicos interesses eram aprender, ensinar e escrever sempre.
Ele tinha uma formação ampla e surpreendente, lia em grego e hebraico, recorrendo a Cícero, Virgílio, Lucrécio, Ovídio, Terêncio e, em particular, aos Padres da Igreja, sobretudo para seus estudos bíblicos. Desta forma, em suas lições transbordam sua sabedoria e teologia, foi o primeiro a narrar os anos, divididos em "antes de Cristo" e "depois de Cristo".
"O Cálculo, por ele cientificamente elaborado, para estabelecer a data exata da celebração da Páscoa e, portanto, todo o Ciclo do ano Litúrgico, tornou-se o texto de referência para toda a Igreja Católica" (Bento XVI, audiência geral de 18 de fevereiro de 2009). São Beda inventou as anotações e rodapés.
Sua didática era interdisciplinar, o que o levava aprofundar os Textos Sagrados. Formou várias gerações de monges, que, atraídos pela linguagem simples, encantadora e acessível, eram dirigidos, por meio dessas matérias, para os ensinamentos de Deus.
Ainda em vida, era chamado de “venerável Beda”, ou “Beda, o Venerável”.
Reflexão:
O educador seja ele professor, família ou qualquer pessoa que tenha sob sua responsabilidade seres humanos, poderia usar como meta de vida os ensinamentos de São Beda: transmitir o que sabe, agir de acordo com o que pensa e ensina e ter humildade para dizer que desconhece certos assuntos, procurando respostas para tal. “Há três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina, e não perguntar o que se ignora”. (São Beda)
Oração:
Senhor nosso Deus, que iluminais a vossa Igreja, com a sabedoria do presbítero São Beda, concedei aos vossos fiéis a luz dos seus ensinamentos e o auxílio dos seus méritos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: