Leia MaisÉ pecado ficar muito tempo no celular?É pecado ficar inadimplente? Como lidar com nossas finanças?“O pecado é uma falta contra a razão, a verdade, a recta consciência. É uma falha contra o verdadeiro amor para com Deus e para com o próximo, por causa dum apego perverso a certos bens. Fere a natureza do homem e atenta contra a solidariedade humana. Foi definido como «uma palavra, um acto ou um desejo contrários à Lei eterna»” – (Catecismo da Igreja Católica 1849).
Nesta vida terrena podemos nos deparar com diferentes pecados pelo caminho e, em alguns momentos, podemos não ter clareza se aquela ação é errada perante Deus e o porquê de ser um pecado.
Pensando nisso, separamos algumas dúvidas sobre pecados, para esclarecer de vez estas questões. Confira abaixo.
Acreditar em horóscopo, signos e amuletos
Os verdadeiros cristãos não devem acreditar nestas questões, pois não traduzem o que verdadeiramente acreditamos: em Deus e em Sua vontade.
Entenda de forma mais aprofundada aqui
De forma simples, se tatuar não é pecado, mas tudo depende. Isso porque, como em todas as nossas atitudes, existem suas motivações.
É importante entender e pensar o motivo pelo qual estamos fazendo a tatuagem, o que ela representa e se isto faz parte de um vício.
Na Igreja Católica, é considerado inaceitável e imoral quando tais cirurgias são feitas para além de questões de saúde.
Isto porque o matrimônio tem como uma de suas finalidades a geração de frutos, os filhos.
Acreditar em espíritos
De acordo com a Doutrina da Igreja, é pecado invocar os mortos. Entretanto, o assunto é bem mais complexo e extenso do que se imagina.
Por isso, indicamos o artigo “É pecado acreditar em espíritos de pessoas falecidas?” para tirar suas dúvidas.
Namorar alguém de outra religião
É aconselhável nos envolvermos com alguém da mesma religião que a nossa. Por ser algo tão presente em nossa vida, que molda todas as nossas ações e pensamentos, isto pode se tornar um problema para o casal.
Entretanto, não é pecado.
Ouvir música que não seja religiosa
É preciso cuidado. Não é pecado ouvir música secular, mas algumas retratam ações que fogem do que acreditamos ser o certo.
Por isso, ouvi-lás pode fazer algum mal em nossa vida, como refletir em nossas atitudes.
Relação sexual antes do casamento
"A sexualidade está ordenada para o amor conjugal entre um homem e uma mulher. No casamento a intimidade corporal dos esposos se tornam então um sinal e um penhor de comunhão espiritual" - (Catecismo da Igreja Católica P. 2360).
O Catecismo da Igreja Católica nos mostra a relevância da intimidade no casamento, por não ser apenas um ato carnal, mas espiritual. Por isso, é, sim, pecado a relação antes do matrimônio.
Ainda tem dúvidas? Aqui, em nosso canal do YouTube, você encontra outros conteúdos!
É possível viver em um mundo sem guerras?
Como promover a paz em tempos tão difíceis e conflituosos?
Amor ao próximo: dicas para transformar a convivência com os vizinhos
Conviver com os vizinhos é uma oportunidade de viver o Evangelho, praticando amor, paciência, perdão e solidariedade diariamente.
Papa pede respeito e admiração às mães durante oração do Angelus
No Angelus deste domingo, Francisco destaca beleza da maternidade, convoca fiéis a celebrarem a vida e enfatiza que “nenhuma criança é um erro”.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.